Ciência > Arqueólogos encontram vestígios de 'chacina neolítica' na Alemanha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Valtinho

    Sobre Rousseau, é preciso dizer que o bom selvagem, em rigor, era ele mesmo, que assim se defendia dos ataques morais que vivia recebendo. Foi o jeito que encontrou de dizer que os homens seriam bons por natureza, mas corrompidos em sociedades, como ele próprio teria sido. Sobre a matéria, a ideia que mais está de acordo com a descoberta é a de Hobbes, mas também tem a ver com os seus argumentos para que individualistas vivessem em comunidades, isto é, na Commonwealth.

    Responda
  2. jrs

    Somente com o comunismo e uma maior tolerância penal que o homem pode mudar sua essência e se recuperar.

    Responda
    1. LC

      É sério? Você realmente acredita nisso?

    2. Daniel

      Viaja não, essa é ideia mais sem noção que já li nestes comentários...

  3. Dewey

    Os europeus têm p-avor da perspectiva de que seus ancestrais tenham praticado o c-anibalismo. Muitos sustentam que a prática não era incomum mesmo nos séculos 12 e 13 quando o império romano se esfacelou e os meios de produção de alimentos foram perdidos em muitas regiões do continente. Alguns dizem que surgiu daí a prática da mão e contramão, pois quem caminhava solitário em terras estranhas nunca sabia das intenções daqueles com os quais eles cruzavam na estrada. Somos proteínas em movimento.

    Responda
  4. Paulo

    A essência humana nunca mudou. O que mudou é a técnica, as armas. Hoje os humanos exterminam outros por tomarem seus empregos, seu salário, o que é seu de direito. A situação piora quando o espaço diminui , não é suficiente para todos. Em suma, nada mudou.

    Responda
    1. tersiog

      Gabriel Quem pode dizer que naquele tempo isso era tolerado? Obviamente havia algum senso de moralidade entre os primitivos, pois do contrário o homem já estaria extinto há muito tempo. Ou seja, o Paulo tem razão, nada mudou como dizia o cantor Leo Jaime

    2. gabriel braga farhat

      Discordo, sinceramente, que nada tenha mudado. O que antes era tolerado como natural, hoje é estarrecedor e beira o inacreditável. Basta analisar o histórico da escravidão; legal há pouco mais de cem anos no Brasil e hoje absolutamente impensável. E o que dizer das lutas de gladiadores até a morte em Roma, sendo assistidas por uma arena lotada? E quando eram devorados por leões então? A humanidade ainda comete a trocidades (vide Estado Islâmico), mas evolui com certeza!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.