Ilustríssima > Discurso de ódio se propaga em meio a mudanças no país Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. jojo

    Já se ver no semblante desse alucinado.! Um fascista... ditador....(criar governo paralelo) E nem de longe sou petista.

    Responda
  2. Will

    Daniel se o seu raciocínio estivesse correto, as pessoas estariam fazendo não só o protesto contra a presidente mas também para Renan e Ed Cunha, ambos réu na Lava Jato... Para o Metro, para o Aeroporto da chave com o tio que ainda processa o estado... e por aí vai...

    Responda
  3. eri

    O que o autor "esqueceu" de mencionar é que esse "clima de ódio" - que não reflete o pensamento da AMPLA MAIORIA dos opositores do PT - foi causado pelo próprio PT ao dividir o país entre "nós" (os santos do PT) e "eles" (os demônios que não rezam pela cartilha do partido). Se o PT odeia "azelites" seria de se esperar ao menos alguma contrapartida, ainda que idiota, né? Ora, o que vejo é um forte sentimento anti-petista, do qual compartilho. Só. Quero o PT fora, JÃ, pelo bem do Brasil. Fora PT!

    Responda
  4. klima

    Todos esses simpatizantes do ódio são apenas filhotes da ditadura de 64 pelo poder economico manipulam tudo e todos...até agora não vi nada de errado na Dilma, se for mesmo criticá-la o farei na parte econômica achando que a cinta pode ser mais frouxa no caso da SELIC fora isso a conjuntura internacional responde por sí, os creditos são poucos mas dá para levar..fora isso nada, é GOLPE MESMO.

    Responda
  5. Daniel

    Certamente observamos algumas manifestações acaloradas, mas na minha opinião, o que realmente está crescendo é a indignação do cidadão brasileiro em decorrência da corrupção institucionalizada que prejudicou e prejudica a toda nação. Além disso, existe a dificuldade de alguns setores conviver com o contraditório, ao ponto de tentarem culpar a mídia e algumas nações estrangeiras pelos nossos desmandos!

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Daniel, tudo bem? Concordo parcialmente contigo porque esqueceu da camarilha que povoa a medíocre Câmara Federal, dita Representante do Povo, que sobrepõe querelas pessoais aos interesses nacionais, chegando ao ponto de serem lesas-pátria por dificultarem os projetos de eventual superação da crise econômica pelo Govêrno, reeleita democraticamente pela maioria da população. Esta irresponsabilidade resulta em prejuízo de 200 milhões de brasileiros mas, pelo visto, "que dane-se o Povo" ou não?

  6. klima

    Diz o provérbio português: "Os cães ladram a caravana passa" mas, quem fica decepcionado são exatamente os cães. Quais as chances de a Dilma cair...ZERO, porque? As contas no TCU serão arranjadas e mantidas porque não é novidade essas manobras e outras virão com outros governantes, e por outro lado não há envolvimento direto acusando Dilma, no "frigir dos ovos" só a Presidente poderá ela mesma apeá-la do poder, e os cães continuarão a ladrar, a minha aposta é que vão parar de ladrar só em 2018.

    Responda
    1. Professor

      Que klima de ódio é esse contra a oposição e os 71% dos brasileiros que trabalham?

  7. RomeroVeloso

    Texto de uma lucidez ímpar. Para pensar e agir.

    Responda
  8. luiz-17

    O discurso de ódio dele, não é contra o PT, embora assim ele pense. O discurso de ódio de pessoas como ele é contra os que divergentes de seu pensamento único, de seu radicalismo, de sua falta de perspectiva. São pessoas que acham que o mundo ideal seria dividido em castas, onde o rico sempre seria rico e senhor feudal, os demais deveriam servir como vassalos. É uma pena! O Brasil precisa de jovens, que estudem em boas escolas,preparados. Infelizmente boas escolas não significam boa educação.

    Responda
  9. edaraujo

    Nao se pode atribuit toda a oposicao e insastifacao com o PT, Lula e Dilma, a esses moleques que buscam uma causa (como antes os comunistas buscavam uma causa). A insastifacao eh entre aqueles que acordam de manha para trabalhar, pagam impostos e veem os comissarios se enriquecendo e destruindo o pais com politicas burras. Esses nao sao de esquerda, direita ou centro, sao apenas trabalhadores honestos.

