Opinião > Medicina envenenada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. hhs

    O editorial nao leva em consideraçao varios estudos realizados pelas entidades medicas que provam que ha uma pessima distribuicao dos medicos no pais- e nao uma reducao do no.- pela ausencia se politicas publicas que VALORIZEM o trabalho medico, com condicoes dignas e remuneracao idem. Politicagem como o "Mais Medicos e Menos Saude" reduziu o no. de medicos que atuam no SUS . Um especialista precisa ter pelo menos mais 3 anos de formacao , reconhecida por seus pares, e nao por burocratas do MS!

    Responda
  2. sgomes

    Essa "Opinião" é de quem mesmo? Isso é jornalismo?

    Responda
  3. Carlos Vieira

    Sr. Articulista, Quanto desinformação. Fiz residência há 35 anos, tenho duas especializações e um mestrado, tudo na UFRJ. Conferir título de especialista ou de mestre/doutor a um residente recém-formado é uma sandice sem par. Como tudo nesse país, nivela-se por baixo, como se o conhecimento fosse artigo de consumo. Pobre população brasileira.

    Responda
  4. JAK

    Raramente vi um editorial tão ruim da FSP, que não opina, fica apenas no muro falando das partes. O que os governantes de plantão estão fazendo beira o ridículo. Que tal o governo assumir a expedição da credencial da OAB?

    Responda
  5. salt

    A medicina não esta envenenada! Quem esta envenenando a população é o PT e seu govêrno que não trata a saúde do brasileiro com a seriedade que merece num ESTADO DE DIREITO! Mais médicos não passa de um programa pífio de transferência de capital para Cuba! Mais especialistas não passará de mais uma mentira pq não se forjam especialistas da noite para o dia! E mais faculdade de medicina formarão péssimos profissionais e a população...!!

    Responda
  6. Dr Antenor

    o Minis-tério da saúde só faz ca-ga-das. Com o Pa-di-lha piorou. Esse Ameba tinha que ter seu registro de médico cassado.

    Responda
  7. Ronaldo

    O CFM é um orgão corporativista. Controlando os resgistros que manter o numero de médicos de certa espcialidade para que a demanda por eles sejam maior do que a oferta de médicos. Isso aconteceu na idade média europeia com roupas e sapatos, onde se controlava o numero de aprendizes das oficianas, para menter tais mercadorias com preço alto. Engraçado nesta hora, muitos médicos liberais, seguidores Adam Smith, são contra a livre concorrência.

    Responda
    1. sgomes

      Ops, cumpanheiro em ação!

    2. Ronaldo

      Caro, oCFm não é corpativista? Não limita o número de médicos? Deixa Miami, volta pra realidade!

    3. salt

      Simplesmente ridículo!! Boa a politíca caótica de saúde deste govêrno tbem caótico!

    4. salt

      Simplesmente ridículo!! Boa a politíca caótica de saúde deste govêrno tbem caótico!

  8. salt

    Este desgovêrno vitaminou uma forma ilegal de atendimento, sem a mínima infra estrutura com o programa mais médicos, repassando dinheiro para a ditadura de Cuba. Agora, os mais especialistas querem simplesmente transf. em especialis ta quem não é,da noite para o dia. A abertura indiscriminada de novas faculdades de medicina, terá como maior impacto médicos mal formados! Precisamos de QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE!

    Responda
    1. Ronaldo

      Você deve ter qualidade com poucos médicos, plano de saúde privado. Mas as pessoas no interior da Bahia, querem é medico, um ou muitos!

  9. Kaoru

    Ministério da Saúde não tem nem competência para autorizar abertura de faculdade de medicina nem para fechar aquelas de má qualidade quem dirá para conferir título de especialista em medicina.

    Responda
    1. lafa

      Triste o conteúdo deste editorial.Este governo culpa a classe medica pela falência da saúde publica e quando suas entidades de classe de forma democrática fazem a defesa das mesmas são criticadas.Lamentável , a folha já viveu melhores momentos.

  10. Kaoru

    Esse editorial é deveras curto e pouco objetivo para falar das divergências entre a classe médica e o Governo Federal. AInda que não ocorra distribuição adequada de médicos no país o Governo erra e muito em decidir assuntos aos quais não tem competência. Título de especialista é conferido por Sociedade da especialidade ou por comprovação de Residência Médica na área com aval da CNRM ( Comissão Nacional de Residência Médica ) do MEC.

    Responda
  11. Fred

    Extremamente triste com esse editorial, estou pensando em cancelar a minha assinarias da FSP. Não duvido que esse editorial tenha sido pago pelo governo federal. Este, demoniza os médicos brasileiro, atribuindo -lhes a culpa pela falta de organização e eficiência do SUS, abre faculdades de medicina de acordo com interesse dos empresários do setor educacional privado , formando , assim , em poucos anos , uma leva de médicos mal capacitados.

    Responda
  12. LUIZ RUIVO FILHO

    O temor da categoria tem seu respaldo para que não ocorra o mesmo que aconteceu em outros segmentos. Lembram? Pois é, tivemos um ex-Presidente agraciado com o título de "Doutor Honoris Causa" apesar de não ter completado o segundo grau. Tivemos também um cidadão, cuja atividade principal e invadir propriedades alheias, agraciado com a "Medalha da Inconfidência". Transformar residentes em especialistas parece arriscado ou não?

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Alemão, tudo bem? Também é minha opinião. Tenha um ótimo fim de semana.

    2. alemão

      é um erro pensar que o CFM e AMB estão contra a sociedade. Pelo contrario,médicos malformados põem em risco a população. Quem atende a população do SUSl? São os médicos mais experientes? os com maior reputação em suas cidades? Não se enganem, vai piorar a formação dos médicos com essa politica de atacado, formação desenfreada de médicos sem formação qualificada. É isto que a FS deveria levar ao debate para a sociedade.

    3. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá rãs, tudo bem? Sob minha ótica nenhuma, portanto indiferente pra mim. Tenha ótimo fim de semana.

    4. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Ronaldo. tudo bem? Obrigado pela sugestão. Desculpe, mas tenho minha prõpria opinião. Desejo um ótimo fim de semana. Saudações cordiais.

    5. Ronaldo

      Caro Luiz, recomendo que leia A Riqueza das Nações de Adam Smith e o Discurso Economicos de Londres do Marques de Pombal. Veras que o ataque de Smtim as corporações de oficio contrariam seus argumentos e a defesa de Pombal do monopólio comercial sobre o Brasil coincidem com seus argumentos. Saudações cordiais.

    6. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Ronaldo, tudo bem? Não se trata de corporativismo, mas de um órgão regulador do exercício da profissão visando seu aprimoramento. Cito como exemplo a OAB que, através do exame da ordem, reprova mais de mil "diplomados bacharéis em Direito" porque não têm capacidade para exercer-la. Note que são profissões intimamente ligadas à vida, liberdades de locomoção, de expressão, de sucessão, de propriedade e tantos outros inerentes ao cotidiano do ser humano. Tenha ótimo fim de semana.

    7. Ronaldo

      Arriscado é manter um orgão corporativista como o CFM para regular a formação médica. Foi assim na Idade média, Adam Smith escreveu que as corporações de oficio regulavam a quantidade produzida de roupas e calçados, bem como de aprendizes do ofícios. Tudo para não ter concorrênica.

    8. rãs

      qual é a relação entre títulos honoríficos, e titulação acadêmica ou registro de exercício profissional? completamente fora de tópico.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.