Samuel Pessoa > As panelas de Antonio Prata Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Quem defende a atuação deste governo, só pode ser alienado, aloprado ou deve receber algum tipo de benesse do planalto central para fazer seus comentários extremamente parciais em um jornal privado, o qual para indignação de muitos, se permite a tal prática. Está claro que o Sr. Antônio Prata se encaixa em todas as premissas acima, caso contrário não lutaria contra o óbvio de um governo corrupto e incopetente.
Curiosamente o colunista nem tocou no assunto metrolão... Também não falou nada do mensalão tu c ano. Será que ele se esqueceu da manobra jurÃdica para tirar o caso do supremo e voltar para a justiça comum, começando tudo de novo? Ele faz a alegria dos bo b os....
Gosto muito do Antonio Prata quando ele escreve sobre o cotidiano, sem permear com polÃtica. Quando o faz, perde seu brilho intelectual, que tem um importante DNA.
O autor deste texto possui um "dosômetro" de corrupção que indica o vulto da corrupção. Esta é maior, esta é menor e , portanto, desculpável. Além disso , gosta de usar a palavra "suposta", que aparece com grande frequência no noticiário policial ...
Em nenhum momento o articulista nega que houve corrupção no governo do presidente tucano e limita-se a usar a palavra "suposta". Ora, corrupção é corrupção e comparar o tamanho das corrupções e dizer que a outra, a tucana, não é corrupção por ser menor é que é desonestidade intelectual. Menos, professor, muito menos!!! Pra finalizar: "suposta" é aquela palavra que aparece sempre nas páginas do noticiário policial apontando alguém, que de suposto nada tem.
Perfeito, desonestidade intelectual é um termo bem aplicado ao referido texto do Sr. Prata.
Segundo a visão deste colunista, as falcatruas do governo atual são maiores do que do governo thucano, logo, ela merece mais destaque e protestos. Para as pessoas corretas desvio é desvio, roubo é roubo, independentemente da dosimetria e do teor da corrupção. Portanto, é dever falar do trainsalao, metrosalao e mensalao mineiro, sim senhor!
Conseguiu inocentar até o Eduardo Jorge. A privataria também é ficção?
Parabéns, Samuel! A desonestidade intelectual de Prata foi mesmo nauseante.
AlexD cuida da retaguarda de Antônio Prata enquanto esse está de licença! Ninguém precisa comentar...nem levar a sério!
Muito bom!
Os fanáticos da esquerda, como Prata, se agarram aos escândalos onde aparecem o nome do partido inimigo e levantam defuntos da era efeagace para não discutir os escândalos do atual governo. Ofendem nossa inteligência, pois seria preciso acreditar que o ministério público, os tribunais e a polÃcia de todo o paÃs atuassem abertamente pelo partido inimigo. Nem criança acredita numa história dessas. Mas o fanatismo não conhece limites. Ultrapassa até os dos contos infantis e da própia lógica.
As acusações do Prata não têm o menor sentido, sobretudo quando comparadas com os mal feitos do PT. Primeiro, o chamado trensalão de São Paulo não envolveu os polÃticos do PSDB, ficando restrito a alguns dirigentes da empresa; nomear como mensalão do PSDB a acusação feita ao Azeredo de que usou recursos públicos para sua eleição, é outro absurdo, pois difere, completamente, do processo usado pelo mensalão do PT;
Realmente,F H C comprou votos , como tudo indica, para aprovar a reeleição e ficar mais quatro anos no poder.Isto foi uma aberração contra nova constituição.Mas, convenhamos, há uma assimetria nas crÃticas do Ph T. Os pe tistas retiraram a maioria dos nomes de ruas com personagens da revo lução de 6 4. Sentiram incômodos e mudaram nome de ruas.Assimetria é criticar o F H C e lá se foram doze anos e nada fizeram p/reduzir mandato presidencial para quatro anos. Haja cin.ismo e contradição...
É uma tolice dizer que FHC comprou votos, como tudo indica, para aprovar a reeleição por mais quatro anos. O FHC tinha 80% dos Congressistas apoiando seu governo e, além disso, todo mundo concorda que suas qualidades pessoais, educado e sedutor, além de ser o verdadeiro estadista deste pais, dispensavam-lhe a compra de votos.