    Responda
  10. CLOVIS

    Isso que se pode chamar de quintessência do ódio. São fascistas e trogloditas. Qualquer país que preze a democracia deveria por esses separatistas na cadeia.

    Responda
    1. leitor

      Quem está na cadeia é o Dirceu !!!

    2. klima

      Concordo, fosse a Dilma começaria infiltrando a ABIN nos meios factoidicos e começaria a cortar algumas cabeças como exemplo. Fosse o EUA pessoas que achincalham o presidente vão em cana, aqui é a pátria da liberdade tudo vale.

  11. alissonzeiten

    Entenda o perfil destas pessoas que estão pedindo o impeachment da presidente, segundo seus próprios comentários na internet: a) não gostam de pobres b) querem discutir política mas não sabem quem foi Durkheim c) não gostam de nordestinos, muito menos de homossexuais d) defendem a ditadura militar e os torturadores e) são contra a esquerda, mas votam em um partido que defende a social democracia - uma vertente do socialismo f) se dizem democratas, mas defendem a intervenção militar.Só gente fina

    Responda
  12. sgomes

    Que conversa! O que temos com esse rapaz lunático? Que a família e a universidade que frequenta tome as devidas providencias! O colunista esta vendo neste gesto "a propagação do ódio"?, Aí já é mais esquisito!!

    Responda
  13. DANIEL

    Quando ele falou que é discípulo do Olavo de Carlbalho, então toda a grosseria, irracionalidade e fanatização ficou totalmente explicada. Um 'filósofo' cuja 'cátedra' é a internet, quer o que mais?

    Responda
  14. GaloGalo

    A ironia que o colunista usou ao apreciar as "ideias" do sujeito ficam piores que qualquer ódio. Quem semeou o ódio, repetindo o "nós contra eles"; o vamos destruir "as zelite"; os culpados são "os olhos azuis" (claro, ele nem conhece o Nordeste de onde veio e a herança genética holandesa)? Agora, meu amigo, AGUENTA!!!

    Responda
  15. Thomaz

    Esse cara é um imbecil.... radical.... Radicalismo nunca foi bom. O PT já provou isso. Nem esquerda nem direita extrema. Liberdade e democracia....

    Responda
  16. Pedro H

    Desqualificar a opinião alheia com adjetivos vagos, como "ódio", é muito fácil. Difícil é encarar os fatos. Acorda petista!

    Responda
  17. Paulo

    Todo governo teria que trabalhar representando o povo ou a maioria do povo. Quando o governo não representa o povo ou representa muito mal ,a porca começa a torcer o rab.... O difícil é é saber quando o povo precisa torcer rab... e reagir a um mau governo. No caso do Brasil, o povo sabe que já passou da hora.

    Responda
  18. wribeiro21

    Bem, de tudo posto acima, o resumo é: Vamos trocar o larápio de plantão! Em vez de manter uma pau mandada do PT, que é amadora em negociatas, vamos colocar na presidência um profissional na arte de roubar sem ser punido! Um que seja Mestre em negociatas e super competente no jogo do: "é dando que se recebe..." Pelos jornais de hoje, os "nanicos" já estão negociando ministérios e cargos diretamente com Cunha. Num claro sinal de que até o Temer tá fora!!!

    Responda
  19. BotoNegro

    Kuem kuem keum... Moio Zé, perdeu... Acabou a farra de políticos sujos e espaço para intelectual que se esconde, mas na que real é esquerdista fora do tempo, pois estamos no século XXI, onde esquerda e direita é sinalização, e centro, só considero o de cidades e outros que não vou falar por educação e respeito. Não vou me alongar sobre o assunto, porque pra lá ou pra cá, implicam em muitas situações, agradáveis e desagradáveis.

    Responda
  20. Chico Castro

    Também me sinto inconformado com a atual situação política e econômica de nosso país, quero mudanças,porém,penso que para termos um país melhor temos que primar pelo princípio pleno da democracia.Buscarmos,dentro das instituições competentes,buscar os caminhos legais e morais para mudança.O que mais me preocupa é quando vejo mitificação de pessoas como Bolsonaro e Malafaia,claramente pessoas despreparadas,anti-democráticas e que acham que somente elas e suas idéias estão certas.Parecem do PT.

