Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celo

    "O PeTe não faz alianças, recruta súditos ou sócios". Parabéns Elio!

    Responda
  2. nunes

    A hvaca tá no brejo, atoladona, sabe-se lá se conseguirá desatolar, tá difícil mais por falta de competência porque o país continua com potencial impressionante, o Brasil é incrivelmente bacana, a incompetência do atual desgoverno é incrivelmente gigantesca, sabe-se lá onde esta incompetência vai dar, é obscuro como conseguem ser tão ruins.

    Responda
  3. TFC

    Esse bunker não tem sucursal em SP?

    Responda
  4. Rochalo

    Acho até que a presidenta não fica, contudo, querer nos fazer crer que somos mais 55 milhões tolos(alguns até são em qualquer partido) que votamos na drilma porque ela faltou com a verdade, todo mundo mente na eleição. Preferimos drilma ao aercio e ao modo de governar do pessedeb que aqueles q. se lembram do periodo efehce sentem frio no estomago e que o aercio ameaçou retornar até chamando arminio fraga. Se ela fica no governo não se sabe mas tratar o eleitor como bobo como querem fazer crer ?

    Responda
    1. nunes

      A democracia foi jogada no hlixo com o mensalão e o petro lão, além disto é impossível um democrata idolatrar aqueles ditadores cubanos e apoiar a ditadura que está sendo implantada na Venezuela, tem treta neste angu.

  5. Xô bolivarianos

    Essa é a tônica do desgoverno corrupto/incompetente/intervencionista/ideologicamente retrógrado/autoritário/populista dos comunas bolivarianos: corrupção, irresponsabilidade fiscal e aumento/criação de impostos. Quando assumiram, no fatídico ano de 2003, a arrecadação pública correspondia a 28% do PIB; hoje, a 40%. Contudo, educação, saúde, segurança, transporte público, infraestrutura continuam a mesma coisa, i.e., uma droga. Além disso, a dívida pública é de 80% do PIB.

    Responda
  6. jose

    E escolhe como suditos os aproveitadores e como sócios os la drões.Mensalão e petrolão mostram esta vocação para escolhas erradas sem no entanto prejudicar que os p tistas se locupletem não é mesmo zédirceu?

    Responda
  7. Farol

    Essa frase é lapidar, vale todo o artigo e ainda explica o aspecto central de nossa crise política: "O PT não faz alianças, recrutas súditos ou sócios". Elio Gaspari bem que podia explicar ao Janio de Freitas que a "doutora" Dilma não criou a crise econômica, mas alimentou-a, ignorou-a e agora diz que "talvez" tenha errado. Nada disso é culpa do Levy: ajuste fiscal é necessidade, não opção, a não ser que se queira conviver com inflação e estagnação.

    Responda
  8. lapanagio

    Caro Gaspari, a diferença é que naquela época a "culpa" era dos judeus, e no Brasil o PT diz que é do FHC.

    Responda
  9. jorginho

    e o pior de tudo: para aquietar/calar/comprar o congresso, lá se vão 500 milhoes, nossos, do dinheiro arrecadado dos impostos escorchantes deste pais. Nunca antes na historia deste pais........

    Responda
    1. Rochalo

      Acho até que a presidenta não fica, contudo, querer nos fazer crer que somos mais 55 milhões tolos(alguns até são em qualquer partido) que votamos na drilma porque ela faltou com a verdade, todo mundo mente na eleição. Preferimos drilma ao aercio e ao modo de governar do pessedeb que aqueles q. se lembram do periodo efehce sentem frio no estomago e que o aercio ameaçou retornar até chamando arminio fraga. Se ela fica no governo não se sabe mas tratar o eleitor como bobo como querem fazer crer ?

  10. jorginho

    por mim, e por 90% dos brasileiros ela sai, aliás, não devia nem ter vindo.

    Responda
  11. Trindade

    Texto de grandeza. Esse jornalista deveria ser convidado a dar uma aula magna ao Concresso Nacional e Palácio do Planalto, sem o ego.