Não aceitar que existe sim uma diferença de tratamento é tão grave quanto a realidade dos fatos. Ambos partidos são lados de uma mesma moeda... Com o eterno P.M.DB, de fiel da balança. São vampiros da nação, dependentes do poder. Insistir com eles, não abrir logo o caminho para um terceira via, é desejar que o Brasil continue como sempre... O paÃs de um futuro que não chega nunca.
As falhas são explÃcitas assim, mas nem mesmo o partido mais interessado no poder há treze anos, nem mesmo deputados e senadores desse partido, nem mesmo nove ministros indicados pelo partido no STF são capazes de tomarem providências formais contra - frise-se - falhas tão explÃcitas assim? Acho que urge mais abrir uma investigação por que os citados não tomaram qualquer providência até hoje contra falhas e fatos tão explÃcitas e graves assim, ao invés de ficarem reclamando da imprensa.
Gostaria de um debate aberto com o ilustre professor... talvez também por "desonestidade intelectual", ele suprime em seu texto que o antigo PGR, ficou nacionalmente conhecido como Engavetador Geral da União. Também suprime em seu texto que o Mensalão Mineiro sofre com as brechas da lei, como por exemplo renuncia de mandato, as vésperas de julgamento. Se esquece tb de que Alston, Siemens, já foram condenadas na Alemanha e Suiça, e que no Brasil, o processo ficou esquecido na gaveta por 3 anos...
Tenho medo da policia de Sao Paulo e do Eduardo Cunha.
Discordo do professor Samuel Pessoa. Não há neutralidade no processo de investigação. Não é crÃvel acreditar que somente os procuradores e delegados que apuram os escândalos dos governos petistas é que tenham capacidade de investigação. A exclusão de agentes polÃticos da oposição nas investigações sem fundamentos, reforçam a ideia de aparelhamento politico da justiça e das forças de investigaçãp.
Seu comentário não tem lógica nenhuma. Te ocorre que talvez não haja agentes polÃticos da oposição envolvidos em escândalos? Vc não se conforma com o fato do partido "puro" ser uma quadrilha que institucionalizou a corrupção no estado. O Seu partido é o partido do "pixuleco".
"Aparelhamento da justiça"? Mas feito por quem? Em 2016 o partido que esta no poder terá indicado dez dos onze ministros do supremo...
Vive-se no Império da Medi(L)cridade, onde tudo cabe nas teorias medÃocres, com contorcionismos exóticos - só não se explica o obvio 'lulante' ...
Desonestidade intelectual? Casos do PSDB investigados são raros e sim, sem o rigor da lei. Vários casos tucanos em varias esferas com pedidos 'à perder de vista', esquecidos em gavetas, prescritos(!) etc. Voces da mÃdia deixam de informar que muitos casos que são associados à esfera Federal são atribuições de estados e municÃpios. Conveniente 'esquecimento'. Mais tempo de governo esta o Alckmin quebrando nosso estado, sucateando nossa infraestrutura, acabando com a NOSSA agua. Honestamente..?
Deixa ver se entendi: as falhas são explÃcitas assim, mas nem mesmo o partido mais interessado no poder há treze anos, nem mesmo deputados e senadores desse partido, nem mesmo nove ministros indicados pelo partido no STF são capazes de tomarem providências formais contra - frise-se - falhas tão explÃcitas assim? Acho que urge mais abrir uma investigação por que os citados não tomaram qualquer providência até hoje contra falhas e fatos - relembremos - tão explÃcitas e graves assim.
Corrupção é corrupção senhor Samuel e não importa a cor partidária! O seu partido comprou votos no congresso nacional descaradamente p/ a reeleição do senhor FHC! E isso é fato!
E onde voces estavam na época que não fizeram nada a respeito? Agora só ficam revirando defunto para não dar o braço a torcer.
Quem estabeleceu esse "fato"? Isso é mitologia petista. Ficam repetindo a mesma história: a do "engavetador geral da república", a do "Fernando Henrique quebrou o paÃs três vezes" (na verdade, ele salvou...), a da "herança maldita", a da "privataria tucana", etc, etc... E por que o PT não reverteu as privatizações e agora, depois de muito roubá-la, quer privatizar parte da Petrobrás a preço de banana? A outra história é essa da compra de votos... Por que não conseguem provar? São perseguidinhos.
