Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aurélio

    ...Com certeza, o nosso querido amigo, Hélio Schwartman, em nome da liberdade e da laicidade, prefere matricular os seus filhos, em escolas, onde o professor ensina às nossas crianças, a dançar funk ao som do Hino Nacional.

    Responda
  2. Rubens MS

    A educação básica pública no Brasil é muito mais tolerante do que essa ampliação da proposta iluminista "civil, laico e gratuito". Civil opõe-se a religioso e militar, mas no Iluminismo a rejeição explícita era ao ensino religioso. A Constituição Federal fala em pluralidade de concepções pedagógicas e admite o ensino religioso facultativo. Não há ataque à República, os colégios militares são prerrogativa legítima. Até o Relatório Pisa identificou a falta de disciplina dos alunos brasileiros.

    Responda
  3. JCarlos

    Considerar que ordem, disciplina, respeito, cultivo patriota e elevado rendimento para crianças e adolescentes constituem um pesadelo é pensamento que exige alguma reflexão. Reflexão que passa desde simples preconceito contra a simbologia militar até o reconhecimento da falência do sistema clássico de ensino. Professores espancados por alunos, drogas circulando pelas escolas e pouco aprendizado constituem o quê ? O despertar do pesadelo ? O sonho da família brasileira ?

    Responda
  4. tempestade

    é um absurdo...um abuso para com o País...será que não vai ter jeito? a saída continua sendo os aeroportos?

    Responda
  5. Patrick

    As escolas públicas devem de fato serem o mais imparciais possíveis, então temos que rever toda a formação da rede pública, porque 90% dos professores rezam a cartilha da esquerda e de um partido em específico, sei disso porque quando garoto nos anos 80 todos os meus professores militavam pela bandeira vermelha e expunham seus comentários dentro da sala de aula, algo que me influenciou a época e certamente isso ocorre ainda hoje nas escolas, felizmente envelheci e vi que o paraíso não é vermelho

    Responda
  6. LUIS O

    Curioso. Será que o nobre jornalista tem os seus filhos em escola publica ou privada? Será que ele seria capaz de colocar os seus rebentos em uma escola onde os alunos entram armados, ameaçam e bate em professores e em colegas, onde usam e vende drogas e tem que tem um nível de civilidade igual ou pior do que aprende lá? Ser utópico para com os outros é fácil, gostaria de ver ele ser com a família dele. A disciplina que os colégios militares ensinam deveriam ser aprendidas em casa.

    Responda
  7. doc lucasm

    Você pede a desmilitarização das polícias e recebe a militarização das escolas.

    Responda
  8. whanaoka

    Existem escolas colégios militares nos EUA e elas não representam nenhuma ameaça à sociedade ou à democracia. Visão do jornalista é míope, preconceituosa e não é neutra! Só quis aparecer, tentando criar uma polêmica que não existe.

    Responda
  9. Edu 3M

    Detalhe q escolas apresentam um desempenho acadêmico superior a média em função da disciplina rígida; além da diminuição dos problemas c tráfico e violência. A dúvida é pq as escolas convencionais não atingem esses mesmos resultados? Alguém entrevistou os alunos p saber o q eles pensam? Os pais? Ouvir somente os demagogos ideológicos é jogar p uma torcida tendenciosa. Tem de saber o q pensam os q vivem essa realidade e q resultados práticos trás p vida dos alunos e da sociedade em geral.

    Responda
  10. Só faltava essa

    Infelizmente é um achômetro sem fim... Fui criado em colégio interno. Na boa. Soube aproveitar o que me ensinaram. Disciplina nunca fez mal a quem quer que seja. Aprovo e muito a intervenção militar nas escolas. É o que anda faltando aos pais e professores: impor a disciplina aos alunos é necessário e importante.

    Responda
  11. analu

    Por outro lado, as melhores pontuações dos alunos em avaliações externas SARESP, ENEM e outras estão estão nestas escolas também, o que demonstra que disciplina é importante para o aproveitamento dos alunos. Nossa sociedade carece muitas vezes de valores que se perderam em escolas públicas devido a zilhões de fatores existentes. Escolas "tendenciosas" sempre existiram em qualquer região sendo pública ou particular, etc...

    Responda
  12. unamirim

    Tenho certeza que o colunista nunca manteve contato com um Colégio Militar. Não conhece a proposta de ensino nem os detalhes disciplinares, apenas opinou em cima de uma noticia de jornal, confundindo disciplina com autoritarismo. Desta maneira é fácil opinar. Comentar, diferente de opinar, parte do pressuposto conhecimento de causa. Disciplina é necessária no lar, na escola, no trânsito, no trabalho etc. ou não?