    Responda
  12. zekawasaki

    Que ela tenha um gesto de grandeza, mesmo que seja o único e o último!!!

    Responda
    1. Galileu

      Nunca entendi como episódios realmente grotescos, como a compra de votos para a reeleição de FHC, a privataria do mesmo FHC, o mensalão mineiro, o caso dos trens em São Paulo são completamente esquecidos por, praticamente, TODA a imprensa; não se fala mais nisso e assunto encerrado. Até quando ?

  13. Rìbào

    E o Gigante Envenenado acordou cantarolando ! ~~ Mainha rainha saiii di miim ! Sem tua vortaaa ! Leve painho tambenhiii ! ... ~~

    Responda
  14. Peter J

    A mo rte de Bormann continua coberta de mis tério. Só foi confirmada décadas após o fim da gue rra quando por mera coincidência acharam seu suposto es queleto.

    Responda
  15. Rosi

    Desculpe-me a Presidente e seus eleitores mas independente de quaisquer questões que estejam nas capas dos jornais do país, a incompetência é a marca maior desse governo. Gestão nota zero. Como assim, a Presidente não tinha noção da gravidade da situação?????

    Responda
    1. jorginho

      ela não tinha noção porque, simplesmente ela vive na terra de Alice no pais das Maravilhas, cercada de puxa sacos e baba ovos

  16. Digosam

    Texto esclarecedor. O p/t pagou aos seus súditos na esfera política com o mensalão, petrolão para votarem quietos.Os sócios que foram inicialmente os financiadores de campanha e favorecidos pela política do bolsa bndes, desoneração tributária para os amigos do rei e sobre preços em licitações. Não construiu alianças.Agora será engolido pelas alianças momentâneas porque passou a ser o inimigo em comum de todos os outros. Agora reflitam,URSS e USA eram contra o 3°reich e depois veio a guerra fria!

    Responda
  17. Guriatã

    Obviamente não existe bunker nenhum,o executivo tem que negociar com o congresso,o que anda fazendo até demais,devido aos amigos inimigos, como parte do PMDB,considerar o jornalismo irresponsável e inconsequente que levou um pito de um de seus oráculos,Setúbal e claro, avaliar e ponderar as vozes das ruas.

    Responda
    1. Viva

      "o executivo tem que negociar com o congresso,o que anda fazendo até demais". Notaram o tom de desgosto? O executivo "tem que"... E ainda completa: "o que anda fazendo até demais"... Não é inexperiência parlamentar o mal da Dilma, é desprezo pela democracia mesmo. Não fosse isso, ela teria feito uma carreira política ao invés de uma carreira na guerrilha e, depois, na bajulação ao chefe. Democracia para o PT é um estorvo, um empecilho do qual é preciso desviar-se. É um "tem que" sempre "demais".

  18. Marcos RS

    Esse ótimo texto encheu-me de esperança quanto ao final do que aconteceu dentro do bunker alemão. Metaforicamente falando, como seria bom se acontecessem sui.cídio e mor.te no reduto do Planalto. Em 1945 já estavam nas ruas, acima do esconderijo, os russos que invadiram Berlim. Aqui, temos nas ruas o desemprego, a inflação, a insegurança, a saúde e educação precárias e as passeatas sem patrocínio daqueles que desejam um país melhor. Quem sabe a história não se repete?

    Responda
    1. ze guilherme

      Nossa, que psicopatia, hein reaça!?!

  19. ARN CARVALHO

    Excelente analogia

    Responda
  20. Krüger

    À beira do Lago Paranoá, o Alvorada é um senhor Bunker com uma vista fantástica, para não falar no amplo espaço. A atual inquilina deveria fazer um mínimo de esforço para tentar fazer valer seu contrato de aluguel até o final. Entretanto, por vício ou prazer, ela cuida de engrossar as fileiras de quem acha que o contrato já caducou, como a própria dona!

    Responda
  21. leitor

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.