Hélio Schwartsman > Incentivos perversos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Guilherme Torres

    Esses estudos onde se procuram correlações em cima de uma montanha de dados devem ser sempre exploratórios e não conclusivos, pois corre-se o risco de racionalizar demais para "explicar" correlações ignorando interferências e muitas vezes confundindo o que é causa e efeito (o sistema é burocrático por causa da corrupção ou a corrupção existe por causa do sistema burocrático?).

    Responda
  2. Ronaldo Luis

    Associar os males econômicos ao combate a corrupção, é um pouco meio doentio.è como a velha prática de culpar uma vitima de estupro, por estar usando uma mini-saia.

    Responda
  3. Rubens MS

    Há alguma circularidade nessa pesquisa ao mostrar que, nas situações de fragilidade institucional a corrupção pode trazer benefícios. Uma das causas da fragilidade institucional sabidamente é a própria corrupção. A circularidade é admitir a corrupção para resolver a corrupção. Poderia uma pequena corrupção que eliminasse uma corrupção maior ser aceitável? Não. Um eleitor subornado porque supostamente é vítima de uma grande corrupção social finda elegendo larápios e populistas.

    Responda
  4. Racionalidade

    Aceitar a corrupção ou a eleição de alguns grupos , o que na prática dá no mesmo . A inexistência de transparência e meritocracia tudo pode acabar mal . Os eleitos avaliam mal no que estão se envolvendo e os poderosos e despreparados de plantão acham que o país esta avançando : Industria Naval ,a geração elétrica ,os transporte aéreo ,os bancos , as comunicações , a imprensa e muitos outros setores tem que ser abertos a investimentos e novos agentes nacionais e estrangeiros ,

    Responda
  5. Racionalidade

    A comparação do colunista é um interessante exercício ,mas a corrupção e/ou o favorecer os grupos eleitos é um atalho de alto risco. O caminho é diminuir barreiras de toda ordem, como : Leis e impedimentos legais e abrir o país , diminuindo fortemente os interesses setoriais e corporativos. Acabar com os eleitos nacionais , abrir setores muito concentrados . Abrir de fato a economia, gerando eficiência e competitividade .Esses são as formas de diminuirmos a corrupção e desenvolver o país.

    Responda
  6. Ferolla

    Mais uma vez, contorções mentais para dar musculatura a um raciocínio... Estudos interessantes existem a respeito de quase tudo.C.Ferolla

    Responda
  7. BethO

    A única solução e trocar a constituição do Sarney. Constituinte exclusiva, membros independentes de filiação partidária, escolhidos por voto direto, e quem for constituinte torna-se inelegível por muitos anos para não legislar em causa própria.

    Responda
  8. adilson

    Esse argumento não se sustenta pois as dificuldades impostas ao processo são decorrentes de mecanismos que tentam impedir seu desvirtuamento. O que vem falhando na verdade é o controle posterior ao contrato, impondo penalidades a sua má gestão, novamente coibindo a corrupção. Quando as punições forem aplicadas essas praticas passam a ficar muito mais comprometidas.

    Responda
  9. baltazar

    ...é bem diferente do tradicional "criar dificuldades para vender facilidades".

    Responda
  10. Dewey

    A corrupção sistêmica acaba destruindo os valores morais de qualquer país além de enfraquecer as instituições que necessitam dos impostos para funcionar. Não é por coincidência que os países com menos corrupção são aqueles que apresentam os melhores indices de IDH. O oposto também é verdadeiro.

    Responda
  11. svarat

    A longo prazo a corrupção é sempre prejudicial à economia. E a outras coisas também.

    Responda
  12. rick

    ELES estão financiando as mensagens sublineares evocando o roubo como método de conduta e crescimento.Notaram como o articulista esta vendido.Faz parte da turma.

    Responda
  13. Paulo

    O autor diz essa asneira porque não tem ações da Petro.

    Responda
  14. EIer

    Os fundamentalistas do pensamento cientifico e sua retorica do eapetaculo sem sintonia alguma com o real.Corrupcao leva um pais a ruina,etica,moral e social.Tudo o mais e pura especularizacao e retorica vazia para o entretenimento de plateias.

    Responda
  15. Déjà vu

    M0r0: "O fato é que, se a Corrupção é Sistêmica e Profunda, impõe-­se a prisão preventiva para debelá-­la, sob Pena de Agravamento Progressivo do quadro Criminoso. Se os Custos do enfrentamento hoje são Grandes, certamente serão Maiores no Futuro." - Ora, vê se Pensa em casa, Filósofo de Ideias fracas!!!!!!

    Responda
  16. Déjà vu

    "A Lava Jato já havia revelado que Dirceu recebeu R$ 39 Milhões após deixar o Governo. Mesmo assim, elle Pediu doações a Mili.tontos Pet.tistas para pagar a Multa do Mensalão" Ora, ora, ora, o "Guerrilheirodo PovoBrasileiro" não ia se contentar com apenas FGTS básico, Sem direito as Férias e 13º Salário!!!!!!!!!!!! Rarrrrarrrrrrrrááááá!!!!!!!!!!!!!

    Responda
  17. Déjà vu

    Pra quê Política Econômica, PF, MPF, Receita Federal???!!!! Vamos Incentivar os Perversos, talvez de para extinguir, em uma tacada só, todos os Ministérios!!!!!!!! Barbaridade!!!!!!!!!!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.