    Responda
  21. DaniloINXS

    Esse tal de Igor é a personificação da frase: "a internet deu voz aos idiotas". Há métodos mais eficazes - e menos infantis - de manifestar a revolta. Fazer esse tipo de coisa, ainda mais "na casa alheia" (Estados Unidos) só contribui para aumentar a imagem de má educação que o povo brasileiro tem lá fora.

    Responda
  22. Tenente Carneiro

    os socialistas iniciaram a guerra, os Petistas sempre pregaram o "nós contra eles", não tem moral para criticar a polarização, vocês iniciaram, nós vamos encerra-la.

    Responda
  23. Cesar Tiossi

    Discurso de ódio só pode se for de esquerda, se pregar a revolução, certo? Maduro, MST, MTST, Boulos, Stédile, Falcão, esses santos não pregam o ódio, certo? Invadir terras alheias, deixar milhares de pessoas sem atendimento no INSS, nada disso é ódio para esse colunista? A ditadura de Maduro na Venezuela? Os médicos escravos de Cuba? Nada disso é ódio? Por que a revolução com o fim das instituições só pode ser praticada pela esquerda? Até quando esse discurso será praticado pela Folha?

    Responda
    1. leitor

      O q assistimos recentemente foram petistas agredindo manifestantes na frente do instituto lulinha !!! Kkkkkkkkkkkkk

    2. RSRocha

      O Ronaldo que respondeu a este comentário não deve ter lido nenhuma notícia sobre como se dão as invasões de propriedade promovidas pelo MST. Quebra-quebra, destruição da propriedade privada e por aí vai. E se a propriedade tem um fim social a constituição garante o direito à propriedade. E o nosso código penal condena as invasões. São crime. Quanto às greves, veja que em muitas destas greves também existem atos de violência contra os que querem e tem o direito de trabalhar.

    3. Ronaldo

      Em que situações dessas, Imperardor Cesar, que vistes alguém xingando ou agrendido fisicamente as pessoas, como fazem os fazistas? A propriedade não tem que ter um fim social? A greve não é um direito? Todas essas coisas não são feitas nos limites constitucionais;

  24. Marcelo Aureliano

    A gente se anima com o bom texto, mas logo se deprime com a qualidade dos comentários que o seguem. Acho que o Jean Willys se equivoca sobre o percentual de analfabetos funcionais que se formam neste país, é bem mais que os 30% apontados por ele.

    Responda
  25. Paulo

    Uma coisa é ódio momentaneo, coisa que se esquece ou esfria muitas vezes depois de uma eleição, falsa esperança de dias melhores ou não. Outra coisa é ter uma convicção ideologica e lutar por ela até as ultimas consequencias. Pelo menos no Brasil o que falta é essa luta ideológica. E esse grave defeito faz com que a história caia sempre num circulo vicioso.

    Responda
  26. Edival Medeiros

    Usou casos isolados de três desconhecidos para tentar esconder que a imensa maioria dos manifestantes não estão saindo as ruas por questões ideológicas. Estão saindo às ruas para protestar contra gigantesca corrupção que tomou conta do país.

    Responda
    1. Metr'alha

      A corrupção, há séculos, está presente na liberação do alvará da construção dos nossos imóveis, nas multas de trânsito, nas câmaras municipais, na maioria das prefeituras, nos governos estaduais, nos grandes conglomerados, faz parte da nossa cultura. O lado cômico é acreditar q

  27. zimmer

    Lembro do Lula esbravejando ódio no início da década de 80...o grande líder e professor da disciplina "ódio"...você colhe apenas o que planta. Mas, na atualidade o ódio é pelo sentimento de se sentir roubado na cara dura, por mais que o ódio não represente solução com sustentabilidade. O que falta para esse povo?...mais escola e educação,...menos novela e outras formas de dispersão do precioso tempo.

    Responda
  28. Edival Medeiros

    O autor fundamenta sua opinião na conduta isolada de 3 pessoas anônimas. Não fez qualquer reparo a conduta muito pior dos esquerdistas que invadem propriedades alheias e dos discursos agressivos de seus lideres. Parece que não percebeu ou fingiu não perceber que a grande maioria das pessoas estão protestando não por ideologias políticas, estão protestando contra a gigantesca corrupção que tomou conta do país nos últimos 13 anos.