O mensalão mineiro parado por falta de juiz e SP afirma que "O Ministério Público e a PolÃcia Federal são instituições do Estado brasileiro que gozam de independência funcional"...O colunista (e fÃsico) ignorou a lógica ao tentar passar a ideia,em tÃpico discurso de cabo eleitoral,de que todo polÃtico tuc ano é honesto. FHC se comporta da mesma forma ilógica. No inÃcio,negou a compra dos votos. Diante das evidências,mudou o discurso dizendo que não foi ele e nem o P$DB. Então,quem foi? O PeTe?
Argumentum ad hominem. Os governos podem durar algumas décadas, mas passam. Já os jornais e os jornalistas estarão sempre por aÃ. Os historiadores idem. Os pesquisadores e acadêmicos, também. Sempre ancorados na realidade, são estes que vão dizer quem foi o que para as gerações futuras e não as falácias utilizadas para tentar justificar o injustificável.
É evidente que sim... Se o PT não comprou os votos, como costuma fazer, então inventou a história, mentiu, outra de suas especialidades.
Como todo "meio intelectual, meio de esquerda" Antonio Prata "meio que defende, meio que ataca". Ataca as panelas pq não tem como defender a corrupção promovida e orquestrada pelo seu partido preferido. Defende o governo contra o "golpe" pq sabe que o impeachment é inevitável. "E fala demais pq não tem nada a dizer."
Se faltou imparcialidade do P rata, o mesmo faltou para o S amuel...acredito que hoje o PeTe e o PeeSeDeBe, com suas ações e atitudes são indefensáveis!!!
Mais uma vez viva a hipo-cri-sia nacional.Quer dizer que a tese de que os nossos la-dr/ões são melhores que os seus é mesmo uma tese de defesa daqueles que são con-tra o governo atual.Bom! deste os 10 mandamentos, a definição do er-rado é objetiva,ou seja, 5º mandamento "não ma-t ar" , artigo 121, do CPB "m a/tar alguém".Desse modo,o colunista, quer primeiro olhar quem é o autor do delito, para depois tratar do er-ro.Pergunto:Se não fosse o G. Brin-deiro, o PGR da época, como seria essa coluna.
Lá vem essa história de "engavetador geral da república"... Pô, inventa outra, essa mitologia ficou velha. Vocês já saquearam a Petrobrás, já arruinaram o setor elétrico, já trouxeram desemprego e desespero a milhões de trabalhadores, e ainda ficam repetindo isso. As besteiras que o Lula diz passam a ser verdades eternas. Vade retro!
Cutucou vespeiro,Samuel.O PGR-SP, Rodrigo de Grandis, engavetou por 3 anos pedido de informações do MP suÃço sobre o caso Alstom do metrô SP. A tal ponto de ter classificado no Brasil como "crime perfeito", vez que em outros paÃses a justiça puniu os responsáveis. Aqui, tuc anos usufruem impunes 20 anos de corrupção em licitações fraudulentas ou pela falta delas em aditivos contratuais viciados.E a venda de dólares (Cacciola) ao Marka e FCindam? Logo,PF e MP não são politicamente isolados.
Alucinou na conspiração...
É que esse pessoal da esquerda, que sempre foi pet ista, age na polÃtica como fundamentalistas religiosos. O pete e o socialismo são, para eles, um princÃpio inquestionável, um fundamento acima da crÃtica e dos fatos. Simplesmente não se conformam com a derrocada moral, gerencial e econômica do governo pet ista, então ficam com esses diversionismos, buscando desculpas e bodes expiatórios, patrulhando o protesto dos outros, porque não encontram argumentos para defender o pete diretamente.
Samuel...acredito que temos que superar esta dicotomia PSDB-PT, que se foi iniciada pelo PT, esta sendo mantida pela mÃdia, com um resultado ruim para a sociedade brasileira. Samuel, sei que não és inocente, para acreditar que um partido que esta a mais de 20 anos no poder de um estado, não tenha cometido nenhum malfeito...e que de alguma forma como o PT, trouxe resultados Ãnfimos para a sociedade brasileira e paulista! E corrupção é corrupção, independente do volume ou de que pratica!
No caso do transitado em julgado do Mensalão, havia na corte vários ministros indicados pelo PT (Lula e Dilma). Prata, Singer, Frei Beto, Buarque, todos não se conformam de terem passado recibo de otários por defender ter estado a serviço do PT, quando ainda achavam Lula uma espécie de Lincoln, Roosevelt ou Churchil. Esses intelectuais ainda rastejam, ciscam, cacarejam em busca de argumentos para defender "o que não tem governo, o que não tem vergonha, o que não faz sentido".
