Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. celiavasconcelos

    Frannz, um mínimo de inteligência é necessário ao debate. Quando se investe na educação, o maior gasto , claro e lógico, que é com pessoal. Quando se investe em pesquisa ,o maior gasto é com pessoal. Quando se investe em saúde , o maior gasto é com pessoal.Quando se disponibiliza o aparelho judiciário, a maior parte é gasto de pessoal. Quando vc fala em 75% dos gastos são com mão de obra, são investimentos para essas áreas. Antes de postar estude mais um pouco.

    Responda
    1. Maria

      Investimento em educação? Ainda bem que tem gente que acredita.

  2. celiavasconcelos

    Frannz, um mínimo de inteligência é necessário ao debate. Quando se investe na educação, o maior gasto , claro e lógico, que é com pessoal. Quando se investe em pesquisa ,o maior gasto é com pessoal. Quando se investe em saúde , o maior gasto é com pessoal.Quando se disponibiliza o aparelho judiciário, a maior parte é gasto de pessoal. Quando vc fala em 75% dos gastos são com mão de obra, são investimentos para essas áreas. Antes de postar estude mais um pouco.

    Responda
  3. Fundamental

    E para não frustrar correligionários na corrida com os aliados, na ultima hora criavam ainda os adjuntos. Mais e mais funções desnecessárias nessa cantilena. Pode passar a régua e tirar todos os apadrinhados, os servidores que trabalham, de fato, no dia a dia agradecerão.

    Responda
  4. leitor

    A Bolha Petista estourou ! Agora caímos na real !

    Responda
  5. svarat

    Mas o que é que se poderia esperar de um governo do pete? O pete é um partido de esquerda e, como sabemos, a principal característica de partidos de esquerda é o estatismo, o aumento do tamanho e da atividade e influência do Estado na sociedade e na economia, aumento do número de funcionários públicos, essa é a natureza da esquerda.Surpreendente seria se o pete assumisse o governo e diminuísse o tamanho do Estado e o número de funcionários publicos

    Responda
  6. nunes

    A ideia era aparelhar o Estado pra garantir a perpetuação no poder, mas como a corrupção anda junto com o aparelhamento o resultado foi a esculhambação da Petrobras. É preciso ver como está a situação dos Correios, a Polícia Federal deveria dar uma espiada lá, no bndes e outras estatais que movimentam grandes fortunas, são nestes locais que as hratazanas e hvampiros mais proliferam, onde tem muito dinheiro os hratões se esbaldam.

    Responda
  7. ze pindare

    ELa não é mal informada coisa nenhuma; ela é mesmo, além de muito incom/petente, me.ntiros@ e mal intencin@.d@ mesmo, tal qual seu criador..

    Responda
  8. loko

    Sempre a lesma lerda - papinho mandioca!

    Responda
  9. karamazov

    Nenhum governo que se pretenda "eficiente" precisa de mais do que 12 ministérios e de umas 5 "Secretarias" e/ou "Autarquias" para funcionar. Com a extinção de 27 ministérios inúteis os seus funcionarios concursados poderiam ser redistribuidos para os 12 essenciais. Quanto aos "não concursados" bastariam cerca de 3 mil, apenas os altamente qualificados, de contratação temporária, invertendo-se o percentual de corte, de 3 para 97% dos 99 mil atuais. Serviços "auxiliares" seriam terceirizados.

    Responda
  10. Will

    Seria interessante que o autor fizesse um benchmark com os governos estaduais, para termos a ideia se a gestão do Governo Federal segue uma tendência, devido ao crescimento do país ou não. No setor privado, por exemplo, todas as empresas ampliaram investimentos e consequentemente seus quadros... Por isso o "desemprego zero" no período pré-crise. Agora com a crise, o que se vê são cortes e redução de custos...

    Responda
  11. Pedro

    Irão cortar vento.....ou seja cargos que não estavam preenchidos......Tudo mentira! País do Pinóquio e enganadores!

