Opinião > Mosquitos da discórdia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Andrade

    Ao contrário do que o texto afirma, todos os países que dispõem de uma agência de avaliação de riscos de OGMs (a CTNBio é a agência brasileira) têm um protocolo bem estabelecido para avaliar os transgênicos que se aplica a absolutamente todo e qualquer organismo geneticamente modificado. O que pode ser mais restritivo é a lista de perguntas pré-formatadas que está disponível em alguma parte dos seus regulatórios. As perguntas que faltam na lista SERÃO SEMPRE FEITAS nesta sistemática.

    Responda
  2. WOLF

    Garanto que se o mos quito fosse desenvolvido em Cuba já estaria liberado pelo programa Meus Insetos Minha vida.

    Responda
  3. imho

    A Anvisa, aparelhada pela coligação que está no poder, alimenta-se com a burocracia - está muito mais inflada e mais ineficiente. Está na hora de deixar a arrogância de lado, fazer seu mea culpa, cortar na carne e agilizar processos.

    Responda
  4. Dewey

    Não se deve taxar quem questiona as novas tecnologias de bitolados enrustidos, porque uma vez que um organismo modificado geneticamente é introduzido na natureza, o processo é irreversível. O mosquitão da Oxitec possui fragmentos de proteínas do virus da herpes, da E. coli, coral e repolho, conhecido como OX513A. E se alguém for mordido por esse OMG? No Havaí já foi descoberto que nem todos os OMG soltos lá são machos que não picam. Um gen estranho no organismo humano pode causar mutações.

    Responda
    1. Paulo Andrade

      Concordo que não é correto taxar todos os que se opõem a uma nova tecnologia de bitolados: a percepção do risco é formada por um conjunto complexo de elementos, que envolve o preconceito, mas muitas outras coisas. Entretanto, um país toma decisões pela aplicação do método de avaliação de risco, e não apenas nas conjecturas da percepção do risco. Assim, o mosquito da Oxitec e todos os demais transgênicos que foram avaliados pela CTNBio passaram pelo crivo metodológico da avaliação de risco.

    2. Dewey

      Se você recebe fragmentos de vírus todo dia na sua corrente sanguínea e continua vivo então e um caso que a ciência deveria estudar.

    3. rãs

      um pouco alarmista. temos genes estranhos de virus, bactérias e o escambau dentro do nosso organismo o tempo todo. introduzir pedações de genes em células e fazer com que continuem viáveis, é bastante difícil até quando é esta a intenção. é o caso de monitorar, mas não é razão prá deixar de soltar os mosquitos. o problema real de saúde pública é muito mais relevante que as suposições levantadas.

  5. rufino

    É o medo do desconhecido, o conhecimento, misturado com a burocracia do governo picuinha

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.