Coitado do colunista! Não conhece a história do paÃs em q vive e defende descaradamente corrupção dos seus. É burrice ou partidarismo?
Gutto, "paladino das letras, verbos e expressões", se vc entendeu que o artigo do A. Prata, com sua falacia e argumentos de pesos distintos, era um texto de qualidade a culpa não é sua. Vc é apenas um diagnóstico do sistema educacional brasileiro... Vai ler um gibi, com muitos balõezinho e figurinhas...
não concordo com o colunista, quero que todos sejam investigados, mas, até agora está sendo utilizada uma estratégia de só investigar um lado, que todos nós sabemos sempre viveu de saquear o paÃs! prisão para todos!
Como diz uma música do Legião Urbana..."Todos têm, todos têm. Suas próprias razões.." e caro colunistas aparentemente todos também tem um lado.
Mas desonestidade, de toda a espécie, é a marca da petra.lhada.
O tal Prata, pra completar a linha da delinquência moral e intelectual, ainda chamou todo mundo que bate panela de bur-ro. O jornal deixou, mas cortou o comentário de quem, como eu, revidou com o mesmo adjetivo...
Excelente artigo! A desonestidade intelectual de A. Prata em sua coluna de domingo passado foi clara.. Só não percebeu isto quem não sabe ler...
Se existem tucanos culpados e não julgados, há petistas incompetentes que não conseguem julgá-los, é a única explicação. Se as coisas são feitas assim, partidariamente, onde estão os petistas que deveriam por em cana os malvados tucanos? Essa história é de uma inconsistência absoluta... Tudo isso é um argumento vazio do PT para espalhar a sujeira que eles mesmos fizeram.
Acho q VC é q não sabe ler. Os argumentos trazidos por Pessoa são contraditórios. O Petrolão foi julgado? Já transitou em Julgado? A retórica do atual colunista é pobre por excelência, amenizando corrupções comprovadas e não julgadas, além de se um strar deselegante com um colega. Sobre o texto de Prata, ele apenas reflete um sentimento claro entre os paneleiros, a indignação seletiva, passando a mão na cabeça dos casos de corrupção tukannos.
Prata +JF = sofismas para defender o indefensável.
Perfeito, Samuel. Desonestidade intelectual é marca registrada deste colunista militante e do partido que ele defende com unhas e dentes.
Desonestidade intelectual é comparar valores com o ato polÃtico de se alterar a Constituição em benefÃcio próprio. A Constituição tem preço, SP?
SPessoa poderia tentar explicar razões pelas quais o mensalão mineiro, anterior ao petista, se encontra parado por falta de juiz. O mensalão petista durou pouco mais de 2 anos já foi julgado e os réus condenados. O caso do metrô SP tem 20 anos e, pasme, não encontrou nenhum polÃtico tuc ano envolvido. Finalmente,não se trata de comparar a quantidade de valores do petrolão e mensalão com a compra de votos, mas o que se fez à Constituição. Isso não é só desonestidade intelectual do colunista.
Os aprovados no MP e na PF,como nas carreiras mais concorridas das universidades públicas,são de estudantes de famÃlias de nÃvel econômico cujo perfil polÃtico está em conformidade com a ideologia tuc ana.Esses cidadãos mantêm o status quo social e polÃtico,de forma consciente ou não.O colunista e fÃsico poderia explicar o único caso monopolar que se conhece, do metrô SP que se arrasta por 20 anos sob vistas complacentes do MP, PF, PGE, STF, governadores. Este processo só tem o polo cor ruptor!
Concordo com Samuel Pessoa. Antonio Prata foi desonesto, querendo se mostrar justo. É bom lembrar que não havia uma única faixa contra a corrupção nas passeatas favoráveis ao PT e ao governo. Isso num momento em que só a Camargo Correa está devolvendo 800 milhões aos cofres públicos. Será que a empresa está fazendo isso por mera perseguição?
Será que que somente candidatos da direita conseguem ser aprovados nos concursos públicos ...? A pergunta de Samuel revela total desconhecimento sobre a natureza do estado e suas instituições, independentemente da transparência dos concursos públicos: a sua função é a manutenção e reprodução do statu-quo social existente, que os governos petes de alguma forma ameaçam. O jornalista acusa Antonio de desonestidade intelectual, mostrando ele mesmo improbidade.
