Ciência > Seca em SP pode virar rotina, mostra pesquisa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Silva

    A solução de aquedutos para o Nordeste, Centrooeste e Sudeste com o excesso de água na estação chuvosa da Amazônia parece absurda, mas os americanos já teriam feito há muito tempo ! Além de perenizar os rios destas regiões, poderia encher todos os reservatórios. Seria a redenção do Nordeste e esta obra não custaria metade do anunciado em corrupção na Petrobrás !!!

    Responda
  2. aamparo

    essa pendencia é do sr. cabelo de cebolinha, mais conhecido Alckmin, eles estiveram todos essas decadas no comando do estado.

    Responda
  3. cali

    falar que Pode , tudo mundo pode falar ....

    Responda
  4. jgrpoco

    É bom guardar água da chuva quando houver. Talvez reter a água em cisternas. Ou fazer poços de infiltração de tamanho proporcional às áreas dos terrenos. Se cada mm de chuva representa 0,001 m3 ou 1 litro por metro quadrado. Exemplo: há chuvas locais de 200 mm. Isso dá 200 L/m2. Ora, se um terreno tem 300 m2 o poço subterrâneo deveria ter 60000 L ou dm3 ou 60 m3. Se o buraco tem tiver área de 1 m2 (diâmetro de 1,13 m) o poço deveria ter 60 m de profundidade, ou três poços de 20 m.

    Responda
  5. Waner

    Em tudo que vi para minimizar o problema da falta de chuvas, não identifiquei nenhuma grande ação para favorecer o enchimento do grande reservatório: o solo.

    Responda
  6. DomQuixoteDeLaManchaRJ

    Espero, sinceramente, q de agora em diante levem mais seriamente o MEIO-AMBIENTE, em todos os sentidos. Espero tb q nas próximas 2 décadas a metrópole SP perca ao menos 1/3 de sua população superconcentrada, levando pessoas para mais o centro-oeste do país. Finalmente, espero q governos sejam menos corruptos e incompetentes em prever dificuldades, e tomem medidas a tempo (sem mentira eleitoreira, como em 2014) pra amenizar impactos.

    Responda
  7. de carvalho

    isto foi previsto nos anos 80 aqui mesmo neste jornal, li uma reportagem referindo se sobre isto, mas como sempre os governos nunca prestam muita atenção ao clima.

    Responda
  8. Pegorer

    Peço que não menospreze meus conhecimentos sobre crimes da parte dos carteis onde políticos são "seus patrocinados", pois os carteis combinam e dominam as eleições, licitações e cargos públicos. Desprezam os cuidados necessários de manutenção rotineira das galerias de águas pluviais, as atualizando e limpando, evitando assoreamentos dos rios e canais, os desassoreando, evitando desmatamento e ocupação das suas margens, protegendo as nascentes, que são aterrando c/máquinas e se perdem.

    Responda
  9. PCMoreira

    Fim dos tempos.

    Responda
  10. Paulo

    Aproveitando a seca e o caos que está a economia do Brasil, que pelo visto não tem salvação, os habitantes dessa terra deveriam pensar em mudar de país. Só há um pequeno probleminha: a xenocensurado no mundo está aumentando assustadoramente e provavelmente os brasileiros não serão bem vindos em outros países.

    Responda
  11. Paulo

    Aproveitando o caos que está a economia do Brasil, que pelo visto não tem salvação, os habitantes dessa terra deveriam pensar em mudar de país. Só há um pequeno probleminha: o ódio aos brasileiros(xeno- censurado) no mundo está aumentando assustadoramente e provavelmente os brasileiros não serão bem vindos em outros países.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.