Hélio Schwartsman > Soluções e problemas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Craig

    O ‘mundo rico’ não impede nada, da mesma maneira que não é o povo brasileiro que desmata a Amazônia, ou que cria condições desumanas de trabalho. É uma pequena minoria das sociedades do ‘mundo rico’ que tira vantagem de manipular o processo de imigração e de emigração - a minoria constituída pelo empresariado. No passado colonialista foi a mesma classe que bancou as invasões de enormes territórios, arruinando a suas economias produzindo emigração desta colônias aos países colonialistas.

    Responda
  2. Dewey

    É óbvio que quando um mexicano ou centro-americano comum e iletrado emigra para os EUA sua vida melhora, mesmo que seja para assumir um McJob. Mas para o país que recebe esse tipo de imigrante não existe ganho, até porque empregos improdutivos não contribuem para o aumento do PIB. O país ganha quando recebe um médico, um físico ou outro profissional altamente treinado, porque os custos do treinamento ficam com o país de origem e os benefícios com o país que os acolhe. Na prática a teoria é...

    Responda
  3. Adriana De Simone

    https://www.youtube.com/watch?v=_MicU67LzJ8

    Responda
  4. Adriana De Simone

    para os que querem me achar no facebook, escreva no procura: adsimone1@gmail.com... pelo nome parece que é difícil.

    Responda
  5. Adriana De Simone

    solução: https://www.youtube.com/watch?t=29&v=1lxYHN2iAb0

    Responda
  6. Adriana De Simone

    https://www.youtube.com/watch?v=IKk4JiMOOvI

    Responda
  7. Rubens MS

    É uma variante do pensamento redistributivista, só que ao contrário de classes, a redistribuição de benesses ocorreria globalmente entre as nações. Há sim premissas para que a imigração seja útil. Ela depende de postos de trabalho, do país destino não estar em recessão, de que os serviços públicos e privados de saúde e educação sejam capazes de absorver a sobrecarga. O imigrante lúmpen sempre ganha, mas os demais podem perder. Então o argumento principal é mesmo de ordem altruística e moral.

    Responda
  8. Edu 3M

    Pq ninguém ataca a origem dos problemas q causam as imigrações em massa? O imigrante imigra pq a vida no seu lar é insuportável! Pq não atacar a corrupção, as guerras, as pestes, os cataclismas naturais nos países q expulsam os seus nacionais? Se os EUA não invadissem o Iraque não haveria ISIS ou guerras civis no Iraque e na Siria! É mais barato matar o Sadam Hussein do q causar todo esse horror de mortes! Se há convulsão na Àfrica, q se ataqe qm causa a convulsão e evitar a imigração em massa.

    Responda
  9. manoveio

    Caro Hélio, ao lado das possíveis vantagens economicas nao podemos esquecer as desvantagens sociais da recepção de milhares de pessoas que estão bem abaixo de qualificação média - social, cultural e técnica - daquela obtida com muito esforço e custo pelos locais. De repente a população nativa se vê obrigada a conviver com uma série de costumes e baixa educação ou seja um prejuízo que não concordam. A questão humanitária é de outra ordem e é outra discussão.

    Responda
  10. karamazov

    As desigualdades sociais entre os povos vão muito além das condições "ambientais" em que vivem. São, principalmente, fruto das "diferenças culturais" que não podem ser abolidas pela simples abertura das fronteiras geográficas. Pensar em uma sociedade global é utopia irrealizável mesmo que, para o capitalismo fosse desejável um "nivelamento" da renda dos trabalhadores e possível ampliação do mercado de consumo. As "identidades nacionais" tendem a prevalecer, pelo menos neste século XXI.

    Responda
  11. svarat

    A coisa não me parece tão simples e maravilhosa assim. Receber essa montanha de imigrantes, muitos deles muçulmanos, que acabam odiando o povo e o país que os recebe, e numa situação econômica complicada como é a da Europa no momento não é tão fácil e sem custos. As condições mudam, há um tempo tudo isso poderia ser verdade, hoje já não me parece tão certo.

    Responda
    1. doc lucasm

      opinião preconceituosa.

    2. svarat

      Como disse o careca aí embaixo, o mundo ficou pequeno. Tem gente demais no mundo hoje, está vazando pelo lad rão.

  12. alexmed

    Sim, funciona. Mas tem que escancarar TODAS as fronteiras. O fato é que meia dúzia de países facilitam e outro tanto dificulta, criando distorções econômicas que custam a se ajustar. Se as fronteiras caíssem de verdade, um governo como o da China estaria perdido e seria obrigado a se democratizar. Idem para Oriente Médio, etc.

    Responda
  13. Boca II

    Minha sexta está mais melhor...o "colunista.r.m." foi embora...foi pro ninho da corrrupção...único lugar que eu não desejaria que fosse.....Hiii hi hi

    Responda
  14. Cacá

    Empresas e produtos migram dos países ricos para os países pobres. Já os trabalhadores dos países pobres não podem migrar para os países ricos. É a globalização de mão única.

    Responda
  15. Digosam

    As teorias filosóficas apenas traçam com linhas mais fortes e colorem um retrato tirado da própria realidade. Fronteiras não são uma criação da natureza e sim dos homens. Logo, mais cedo ou mais tarde cairão. Concordo plenamente com a expressão a seguir: "A principal razão de o mundo ser pobre é que a esmagadora maioria da população global vive em ambientes que não lhe permitem ser produtiva." Tudo isso se dá pela combinação do orgulho, perversidade e ignorância. A miséria enriquece alguns!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.