Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. lrcostajr

    No plebiscito de 1993, a vitória do presidencialismo vendeu a ilusão de que a população põe o presidente no poder e pode diretamente também retirá-lo do poder com a pressão das ruas. O impeachment que foi usado contra a direita agora vira-se contra a esquerda. Sendo assim, torna-se inadiável pensar um novo sistema de governo para o próximo quadriênio (2019-2022) com a falência e morte do presidencialismo de coalizão.

    Responda
  2. Antonio

    . A gente bem sabe que se as investigações não terminarem em punição, o delito vai se repetir (como tem se repetido aliás).

    Responda
  3. daniel

    O texto é uma boa análise, enquanto os comentários são de torcedores de times de futebol. Essa turma é tão tapada que não consegue sequer entender que, com esse discurso de "oposição", apenas ajudam o governo. A máquina de propaganda governista precisa de espantalhos - e, caramba, como esses comentaristas reaças de internet se prestam bem a esse papel!

    Responda
  4. leitor

    Essa loca nem deveria ser presidente, pra começar! Foi eleita mentindo e c dinheiro fácil da corrupção comprando tudo e a todos, inclusive c seu marketeiro a la goebels, enfim impeachment !!!!!!

    Responda
  5. Lili

    Não podemos esquecer da atuação da mídia nesse processo todo. É imparcial ou já decidiu por um lado?!

    Responda
  6. Expressar a Verdade

    Este e d i t o r está por fora dos acontecimentos e n o t í c i a s dos fatos e contra fatos não há argumento. Fooooooooooora PTistascomunistas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responda
    1. luizwilcke

      E você pelo jeito deve ser um fascistas direitista. Deve ter a suástica pendura em casa.

  7. ivan

    O Aécio, de fato, não se conformou até hoje com a derrota nas urnas. Dorme e acorda todos os dias pensando em ser presidente. É uma cruzada sem limites para alcançar seu objetivo pessoal.E o país ? pouco importa para ele os rumos do Brasil em um eventual impeachment da presidente; sua obsessão em assumir a cadeira da presidência através de um golpe, o impede de pensar em tais "detalhes".

    Responda
  8. Pedro Alvarenga

    Amigo, seja mais honesto e verdadeiro. Deixe de subterfúgios para tentar defender esse governo corruPTo e incomPTente! É isso.

    Responda
  9. cad

    Gonçalves, seja mais repórter e menos militante devoto, só assim conseguirá analisar o que foi o processo eleitoral e o estelionato praticado pelo partidão. Então entenderá porque tantos leitores e eleitores sentem-se indignados com o engodo que tem sido a política social (em prol do próprio bolso) e econômica nestes últimos tempos.

    Responda
    1. luizwilcke

      Foi tanto estelion\ato eleitoral no Bras\il co\mo foi a eleição em Sã\o Pa\ulo.

  10. Araripense

    Ótimo artigo. Bastante ponderado, quando defende o desenrolar dos fatos e condena o atropelo com que a oposição quer conduzir todo o processo. Se houver fatos concretos contra a presidente, que se encaminhe o processo de impedimento. Se não houver, não há que se proceder com artimanhas golpistas. O despreparado sr. Aécio Neves parece que não aprende. Ele perdeu as eleições, inclusive em seu estado. Além de tramar para o impeachment, tem se mostado mau perdedor e rev@nchista

    Responda
    1. luizwilcke

      Concordo com seu comentário.

  11. Marco Polo

    Lembrando ao "ilibado" colunista que impeachment está na constituição e que 93% da população não vê mais nenhum sentido na continuidade deste projeto criminoso. O "ilibado" colunista deve estar com algum receio profissional. A mamata da esquerda no domínio cultural está chegando ao fim. Graças a Deus.

    Responda
    1. Lili

      Os pressupostos legais para o impeachment também estão na Constituição e não podem ser ignorados.

    2. luizwilcke

      Projeto que tirou 40 milhões da miséria realmente e criminoso.

  12. felipebritto

    Como todo pestista é mentiroso e não sabe perder.

    Responda
    1. luizwilcke

      E pelo jeito você devem saber perder. Estão perdendo desde d 2002

    2. Araripense

      sr. Felipe, parece que você não entende o que lê. Quem não sabe perder é, exatamente, o psdb e a oposição.

  13. tempestade

    vai vai vai sr cego...está tb com seu faro ou olfato prejudicado? não está sentindo o cheiro...vá se tratar...

    Responda
  14. castanhofo

    Tipo, financiamento irregular de campanha?

    Responda
    1. luizwilcke

      Se for por financiamento irregular, então o teu queridinho também não pode, pois o partido dele também esta envolvido, so que como o juiz e do lado de lado resolveu não apurar. Mas não se esqueça que o falecido presidente do partido dos emplumados também levou a parte dele.

  15. Luiz

    Diz o jornal que o colunista escreve às terças, a cada duas semana. Deveria ser às terças, a cada 52 semanas. Ele é pior que São Tomé, vê a presidenta(sic) "presidindo" todo este processo, mas procura prova irrefutável! Muito bem colocado por outros comentários, o Collor foi impedido por muito menos, e ! absolvido pelo STF! Será absolvido de novo?

    Responda
  16. svarat

    Blábláblá. Está mais do que na hora de tirar esse cadáver putrefato do Planalto, ficar aí mais três anos e meio para quê, o que é que tem a oferecer? Nada, não tem mais nada, já demonstrou toda sua inépcia e incompetência. O país precisa ir em frente, não pode ficar amarrado a essa coisa inqualificável de tão ruim.