    Responda
  12. FRANNZ

    Esta cegueira tecnocrática da gerenta é lamentável. Todo administrador vê que o estado brasileiro é ineficiente. Infelizmente o patrão (eleitor) parece que não tem a menor noção do que é feito com o dinheiro que à ele pertence. Ilude-se com os discursos populistas ou deseja participar da "boquinha". Sem atividade empresarial não há repartição pública que funcione. Imagino se algum dia o braziu terá de fato um estado mínimo. Creio que meus netos que ainda nem nasceram morrerão sem ver isto.

    Responda
  13. celiavasconcelos

    Quero ver é argumento. De xingatório já estou enjoada. Aguardem até 2018.

    Responda
    1. Maria

      Será que dura até lá?

    2. Fábio Nogueira

      Célia, 2018 está muito distante... Não vai dar tempo.

    3. nunes

      Que vergonhoso o que fizeram com o país...

  14. Arnaldo

    Como já disseram, os petistas se lambuzaram com o poder. Os principais quadros do partido renunciaram ao perceberam o rumo patético que o partido tomou principalmente seu líder. Lamentável. Agora quem apoia e defende o PT ou percebe que pode perder a “boquinha” ou por ignorância. O pior cego é aquele que não quer ver.

    Responda
  15. Montblanc

    Parabéns, Fernando. Um resumo que demonstra um dos meios de governar do projeto criminoso que está no poder. Pela última vez!!!!

    Responda
  16. ZEUS

    Esse é um desgoverno total.

    Responda
  17. Fábio Nogueira

    Essa caixa-preta petheba é vermelha...

    Responda
  18. Professor

    Dos mais de 126.000 cargos comissionados a presidente vai cortar só 3%? Sera que vai pegar apenas os contínuos?

    Responda
  19. alicate

    kkkkN/C, n[os nos encontramos na próxima gestão sem importância

    Responda
  20. Rìbào

    Atenção painhu + mainha ! # Se cortá cargu di "fióti inteigenti" a famía vai fazê grevi i nóis da famía intrega "tudu munduu" manzorra da famía ! Lembra du Pedru Cólo ?

    Responda
  21. zimmer

    "Encher a panela com o trabalho alheio...".

    Responda
  22. minim

    E, eu na minha concepção minimizada pensava que havia somente uns 25 mil, agora 99 mil, ou seja quase 100 mil, aí é extrapolar a paciência do brasileiro, pois esse pessoal tem a pecha que indo ou não ao emprego - disse emprego e não trabalho - não acontece nada, a não ser quando são requisitados para as manifestações e, assim mesmo não gostam, pois última que fizeram no dia 20, quinta feira, pleno dia útil, a maioria estava com uma cara feia... deve ser o pão com mortadela que não querem mais.

    Responda
  23. Pedro Leon

    Se os políticos anteriores ao phethe já não prestavam, com este partido ficaram piores.

    Responda
  24. minim

    Privilegiados são os estudantes (hoje) de administração e economia que devem colher conhecimentos e experiências e até defender teses com esse material fornecido pelo governo de plantão, de como as coisas não sendo feitas de maneira correta, leva as empresas estatais, bem como o País ao buraco - sem fundo.

    Responda
  25. P

    Volta a batida cantarela do CPMF ou Imposto sobre Transação Financeira, mais ainda, a Fatura caíra direto no bolso dos brasileiros, sendo que São Paulo, berço de enxurrada imigração DIRIGIDA, pagara 50% da fatura, devido a isto, será insuficiente para cobrir esta nova Despesa!!

    Responda
  26. de carvalho

    ou seja vai mesmo querer aumentar impostos para resolver, porquê com isto aí nao ajuda em quase nada, pagamos os maiores impostos do mundo! pois nao temos nada absolutamente nada de volta, nem saúde, nem segurança, nem infraestrutura minima!!!! M E R D A de pais.

    Responda
  27. Jorge

    Tai, explicadinho, toda a lorota presidencial. Com economia não se brinca.

    Responda
  28. Hamilton

    E com o restos dos inúteis começando com ela, o que será feito?

    Responda
  29. Nauata

    Enxugar a máquina da união com demissão de 3% de cargos comissionados é muito pouco. Alguns "cumpanheiros" então vão perder a boquinha. Os cargos comissionados devem ser o mínimo possível, porque não comissionar servidores de carreira que tem comprometimento muito além do tempo de mandato dos governantes de plantão? Inteh.

