Ilustríssima > A derrocada de José Dirceu Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1. A esquerda pode se enganar a respeito de JD, mas a direita nunca se enganou. Era ele a inteligencia central do projeto de poder popular com vies social-democrata, vide Carta aos Brasileiros. Desde o inicio do primeiro governo Lula, Dirceu foi escolhido para ser o alvo principal. O massacre semiotico resultou em transforma-lo num Intocavel, alguem que nao se pode sequer tratar com simpatia (ver comentarios ao bom perfil do Conti). Um dos grandes estadistas brasileiros, errou por moderacao.
2. Eh possivel acusar JD historicamente de ter deixado por menos a grande onda de entusiasmo que levou Lula ao Planalto em 2002. As possibilidades eram talvez maiores do que as escolhas feitas, em setores como a Midia e os Bancos. Mas o seu realismo permitiu, entre outras coisas, que Luiz levasse o modelo social-democrata ate o limite. Durante pelo menos oito anos, vivemos a Tregua na luta de classes. Na historia da America Latina, de Arbenz a Allende et alii, uma proeza de primeira magnitude.
3. Imaginemos outro cenário para o processo do Mensalao. E se Dirceu, com todas as letras, tivesse instruÃdo a Nação sobre como se constroem maiorias com um Congresso profundamente venal, e revelasse como a compra de parlamentares de vida fácil como um Caffajefferson (q rodava a bolsa na esquina e depois saiu clamando Me compraram!) foi necessária (dentro do modelo) para evitar, justamente, que o Governo Lula se tornasse refém (como se tornou) do pegajoso PMDB? E se fizesse a Reforma PolÃtica?
6. Não basta recompor a maioria no Congresso. Serah preciso re-legitimizar todo o sistema de mediações polÃticas. Nenhuma das 2 metades em que estah dividido o Pais resolve isso. Nem queremos virar um grande Puerto Rico, nem uma Republica Socialista. Pelo menos jah temos a pergunta bem equacionada. Qualquer resposta deve ser construida em torno de dona Dilma. P.S. Foi Dirceu quem pensou o modelo. De repente, ele sabe onde estah a saÃda.
5. O problema polÃtico não eh o que JD fez (compra de bancadas e advocacia administrativa, pecados veniais para figuras da direita) mas o que fizeram do que ele fez (no dia a dia, a cada noticia veiculada com uma gota de veneno). Um Pedro Barusco pode ter sido plantado pelas agencias de governos hostis (US$ 200 M eh preço módico pra desmoralizar uma Petrobras). O perigo maior (e o estamento não sobreviverah a isso) eh o esgarcamento da legitimidade. Não basta recompor a maioria no Congresso.
1.A esquerda pode se enganar a respeito de JD, mas a direita nunca se enganou. Era ele a inteligencia central do projeto de poder popular com vies social-democrata, vide Carta aos Brasileiros. Desde o inicio do primeiro governo Lula, Dirceu foi escolhido para ser o alvo principal. O massacre semiotico resultou em transforma-lo num Intocavel, alguem q nao se pode sequer tratar com simpatia (ver comentarios ao instigante perfil do Conti). Um dos grandes estadistas brasileiros, errou por moderacao.
4. Como compreender a reação? Como entender que o modelo Paz & Amor no trato com os Kapitais tenha chegado a este ponto? Cabe a analise de classes. O que sobrou de burguesia nacional depois de FHC? As empreiteiras e a padaria ali da esquina. O que a crise polÃtica (e a crucificação do principal mentor do modelo social-democrata) nos dizem? Estamos diante de uma ofensiva. Os grandes capitais transnacionais querem outros interlocutores no Planalto. O himem complacente de Aécio seria uma boa.
1. A esquerda pode se enganar a respeito de JD, mas a direita nunca se enganou. Era a inteligencia central do projeto de poder popular com vies social-democrata, vide Carta aos Brasileiros. Desde o inicio do primeiro governo Lula, Dirceu foi escolhido para ser o alvo principal. O massacre semiotico resultou em que foi transformado num Intocavel, alguem que nao se pode sequer tratar com simpatia (ver comentarios ao bom perfil do Conti). Um dos grandes estadistas brasileiros, errou por moderacao.
No inÃcio do longo texto: oh, que peninha do JD(ecaÃdo)! Tem trechos interessantes, para quem gosta de textos memorialÃsticos e literários... Apesar da tentativa de mostrar o figurão das consultorias como um herói da polÃtica nacional, o autor, nas entrelinhas, deixa claro o perfil cinzento de um homem sonhador, ávido pelo poder e sem caráter... J!D! está no lugar que conquistou, com o desserviço que prestou à nação brasileira, em nome de uma ideologia que não se sustenta em lugar algum.
Quando eu vejo textos imensos assim, sobre pethebas, já sei que vem choradeira e coitadismo sobre os " cumpanheros injustiçados ". Haja paciência ! É assim em todo lugar. Deus queira que desta vez aprendam ( e para sempre ) que o mundo rejeita totalmente o socialismo. Só é bonito e utópico no papel. Na prática, só matando quase toda população do planeta para ser " implantado ". Que idéia terrÃvel e monstruosa esse Carl Marx teve. Deus nos livre e guarde !
José Dirceu prestou serviços a grandes corporações, da OAS à Ambev, da Camargo Corrêa à Parmalat. O que fazia para elas? "Faço estudos, prospecto investimentos, dou sugestões, participo de reuniões"???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????vamus acreditar, cumpanheiros de armas!!!!!!!!!
Conti continua como sempre foi: medÃocre e ruim de argumentação.