    Responda
    1. svarat

      Compare o Brasil que F H C pegou, com inflação de mais de 900%, economia arruinada pela política econômica de Collor, com o que entregou para o L u l a, já livre da hiperinflação e muito mais ajustado. Cada um com sua tarefa, o fato é que a economia está em franca deterioração com Dilma, todos os indicadores negativos. Não venha com essas comparações toscas de situações diferentes e épocas diferentes, isso é enganação. FHC entregou o Brasil melhor do que encontrou, vamos ver o pete.

    2. luizwilcke

      Mas escuta então. Se o pais estava indo em frente na epoca do FH\C, porque o Lul\a ganhou a eleição? Se voce comparar Dil\ma com o Governo do PS\DB quem e pior? compare: Desemprego F\HC = 13%, Di\lma= 8%, inflação FC\H =13% na Dilma = 8 %, Divida externa = FH\C = 350 milhões de dolares, Dilma= 0., ju\ros= FH\C = 24% Dil\ma 13%. Quer mais?

  17. Professor

    M.A.G a oposição não quer pedaladas pro impeachment. É o povo que o quer. no seu comentário só faltou defender o modus operandi do PETE.

    Responda
    1. luizwilcke

      Que povo? So voce e aqueles que podem ter o prazer de escrever aqui,que deve representar quantos % dos votos? Eu por exemplo não quero.

  18. whanaoka

    Vai ser colocado no ostracismo igual ao Jô Soares! Os "esclarecidos" só lêem Veja e UOL-Folha!

    Responda
  19. Viva

    Alguma coisa grave e irrefutável? A presidenta (sic) foi presidenta (sic) do conselho da Petrobrás, ministra das minas e energia e, finalmente, presidenta (sic) da república... Ela organizou tudo isso, ela foi a executiva encarregada de tudo isso. Um assalto desse tamanho não acontece desarticuladamente. Ela é o personagem central que comandou essas ações e a presidência do país foi seu prêmio. A Dilma não ser a maior responsável pelo roubo é tão impossível quanto Hitler não saber do holocausto.

    Responda
  20. ZAC

    O TCU se encarregara de fornecer os motivos.

    Responda
  21. PONTARA

    O julgamento de um pedido de impeachment “é de natureza política”, ensinou o professor Michel Temer no livro Elementos de Direito Constitucional. Envolve um “juízo de conveniência e oportunidade.” Não se confunde com um processo judicial. “Foi para permitir esse juízo de valor que o constituinte conferiu essa missão à Câmara dos Deputados (que autoriza o processo) e ao Senado Federal (que julga). Não ao Judiciário, que aplica a norma ao caso concreto, segundo a tipificação legal.”

    Responda
  22. Polon

    Faltou coragem de falar que o pesedebe quer dar um golpe de estado nos eleitores do Brasil ao tirar um presidente sem base nenhuma, sem falar que isso não é democracia, é ditadura parlamentar e abre um precedente para que todos presidentes possam ser cassados sem justificativa nenhuma.

    Responda
    1. luizwilcke

      Marcos Cansado - Eu sou da povo, mas não quero o impedimento da Di\lma. Porque entre ela e o emplumado de minas, eu ainda prefiro ela.

    2. Marcos Cansado

      quem quer tirar a presidente é o povo (+ de 60% da população á a favor do impeachment) não o pesedebe

  23. SB

    o país simplesmente não aguenta mais três anos e meio disso....o impeachment é inevitável.....

    Responda
  24. leitor

    Só faltou lembrar : as manifestações do dia 16 !

    Responda
  25. Boca II

    Perda de tempo com discussão inútil....quer o quê... que afunde tudo????....Hii hi hi

    Responda
  26. cida

    Marcus, se o procurador investigar Dilma e for determinado pelo TCU e TSE , que essa senhora , têm sim , problemas em seguir regras...Impeachment é consequência. Simples assim!

    Responda
  27. flat

    Por muito menos, muito mesmo, o Col-lor foi impedido. Tenho certeza de que o colunista, à época, como todo mundo de bom senso, foi a favor. O que muda agora? Simples: o medo da gritaria, do histerismo de certa intelectualidade pe-tis-ta. Em suma: se é de objetividade que se trata, tem que valer a comparação com o impeachment anterior. Em tempo: Col-lor foi absolvido no STF...

    Responda
  28. Scórpyos

    melhor o cara aí chamar um ET para resolver o imboglio,pois o mesmo está em cima do muro e parece que tão cedo não desce,aja pux...

    Responda
  29. Medeiros

    Muitos colunista utilizam palavras rebuscadas e não dizem nada. Este, de linguagem simples, foi no cerne da questão. Parabéns, teste brilhante!

    Responda
  30. baltazar

    ...passando pela peneira fina o contexto é, na verdade, briga de "cachorro" grande.

    Responda
  31. Marcos RS

    Digamos que a coluna tem lá seu bom conteúdo, mas incorre em um erro comum a vários jornalistas: o de apresentar um Aécio chorão, inconformado com a suposta derrota nas urnas. Muito mais importante que as considerações atuais seria defender o fim ou aprimoramento da votação via urna eletrônica, tamanhas as acusações e provas de sua fragilidade e totalização dos votos quanto à segurança e lisura. O processo foi tão atípico que talvez nunca venhamos a saber quem foi o candidato mais votado.

    Responda