Nestor, ao seu dispor (do pete, claro).
E a conclusão a qual nos leva do Nestor é que MPF e etc, para manter o statu quo, prendem la.drões. Que o bom é mudarmos o statu quo para poder os manter livres. Grande Nestor!
Uau, a vulgata pós-estruturalista inundando a seção de comentários! Por essa "lógica" aÃ, temos que "democratizar" o Estado com medidas do tipo: cotas sociais, raciais e ideológicas no serviço público a fim de garantir a participação de todos (desculpem, de tod@s). Kkkkkk, imaginem as consequências! Daria farto material para uma nova distopia, a la Orwell ou Huxley.
A única ameaça que percebemos deste partido, é ao bolso do contribuinte trabalhador!
E por falar em desonestidade intelectual! (ironizando!)
SAMOEL PESSOA, cara! vc escreve bem, passa, a nós, lnsigne leitores da FOLHA , conhecimento e coragem para desmascarar o talzinho " antonio prata" que meu micro se recusa em escrever em letras MAIÚSCULA, dado a "pequenez" do "pratinha", tadinho !!!
Pessoa, não concordo com seu ponto de vista, acho que o Prata fez uma reflexão em sua coluna pertinente, porque temos morosidade tão grande para investigação dos polÃticos e governo do psdb???? Como pode o metro da linha amarela ainda não estar pronto??? Pessoa acredito que seu ataque a estas reflexões e ao debate é um desserviço intelectual!!! Viva o debate, a democracia e a reflexão!
É dificil para quem vota e gosta do pesedebe entender porque a maior parte dos eleitores não aceita quando não se investiga os atos do governo pesedebe. O que fica parecendo? é no mÃnimo esquisito juizes e procuradores nunca terem investigado nem punido nem julgado nenhum escandalo dos governos pesedebe. O Prata tem razão.
Pessôa, nos poupe ! Quem indicou um filiado para a direção da PF? Quem nomeou um procurador geral primo do seu vice ? Quem reconduziu o procurador , mesmo quando foi um dos menos votados da lista ?
E quem protagonizou o maior assalto de todos os tempos e agora quer privatizar (sim, privatizar!) a BR Distribuidora (leia-se Petrobrás) a preço de banana? Quem arruinou o setor elétrico? Quem atacou o Tesouro com repasses ao BNDEs para que este emprestasse dinheiro subsidiado a grandes empresários amigos e a ditaduras falidas? Quem passou a mão companheira nos fundos de pensão? Os "crimes" que você atribui a FHC - nomeações, listas, primos - são ilações infantis, suspeitas de beicinho...
Que bom ler gente que tem memória. O colunista chega a ser irresponsável ao ignorar o passado de corrupção tantas vezes abafado por PF e PGR. Pessoa, hj temos instituições independentes. Naquela época a ordem era varrer para debaixo do tapete. Isso é fato, não é apenas uma opinião.
Celia, as condenações aconteceram depois de amplas e custosas defesas. Sua retórica é que tem zero de honestidade. Prenda-se à s contravenções. Você negaria que elas aconteceram e afirma que os indiciamentos e os julgamentos decorreram de manobras polÃticas? O grande-chefe do pTê também disse isso, mas a falta de honestidade do autor agrediu o código penal, além de estraçalhar a ética.
Luccas, por falar em lógica o artigo do Samuel não fez jus ao seu diploma em FÃsica ( a observação da natureza). Está mais para discurso de cabo eleitoral do P$DB.
Celiavasconcelos, não agrida a lógica tentando defender o pTê, o partido polÃtico que protagonizou o maior desvio de dinheiro do povo em toda a nossa história. Quem indicou, quem nomeou são irrelevâncias diante das condenações, as quais, aconteceram depois de amplas e custosas defesas. Sua retórica também configura desonestidade intelectual. Prenda-se à s contravenções cometidas. Você nega que elas aconteceram e afirma que os indiciamentos e os julgamentos decorreram de manobras polÃticas?
Não foi permitido eu terminar o comentário. Continuarei tentanto.
Celiavasconcelos, não agrida a lógica tentando defender o pTê, o partido polÃtico que protagonizou o maior rroubo de dinheiro do povo em toda a nossa história. Quem indicou, quem nomeou
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > As panelas de Antonio Prata Voltar
Comente este texto