    Responda
  29. Cristiano

    Que ensaio mentiroso. MBL de extrema direita? Willys defensor de direitos humanos? Esse ensaio é uma piada de mau gosto. Sério. Tenho dó de ver nossa intelectualidade, o quão despreparada é e quanto mente para seus incautos alunos/leitores. Se a Folha gosta do outro lado, ponha o Extremista Olavo Carvalho escrevendo e rebatendo o texto acima ai teríamos sim os dois lados para julgar e ver os melhores argumentos. Simples quanto.

    Responda
  30. menina

    O articulista poderia ter entrevista João Pedro Stedile, o maior propagador de ódio no momento do país. "Vou botar o meu exército na rua se quiserem derrubar o governo". Se a Marina ganhar, vamos acabar com o governo dela". Colocar o ódio de um lado só não dá!

    Responda
  31. Iconoclasta

    Você está mesmo sem ter o que falar.

    Responda
  32. Rochalo

    Nada atesta tão claramente a desumanidade de politicos e governo do que voce assistir gente geme/ndo de dor por horas em corredor de hospital . Isso e um merito que eles e aqueles que os utilizam para de/sviar dinheiro do estado levaram até ultimo dia de suas vidas.

    Responda
  33. johnny

    Bernardo Carvalho, vc parece ujm papagaio de pirata repetindo a palavra mais usada atualmente para tentar denegrir os opositores do governo ladrão, os inconformados com a manutenção do poder pelo bando petista: "ódio". O país está quebrado, destruido, não tem dinheiro, muito desemprego, pessoas revoltadas com a carestia dos produtos no supermercado, isso tudo no 13o. ano do governo petista. Será que o povo não tem o direito de clamar por mudanças, pela saída dessa presidente corrupta????

    Responda
  34. silva honesto

    Corrigindo ::: Quis dizer "estultícia" faltou o T.

    Responda
  35. João Arantes

    Este cara está no mesmo patamar da presidente da Une, Sininho, Jean Wyllis e outros *porra loucas. Não me representam. O que 90% da população quer é o fim do assistencialismo eleitoreiro, prisão para os corruptos, fim do populismo, e contrapartida nos nossos impostos. O resto é mote para vitimizar este governo incompetente, arrogante e conivente.

    Responda
    1. João Arantes

      ??????

    2. Ronaldo

      O povão tem juro subdisiado no Minha Casa Minha Vida. A Caixa tem uma função social. O que queres privatizar a caixa, comprar ações dela baratinhio?

    3. Ronaldo

      Certo! A contrapartida que queres, não é a do povão! O povão agora tem juro com subsidio, coisa que antes somente exportador de soja, e usina que plantava cana tinha! É o bolsa agrícola juro baixo do Banco do Brasil.

  36. César

    Esse partido sempre buscou desqualificar, estigmatizar e rotular qualquer pessoa que o criticasse. Quando tinha o apoio popular, comprado com gastos públicos inconsistentes, recheados de políticas assistencialistas, o Petê não se dispunha ao diálogo, e agora que o barco está afundando quer arrastar quem puder junto. Aliás, e a redução de ministérios e diminuição de cargos públicos de livre nomeação, ninguém fala mais nisso??? E cadê o pacote Anti-corrupção???

    Responda
  37. R Villas

    Li apenas a repetição dos mesmos argumentos fracos e repetidos pela esquerda. Nunca houve um grupo que fizesse mais disseminação de ódio do que o P.T. Apontar o jovem como representante da "extrema direita" brasileira, beira o ridículo. Quem é o partido de direita que faz oposição ao P.T.? Não existe. O que existe é uma expressão da população honesta, que trabalha, que não rouba e que não aguenta mais a corrupção gigantesca nem a incompetência que esse partido tem praticado ininterruptamente.

    Responda
    1. wribeiro21

      Villas, e o que, ou quem o está impedindo de fazer isso? Vc não está aqui dizendo um monte de babaridade, sem qualquer censura? Então os seus argumentos são fracos e beira à infantilidade...

    2. R Villas

      Ronaldo a única coisa útil do seu texto é que indivíduos de direita são evoluídos. Você associa direita com organizações paramilitares. Isso é falso. Seria mais fácil associar o bolivarianismo com militares. Seu ídolo Hugo Chavez era coronel e seu outro ídolo Fidel, é o comandante. Ser de direita é defender a liberdade do homem de trabalhar sem a tutela do Estado. Fazer uso do fruto do seu trabalho para adquirir bens para si e sua família e não para o Estado e ter liberdade de expor sua opinião.