    Responda
  30. Terranova

    “Cabe ao Governo Promover - Justiça, Segurança e Bem-Estar Social” Porem estamos amargando sim, um vergonhoso prejuízo financeiro devido a arrogância política governamental que nos trouxe a um conturbado passivo inflacionário que desestabilizou nossa política econômica nacional. O Brasil está à mercê de um sistema inoperante e refém do crime organizado.

    Responda
  31. eduardo

    Parabéns pela coluna! Sempre esclarecedor e didático, o autor dá uma aula até para os do ParTido que saibam ler, e assim têm a oportunidade de entender o que a desadministração deles faz.

    Responda
  32. TFC

    Esse governo está como uma residência de 2 apartamentos ter umas 30 empregadas domésticas. Uma abre a porta, outra fecha a porta, outra levanta a tampa do vaso sanitário, outra liga o ar condicionado, umas e outras ficam no sofá assistindo TV e assim por diante. Haja desperdício e ineficiência.

    Responda
  33. TFC

    Que reforminha administrativa para inglês ver. Não vai reduzir despesas nenhuma. Só enganação.

    Responda
    1. FRANNZ

      Como qualquer coisa deste (des)governo. Apenas enganação, prepotência e falta de verdade. Verdadeiros chupins do nosso dinheiro. Quem realmente precisa, morre. Aos gerentes e gerentas, carros esportivos, foro privilegiado, residências funcionais, verbas para gabinete, verba para verba, verba para solicitar verba e verba de reembolso por despesa na solicitação da verba. Conclusão: aumenta imposto.

  34. zekawasaki

    O governo Phe the. Assumiu proporções gigantescas de CorruPTores Gerais da Nação!!!

    Responda
  35. Tant

    Atender ao cenário econômico e às condições orçamentâria, é a justificativa do burocrata do Governo. A realidade porém é dar cargo para a Cumpanherada inútil, que não presta pra outra coisa além de ser funcionário público.

    Responda
  36. Rìbào

    Ó mainha ! Ó painho ! Mas e o povo ? Lá vem novamente o povo ! Quer saber mesmo sobre o povo ? O povo ? Ó < > < @ >

    Responda
  37. adilson

    PIXU#LECO - 3%= 97% de pixu#leco. Estamos progredindo!!!

    Responda
  38. Versailles

    O país caminhando a passos largos para a ruína e insolvência, vem essa senhora cortar apenas 3% dos cargos comissionados e 10 ministerios dos 39. Certamente , está construindo com competência uma herança maldita para o próximo presidente. Por outro lado, anuncia a volta criminosa da CPMF, aumento de impostos de herança e outros. Ou seja, a gastança do dinheiro público vai continuar.Tudo para comprar apoio dos deputados e se manter no poder. O povo foi traído com as promessas mentirosas.

    Responda
  39. Avante

    O projeto de poder: estatizar até as manifestações sociais !..Os 37 mil que foram na rua em pleno dia útil..quem eram ? Os apadrinhados políticos, sindicalista e etc..que vivem nas mamas no desgoverno ! Quem paga por tudo isso ? Ah..agora querem a CPMF de volta ? Motivo ? O povo precisa pagar mais !!!

    Responda
  40. Fabricio Fabricio

    Isto tem que mudar, o povo precisa exigir o fim dos cargos camaradas. Nesta situação o Brasil vai ficar mais insustentável do que já está. E além disso o dinheiro da Previdência Social também é descarregado ali. Chega de criar cargos, crie competência para administrar.

    Responda
  41. neco

    Muita cas/cata e circo o governo do P/T. Os po/líticos são todos farinha do mesmo saco não querem perder as mordomias.

    Responda
  42. Marcos RS

    Nada mudou no modus-operandi petheba: dissimulações, mentiras, enganação ao eleitor. É assim há mais de doze anos. Será que mesmo seus defensores vão continuar acreditando em falsas promessas? Serão coniventes com toda a corrupção que, a cada dia, fica mais evidente? Há momentos na vida em que é necessário coragem para mudar, evoluir, seguir adiante. O Brasil necessita virar esse página ne.gra de nossa história. Não se trata de gostar de um ou outro partido, mas sim optar por um futuro melhor.

