Opinião > Lava Jato muda a Justiça e a advocacia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ RUIVO FILHO

    Certamente que a Operação Lava Jato que combate a corrupção na Petrobrás, inclusive com ramificações para outras empresas estatais e órgãos públicos, porque mudará os rumos da Justiça e do exercício da Advocacia, apesar nesta ainda existir muitos chicaneiros. Da mesma forma surtirá efeitos positivos na Sociedade na hora de escolher seus representantes para o Executivo e para o Legislativo devido ao panorama político atual, diga-se vergonhoso para a Nação ou estou enganado?

    Responda
  2. abf

    Por gostar da mensagem, torço para que seja uma tendência sem volta. A depuração política por uma nova geração sem comprometimento e bem formada.

    Responda
  3. PASSOS

    O professor comete na minha visão grave erro de análise. A imprensa dita livre que de livre não tem nada, manipula a opinião pública, que por sua vez pressiona os "jovens juízes, procuradores, delegados", que por sua vez usam a própria mídia (televisão, jornais, internet,) e por sua vez, utilizando a força das imagens cometem atos ilícitos, na visão do próprio Teori Zavascki que recentemente declarou:a lava jato praticou atos "mediavalescos". Acho que o Professor precisa voltar para Harvard.

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Passos, tudo bem? É sabido que a Democracia compõe-se de três Poderes, independentes e harmônicos entre sí e que a Liberdade de Imprensa e de Expressão, dentre outros, são seus sustentáculos. Graças à tecnologia as notícias são divulgadas com maior celeridade, de sorte que cabe a cada um interpretar e formar a própria opinião sobre o fato. Por exemplo, você acha justo que mais de dez Deputados suspeitos de corrupção continuem no cargo e funções? Não é vergonhoso ao País? Tenha ótima semana.

    2. ZAC

      Teori e vc estão no bolso.

  4. PASSOS

    As sociedades humanas são dinâmicas e mutáveis. A mudança é permanente e não precisa alguém ser formado em Harvard e Prof. da FGV para ensinar esta verdade incontestável. Mas nesse caso o artigo comete diversas falhas e algumas de visão até ingênua para alguém tão preparado. Ele baseia a sua visão o tempo todo na "teoria do domínio do fato" que começou a ser utilizada no Brasil na época do chamado mensalão. Ele precisa ouvir o que diz Ives Gandra Martins sobre esse fato e depois conversamos.

    Responda
    1. MANOELITO

      Mas que bobagem, o diagnóstico feito pelo Professor a respeito da mudança na Justiça e na advocacia em decorrência da operação Lava-jato nada tem a ver com o domínio do fato, teoria usada no julgamento do mensalão, mas de forma muito restrita. O artigo é bastante lógico e lustra a sabedoria do Professor.

  5. luisinho

    Concordo plenamente: excelente texto; e mais, a Doutora(com D maiúsculo) Catta Preta está dando um belo exemplo de conduta.

    Responda
  6. Maria

    Quanta sabedoria. Espero que os advogados milionários leiam e levem em consideração.

    Responda
  7. Luizfradao

    A lei da Lava Jato serve a todos, servirá para os políticos? Quando será aberta essa caixa de pandora?

    Responda
  8. pereba

    Sou advogado e entendo a visão do autor, pois está dificil, e os novos estão chegando com vontades de terminar estas mazelas do judiciario. Minha filha recem formada não quer advogar, quer ir para o MP, tem sangue nos olhos e não aceita a ordem vigente. Tenho, nestes novos que estão chegando, a esperança de uma melhora(C/ eles) pois eu ja estou cansado...

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Pereba, tudo bem? Concordo contigo e espero que esteja com a razão porque o futuro deste País reside nos jovens. Tenha ótima semana.

    2. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Pereba, tudo bem? Minha filha também é advogada e, como a tua, também está com "sangue nos olhos" contra tanta safadeza. Creio que esta nova classe de Juízes, Promotores e Advogados estão decididos em restaurar a honra e dignidade dos nossos representantes que ocupam o Executivo e Legislativo, inclusive daqueles que com eles contratam, como no caso, ou estou enganado? Tenha ótima semana.

  9. qscfopemc

    É preciso confiar na força de mudança dos jovens, mas não transformá-los em heróis, como pretende certo segmento da mídia, porque esta nação chamada Brasil não precisa de heróis, precisa de pessoas que exerçam com respeito, honestidade e dignidade seu papel na sociedade.

    Responda
  10. Ditinha

    Brilhante texto, elucidativo e muito bem elaborado, Estamos todos torcendo por essa nova geração de juízes e promotores. esperando que este seja, realmente, um novo momento na historia do Brasil ,pais tão bom .tão bonito ,mas infelizmente .vítima de pessoas inescrupulosas que não se preocupam nem um pouco com o próximo. Torcemos para que nunca mais reapareça a figura do engavetador geral da república ,nosso conhecido de longa data

    Responda
  11. julio

    Professor, o Sr. me parece brilhante. Sempre tivemos a impressão de que os advogados conduziam os processos, apostando na postergação. Chegou a vez de novos juizes tomarem as rédeas. Concordo que se dê maior valorização aos fatos, fotos, emails e menos aos blá blá, blás e esperneios diversos de advogados.

    Responda
  12. Galeano

    Taí um advogado que pode usar o titulo de doutor. Ele é doutor, mesmo! Chicaneiro se forma e já vira doutor, sem sê-lo!

    Responda
  13. octavo

    Nào entendo nada de Direito, Justica etc., mas entendí perfeitamente as palavras do professor que com muita clareza explicou os fenomenos Dr.Joaquim Barboza,Dr.Sérgio Moro e os Procuradores e Policiais que vem investigando as falcatruas nesse País. Que Deus nos permita aparecerem mais homens assim.Eu só acrescentaria o seguinte:O filho é o melhoramento do Pai. Se antes tínhamos Juizes passíveis o que é nocivo para qualquer sociedade, os novos Juizes não se dobram äs vantagens de serem passíveis

    Responda
  14. Xô bolivarianos

    O desgoverno corrupto/incompetente/populista/intervencionista/autoritário/ideologicamente retrógrado dos comunas/bolivarianos quebrou o país. Fora comunas/bolivarianos e impugnação já da rainha das pedaladas fiscais e maracutaias contábeis.

    Responda
  15. drou

    Excelente análise, professor.

    Responda
    1. Ptolomeu

      Cada vez fica mais evidente os erros cometidos pelos sucessivos governos petistas e ainda mais "gritante" a necessidade de uma mudança de partido no âmbito federal; sendo o ideal uma nova forma de governar, tendo em vista que, a cada dia, o regime de coalização se mostra menos eficiente e problemático. Principalmente pelas anomalias que aglutina em torno do governo central. Contudo, não sejamos ingênuos de imaginar que a corrupção começou e terminará, simplesmente, com a troca do governo atual.

  16. Barboza

    Texto brilhante! cheio de esperança para os brasileiros que acreditam que esse país tem concerto!!! Que esse pessoal, empenhado de corpo e alma, não esmoreçam. As gerações futuras vão agradecer ! Parabéns, ao ilustre Mestre!!

    Responda
  17. baltazar

    ...dá para entender ou é preciso desenhar "com lápis de cor".

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.