    3. Ronaldo

      Pancho Villas, a direita não precisa estar organizada necessariamente num partido. Mesmo porque movimentos coletivos ou de individuos que evoluem para a direita na sua forma clássica, é de um partido político com organização paramilitar, além de proposta de supressão da democracia. Pancho Villas, consulte o artigo 17° da Constituição Federal de 1988, ele proibe nos incisos I e II, respctivamente, o fim da democracia e existência de organizações paramilitares.

  38. Professor

    Para que a imprensa chapa/branca e jornalista chapa/branca quem fez o discurso do ODIO FOI O PETE..

    Responda
  39. ze guilherme

    galera, há 12 anos escuto discursos fascistas e odiosos contra o partido. Sempre os mesmo. Panelaço em higienópolis, morumbi, ipanema, leblon etc. E na Penha?? e no Capão?? Coxinha boa é sem catupiri, hehehe

    Responda
  40. vielrm

    Criticar esse governo corrupto, inepto e que instila o ódio é dever de todo cidadão!

    Responda
    1. wribeiro21

      como se somente o governo atual fosse corrupto. Como se as falcatruas só acontecesse de 2003 pra cá. Como se os que vão entrar no lugar dela fossem tudo uns santos... Tadinhos, não sabem o que dizem!!!

    2. R Villas

      É o dever de todo cidadão honesto e trabalhador. É uma obrigação moral não compactuar com corruptos. Você está correto!

  41. Amauri

    Lunático. Só vê o círculo mediocre de amizades que tem e pensa que 90% do país é assim. Exaltar o exército... aposto que o sujeito foi daqueles que o papai arrumou um esquema pra ele não servir o tiro de guerra.

    Responda
  42. Dewey

    Sempre achamos que o aquilo que acontece no nosso tempo é algo único, mas não é. O radicalismo tanto de direita como esquerda sempre aconteceu. Em vez de fazer um tratado de psicologia, o país tem que fazer uma avaliação objetiva do assunto. Alguns eleitores fizeram a escolha errada e na democracia, quando alguns erram, todos pagam. A questão é, quanto a população aprendeu? Será que se aparecer outros demagogos nas próximas eleições, eles serão eleitos? Será que aprenderam o valor do voto?

    Responda
    1. Dewey

      Apenas tentando contribuir. Contrário ao que você faz; sempre tenta destruir.Vá de retro Tinhoso!

    2. Ronaldo

      Outra iluminado! Somente ele aprendeu, somente ele sabe das coisa, somente ele é experimentado na vida!

  43. Boca II

    O ódio está sendo espalhado pelo Brasil desde 2003.....Hiii hi hi

    Responda
  44. Viva

    Discurso de ódio, o tempo todo, foi do PT: o "nós contra eles", o "nós somos a opinião pública", o "nós recebemos uma herança maldita", o "nós não permitiremos que a oposição volte ao poder", etc... "Elite branca", "varanda gourmet", "coxinha"... Quem planta ventania colhe tempestade. O sectarismo, a arrogância, a ganância, a mentira, tudo isso gerou o espaço para o ódio. O artigo não passa de apoio à estratégia de vitimização do PT. Pretende identificar a oposição com gente doida. É o truque...

    Responda
    1. CG

      Quando desemprego chegar a 25%, o Dolar a R$5,00 e a Inflação a 30%.... pouco importará quem começou o ciclo de ódio. Estaremos todos no mesmo barco afundado.

    2. paulo-rsf

      Comentário perfeito. Parabéns!

    3. Viva

      Adriano, não entendi por que o meu comentário é "puro ódio"... Eu não xinguei, não menti, não roubei... Aceito inteiramente as regras do jogo democrático, mas essas regras não são um salvo-conduto para roubar e cometer crimes. Ronaldo, quem ganha a eleição com maioria não é "a opinião pública" não senhor. Vocês não defendem as "minorias"? Como falar em "opinião pública" sem considerá-las e respeitá-las. Com o PT, os adversários são "inimigos". A Vale continua privatizada e vai bem...