    Responda
    1. tempestade

      Disciplina vem da compreensão, das explicações claras...da educação...do amor...disciplina forçada...só cria rebeldes....

  13. Viva

    Olha, qualquer coisa é válida para salvar crianças e adolescentes do pior destino possível: uma escola que não ensina. Não há nada pior que isso, ir para a escola e não aprender nada, seja porque a escola não ensina, seja porque os alunos não deixam a escola ensinar, tamanha é a bagunça. Hoje, os jovens sabem que são maioria e que todo o estafe escolar não é suficiente para impedi-los de seja lá o que for. Se eles não quiserem, não tem aula. A militarização, nesse caso, é uma garantia de ensino.

    Responda
  14. dauner

    Ontem ouvi uma reportagem na TV defendo início das aulas apenas às 8.30h .Desculpa de um aborrecente : "Não consigo acordar cedo porque fico até tarde me comunicando nas redes sociais" . Cadê os pais ? "redes sociais" a uma hora da manhã são mais importantes que aula de matemática às 7.30 h? Há uns 15 anos, numa reunião de pais de 1º grau no colégio , um pai disse que o filho não acordava porque "precisava" ver o programa do JÔ. Criança de 10 anos ...

    Responda
  15. Stella

    Me fez lembrar do filme Forrest Gump, em que o protagonista tinha umas limitações intelectuais, mas quando ele foi fazer carreira militar, se saiu muito bem e seus superiores comentavam que ele era um gênio.

    Responda
    1. Stella

      Você não viu o filme, ou não entendeu. O problema da disciplina militar é que pessoas que se acostumam a seguir as ordens sem questionar acabam ficando menos inteligentes.

    2. unamirim

      Viu como a disciplina supera deficiências? Acompanhe os jogos Parapan em Toronto e verás magníficos exemplos de superação.

    3. unamirim

      Viu como a disciplina supera deficiências? Acompanhe os jogos Parapan em Toronto e verás magníficos exemplos de superação.

  16. alexmed

    Eu acho que as escolas públicas devem continuar sendo instituições civis *E* geridas com disciplina marcial. O professor é autoridade em sala de aula e todo ato de insubordinação deve ser penalizado, resguardado o direito a ampla defesa e ao contraditório. Deixar a gestão por conta exclusivamente de militares fatalmente resultará em abusos de autoridade.

    Responda
    1. ACunha

      É perigoso deixar a administração da escola por militares. O perigo é ter um índice de aprovação em vestibulares, sem cursinho, que os façam engolir as palavras. Política de resultados, meu caro. Pesquise o aproveitamento dos alunos dessas escolas.

  17. Carlos-Bauru

    Eu acho que deve ser opcional o colégio militar, mas é um fato que a população quer (tanto que existem vestibulares para ingresso, ante a alta procura) e assim deve ser oferecida. Ademais, o sucesso dos alunos em exames demonstra que a procura é baseada em consequências práticas e não ideológicas. https://br.noticias.yahoo.com/pm-assume-escola-tomada-por-viol%C3%AAncia-e-a-transforma-em-modelo-034449220.html

    Responda
  18. Versailles

    O ensino militar é uma boa alternativa diante da falência total da escola pública. Esta degradou-se ao longo dos tempos com greves, falta de material, roubo de merenda e imposição de ideologias da moda. A Europa e os USA priorizam o ensino fundamental por ser a estrutura do conhecimento e da cidadania. A disciplina e o rigor dos militares são indispensáveis para o jovem se valorizar perante a si mesmo e à sociedade , observando os seus direitos e deveres. Ela complementa a educação dos pais.

    Responda
  19. svarat

    O ideal seria que o próprio sistema de ensino mudasse, se livrasse desses pedagogos, esses "especialistas" em educação, cheios de ideologia e m e r d a na cabeça, assim não precisaríamos escolas geridas pela polícia militar.

    Responda
  20. svarat

    O fato é que o resultado em termos de aprendizado tem sido melhor do que o dessas escolas civis, permissivas e que em vez de ensinar coisas úteis aos alunos, como português, matemática, ciências... ficam enchendo a cabeça dos alunos com ideologia vaga bun da e fracassada, esse marxismo de mesa de bar que povoa a cabeça desses professores de quinta categoria. Aprendizado depende de disciplina, esforço e cobrança, e não dessas baboseiras pós-modernas.

    Responda
  21. JOSELINO

    Incrível que nem os militares militarizaram as escolas, e agora essa novidade que aponta para construção uma mentalidade adestrada. Com a inclusão próximo do ensino religioso doutrinário, teremos na escola o campo minado das disputas por discípulos.

    Responda