Esse personagem atingiu um dos mais altos postos da República com poderes para decidir sobre a vida de milhões de pessoas. E qual foi o seu grande projeto, sua grande contribuição para o paÃs? Quando foi incumbido de organizar a base do governo, em vez de usar a persuasão e o diálogo, partiu para a compra descarada de votos usando dinheiro público. Sua marca registrada sempre foi a intriga. Exigir admiração e reconhecimento sem ter demonstrado caráter no trato da coisa pública não faz sentido.
Onde está esse "inferno" do JD? Quer apostar que em menos de 2 anos ele estrá cumprindo prisão "domiciliar"? Quem está descendo aos infernos é o trabalhador brasileiro.
O socialismo de Dirceu é isto aà que nós reiterada vezes vemos: uma casta ganha legitimamente uma direção governamental e para seu "povo" passa a ser senhorio totalitário, comandando bens e mentes. Com o tempo distribuindo "benesses", traz para si as riquezas produzidas por este povo cativo.
José Dirceu você e melhor que esse comentarista.
Certissimo, quem ganhava 96 mil mensal de pixuleco, pagava mais 30 mil mensal de pixuleco para o irmão e mais 30 mil mensal para o assessor deve ser muito melhor mesmo que o comentarista, mas na vida criminosa claroooo !1
Ou seja os membros deste partidinho de araque deveria estar todos na cadeia.
--------V-A-I----F-A-Z-E-R-----P-A-R-T-E----D-A-----L-I-S-T-A------DOS------F-A-M-O-S-O-S..................M-A-R-C-O-L-A--------B-E-I-R-A-------M-A-R--------M-A-N-I-A-C-O----DO----P-A-R-Q-U-E-----E---POR----AÃ----VAI................
Exilado de si mesmo, brilhante !
Desce ao fundo do inferno e que lá permança! Não passa de um canalha!
Eu sabia que o texto ia ser inútil...foraphth...
............elê é um dos maiores responsà veis, por haver falta de dinheiro no govêrno, para hospitais, medicamentos, segurança, escolas, etc, etc, ertc, etc.................
A reportagem tenta, contraditoriamente, deificar um anjo mau que usava fantasia vermelha para ser notado por socialistas sonhadores com hábitos capitalistas. Essa ambiguidade terminaria mal. Resvalou na ambição de um dia viver como o Ãcone cubano, cercado de conforto e pregando vida espartana para o resto dos ilhéus conterrâneos. A sÃntese da biografia de J D serve de manual para quem quiser refundar o Partido Comonisto. Não será fácil achar novos enganáveis. E existem os juÃzes e a P F.
Como diz um amigo: na juventude temos a obrigação de sermos socialistas e de acreditar na utopia. Mas, na velhice, é burrice. não é, sr Conti? Não aceitar em 2015 que o projeto não deu certo é idiotice
"... quem cria empregos recria a exploração dos fracos pelos fortes, aufere lucro e perpetua a desigualdade entre as pessoas." Sério mesmo, jornalista? Vc sugere o que, então? Que ninguém ofereça empregos? Aff, a cabecinha de esquerdóides está cada vez pior.
Concordo plenamente, essa foi uma das maiores baboseiras que já li na Fo lha.
Usou o poder para aparelhar e corromper empresas estatais que lhe garantiram retorno financeiro milionário sob a rubrica de consultorias além de benefÃcios em imóveis particulares que nada tem a ver com algum projeto polÃtico pelo Brasil. Ou alguém acredita que benfeitorias em um luxuoso condomÃnio de lazer ou em seus imóveis residenciais são de interesse coletivo? Caiu a máscara e ele está deprimido por se ter revelado a sua verdadeira face.
Pois eu acho que o Zé Dirceu de 2015 é o mesmo de 1980, a única coisa que mudou foi a idade. Quanto ao socialismo real que, diz o colunista, de socialismo não tinha nada, discordo totalmente. o socialismo real tinha tudo de socialismo, o socialismo é isso mesmo. Um regime que acaba com a propriedade privada e torna tudo propriedade do Estado (dos que o controlam), só pode resultar em totalitarismo. O socialismo"bom" só existe na teoria e no discurso, o real é essa porcaria que vimos mesmo.
Perfeito!
Que dó, quase chorei. Tão bonzinho, tão culto, tão heroico o Zé Dirceu... Vai pra cadeia consolar o Zé, Conti! Fica lá com ele, vocês se merecem!
Nooooossa, perda de tempo, ler uma matéria tão sem sentido,Afff!
Que reportagem ruim, meu Deus! Mal escrita e mal concebida por um jornalista que, das brechas onde se esconde, dispara convicções socialistas que não param em pé. Uma perguntinha a essa sumidade: se o "socialismo real" de socialista nada tinha, onde, afinal, se pode encontrar o socialismo que tanto o anima? Deve ser em sua cabeça...
Ronaldo reclama muito e argumenta pouco. Contra os fatos os argumentos desaparecem.
Svarat, desculpe o fogo amigo. Mesmo assim, mantenha-se calmo.
Svarat, você perdeu completamente a elegância? Caia de pé e com dignidade. É o que lhe resta como altivo membro do Partido Comonisto. O jornalista achou por bem escrever o necrológio polÃtico de J D, ainda que de extremo mau gosto. Democraticamente, haveria de receber vaias e aplausos, estes, poucos, incluindo os seus. Mas sem jamais perder a ternura, por favor.
Ronaldo, que argumento voce apresenta? É o primeiro a agredir, denunciando deficiência de leitura. Não surpreende; tÃpico do total desnorteamento da esquerda.
Svarat, na falta de argumentos, agressões.
Ronaldo, o boçaldo, ataca novamente.
Quem não domina os fundamentos da leitura, deveria se abster de tecer comentários daquilo que obviamente não compreendeu!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > A derrocada de José Dirceu Voltar
Comente este texto