    4. João Mamão

      "Viva" a sua ignorância!

    5. Luiz

      Comentário preciso. Parabéns!

    6. adrianopmelo

      Ou seja, o seu discurso é puro ódio. Você aponta os erros dos outros para justificar sua posição de ódio e do acirramento das desigualdades. Você não quer combater a desonestidade e a corrupção, você quer combater a ideologia personificada no partido político objeto de sua ira. A democracia, para pessoas como você só funciona se for "à sua maneira", pois do contrário ela não serve para nada.

    7. Evans

      Historicamente, a esquerda sempre instrumentalizou a direita. Veja-se o fascismo e o nazismo. Veja-se o movimento de 64. Atiçam, açulam e despertam a besta-fera do extremismo de direita, sempre com o discurso eles contra nós. O resultado não é outro. Para chegar ao poder, e nele se mantendo, fora o breve e falso interregno da Carta aos Brasileiros, o partido do ex-presidente e a atual semearam a discórdia, o ódio e o confronto. Lembrai-vos dos ovos lançados contra Covas e da campanha de 2 0 1 4.

    8. chucky

      Concordo.....coitadismo....quem não tem a pratica de trabalhar..prefere dar uma de vitima para continuar na vadiagem...

    9. Ronaldo

      Eita, normalmente numa eleição dois não disputa um contra outro? Quem ganha tendo a maioria não é a opinião publica? PHC não quebrou o país e elevou a divida publica interna de 25% para 50% do Pib, mesmo privatizando tudo? Olha hoje os ganhos da Vale.

  45. Jane

    Não há dúvida alguma que do jeito que está não dá para continuar. Essa mulher não pode governar um país, porque não tem a mínima competência nem instrução. Mas discordo do jovem em questão, o ódio não é o caminho.

    Responda
    1. Stella

      Sendo atacado por todos os lados, como está sendo a Dilma, até o estadista mais brilhante do mundo ficaria parecendo que não tem competência e instrução.

    2. Sou EU

      "Arnaldo", é a regra do jogo, o povo elegeu e tem que governar por 4 anos. Que se crie mecanismos para eliminar os Presidente, Vice, governador, vice, deputados e senadores caso não atendam as expectativas. Que acabem também com essa história de pessoas que foram eleitas, nomear cargos em comissão bem como o pessoal do Supremo Tribunal Federal. Isso se chama acabar com a farra e colocar o país nos trilhos. Acabar com uma das máximas do direito tratar os iguais igualmente e os desiguais desigualm

    3. vlad

      Não concordo com esse garoto riquinho e mal educado,acho que devemos cobrar de todos os políticos responsabilidades e ajudar o Brasil sair dessa crise,o que agente ver e que o quanto pior melhor,eu acho que tem que haver um entendimento com todos os setores da sociedades para que nosso país se torne governável pois do jeito que está as coisas so tende a piorar.

    4. dicalongi

      Só tenho a dizer quanto a entrevista uma coisa: que perda de tempo, Bernardo!!!

  46. francruz

    Discurso de ódio contra os pobres ,negros, homossexuais, menos contra a elite... que aplica golpes e quer o poder de qualquer maneira mesmo que seja no golpe...

    Responda
    1. LuisInacioparaCuritiba

      Voce está certissimo !!! a zelite hoje eh representada pelo PT que aplica golpes e quer o poder a qualquer custo !!

  47. francruz

    No Brasil é comum o discurso de ódio contra os homossexuais, os pobres e negros, só não existe contra a concentração de renda nas mãos de uns ´poucos, a taxação de grandes fortunas, ou mesmo o retorno do dinheiro saído do Brasil sem declarar e pagar os devidos impostos... este jóvem deveria ser processado pois colocou em risco a vida de um Presidente da República... o próximo discurso de ódio será contra a classe média...

    Responda
    1. Quero lula preso!

      Discurso de ódio contra a classe média quem fez foi a queridinha do Lula, a Marilena Chauí. Procure no Youtube. Você verá o que é ódio, na boca dessa Marilena, enquanto o Lula assistia e aplaudia. Quem semeia ventos colhe tempestades. Em tempo: defendo todos os direitos civis aos homossexuais, aos pobres e aos negros. E concentração de renda se combate com educação dos pobres, não com o empobrecimento dos ricos.

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.