    Responda
  43. alicate

    mas e pelo outros ex presidentes?

    Responda
    1. n c

      Não vem não! Cheguei primeiro e sou petista!

  44. n c

    Dilma, me arruma uma boquinha ai!

    Responda
  45. P F

    Para que cortar mais, para o o tro u xa do brazuquinha ele ouve a palavra corte acha que estão resolvendo os problemas do país, tanto faz 1 ou 1000 e a CPFM está lá para curar essas feridas.

    Responda
  46. Dewey

    Será que não houve um erro de digitação? Acho que ela quis dizer 30%, o que é pouco.

    Responda
  47. jose

    Os ditos cargos de confiança ou de livre nomeação são praga que destrói a administração pública brasileira .além de servirem a corrupção e gerarem custos abusivos desnecessários eles subvertem o instituto do profissionalismo e do concurso público.Estes cargos afrontam a nação e só servem a corrupção e aos chefetes politicos que agem como qua dri lheiros.

    Responda
  48. Carcará

    Só 3%? Ô Dona, dá pra aumentar mais um tiquinho.

    Responda
  49. Paulo

    Tanto o min.stro Lhevi como demais que são nomeados para sanar o orçamento do país não passam de simples embusteiros que enganam a nação. Se ele está consciente dessas fatos, o que ele esperaria fazer para sanar verdadeiramente as finanças ? Mexer em outros setores e deixar essa excrescência do jeito que está? Seria o mesmo que ficar fingindo fazer algo e ficar de braço cruzado, ou não é ?

    Responda
    1. Guatambu

      Todo dia aparece um descalabro desse desgoverno, é incrível!!

  50. celiavasconcelos

    Ótimo artigo para ser escrito por um político de oposição,péssimo para ser escrito por uma jornalista. Considere a expansão do ensino público superior nos últimos anos, ela demandou quantos servidores ? Qual país tem maior percentual de servidores em relação a população economicamente ativa,Brasil ou EUA ? Em termos de percentual do PIB, o comprometimento com o custeio da máquina pública brasileira é maior que a média dos países com características semelhantes ?

    Responda
    1. FRANNZ

      Não acredito que esta relação servidor público/população economicamente ativa seja aplicável ao braziu. Se quiser comparar, veja a produtividade de um trabalhador norte-americano e compare com a produtividade do trabalhador brasileiro. Quem é mais produtivo? Creio que ontem a FSP divulgou a divisão das despesas "públicas" ou "de todos". Do montante arrecadado, 75% são apenas gasto com salários. Onde estão as aplicações? Onde estão os investimentos em pesquisa, transporte, saúde, segurança?

    2. celiavasconcelos

      Contestem os dados. Essa de só adjetivar é coisa de quem não tem bagagem.

    3. Fábio Nogueira

      Célia, quanto que o partidinho petheba lhe paga para ficar dizendo essas bobagens? Só pode ser isso, ganância, ou então você é muito tapada.

    4. Professor

      126.000 companheiros que não podem ficar ao relento. Estas inclusa?

    5. pagador de Darf

      Molecagem explícita feita com o dim.dim dos outros e ainda aparece uma pheteba vagab,... defender queima de dinheiro público

    6. Evans

      Quando sua presidenta, ainda ministra da casa civil rotulou, com sua proverbial grosseria, a proposta dos ministros, do seu próprio partido, Antonio Pallocci e Paulo Bernardo de ajuste fiscal a longo prazo de "rudimentar", por certo não esperava que hoje para a população do País, rudimentar é ela. Ela e seus 8% de aprovação, onde Célia se inclui.

    7. jose

      Nas mãos do pete a quarta maior petroleira do mundo virou pó.Os ditos cargos de confiança serviram para realizar o maior assalto do mundo em tempos de paz.Nas universidades federais professor dá somente quatro horas de aula por semana.Bastava obrigar a dar em dobro que o número de alunos dobraria sem aumento de gastos.Será que o p tistas sabem o significado da palavra Eficiência?

    8. IPA

      È por essas e outras que eu nem sei aonde estou morando, certeza que esse Brasil maravilhoso não é.

    9. Evans

      É isso aí, Célia, o país do seu Partido está uma maravilha. Só esses pessimistas não vêem.