Opinião > Rombo no Orçamento Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. humberto

    O Povo Brasileiro, gostaria muito de saber para onde foi essa grana toda. Seria difícil explicitar.... Dessa grana toda quanto foi para Cuba.....E para os Médicos Cubanos.... Respeitosamente, José Humberto Vieira Cardoso

    Responda
  2. BredMG

    Falsidade e desacerto são especialidades desse desgoverno...

    Responda
  3. Andrômeda

    Se a Dilma não sabe mais o que fazer, não está na hora de renunciar?

    Responda
  4. Barbosa

    Quando um governo já não consegue governar, devia "largar o osso" e sair de fininho antes do povo dá-lhe este adeus: adeus governo de fome, nunca mais quero ver tu, de pança bem descontente, já dei ferrugem nos dentes e teia de aranha no su . Quanto tinha um bom emprego, não faltava do que alimentar, mais a empresa faliu, a comida sumiu, agora falta o que cajar! Recrutaram as empreiteiras, pra um grande cartel formar, saquearam a Petrobrás e saquearam aos bilhões, até quase ela quebrar!

    Responda
  5. Ferolla

    O fardo pesa cada vez mais no ombro do brasileiro. O governo,"vendedor de ilusões", mexe e remexe suas peças sem que isso traga resultados práticos. Pelo que sei o Príncipe deve evitar ser odiado...

    Responda
  6. manoveio

    Onde andava a imprensa... boa pergunta! Assistindo e fomentando as mentiras do então ministro da fazenda, criticando os "pessimistas", enfatizando a recuperação economica sempre para o ano seguinte. La maison est tombé, agora tá facil jogar pedra na Geni,Se precisarem dos pedregulhos peçam ao Diogo mainardi pois ele deve ter um bom estoque de tanto de atiraram nele.

    Responda
  7. Analista MG

    Tudo é inusitado mas pensando alto: se na prática o sistema político obriga os Poderes Executivo e Legislativo à negociação (e isso é pura verdade), não é melhor escancarar a lacuna orçamentária, como foi feito? Isso é mil vezes melhor do que esconder e depois pedalar. E lembremo-nos de que vários países líderes têm deficits públicos muito maiores do que o nosso, deficits da ordem de mais de 2% (o nosso é de 0,5%). Sugeriria à FSP fazer uma matéria esses deficits e como cada país lida com eles.

    Responda
    1. Analista MG

      Gentilmente, discordo do sentido negativo da dita "capitulação": a sociedade não quer mais pedalagens fiscais. Não dá. A sociedade mudou e para melhor nesse ponto. Além disso, a mudança de alguns bilhões tem a ver com a retirada de um imposto que, se voltasse, poderia ajudar a combater caixa 2 neste país, mas ele foi retirado da pauta por ora. De qualquer forma, o momento é positivo e a discussão fiscal pode ter um nível de transparência inédito. Isso é ótimo para a sociedade. Quem pode negar?

  8. Orientense

    Acertou dessa vez o governo! Com esse congresso tresloucado fica impossível assegurar qualquer previsão orçamentaria. Agora o congresso tem que mostrar sua cara. Algum pacto tem que surgir para o bem do Brasil.

    Responda
    1. Analista MG

      Se o negócio é negociar, é melhor escancarar do que pedalar. Há anos se pedala (governos da oposição e da situação). Agora, a prática não é aceita, a sociedade mudou. Portanto, melhor mudar e escancarar. Esta pode ser uma mudança de prática que vem por vias tortas, mas que é benvinda para a sociedade. Aliás, o Executivo e o Legislativo deveriam abrir mais as informações orçamentárias para a sociedade. E você está certo. Frequentemente, o Congresso cria despesas que não deveria. Isso pode mudar.

  9. Dewey

    O governo subverteu todos os princípios da boa governança. Não planejou; falhou na implementação de quase todos os projetos em que se meteu; controlou pessimamente permitindo o desvio de bilhões; e usou de subterfúgios para esconder o estado calamitoso das contas públicas. E para piorar ainda mais seu próprio desempenho resolveu passar para o Congresso e a sociedade a responsabilidade de encontrar soluções. O cinismo é uma via de mão única; não existe volta para quem toma esse caminho.

    Responda
    1. walker

      e o congresso não fiscalizou, aumentou os gastos, de onde voces acham que sai a grana para o congresso? é o executivo que tem que mandar a grana para o legislativo. quem é que troca os votos em projetos do governo com a liberação de verbas para seus projetos? falam do mensalão mas esta troca é a mesma coisa, só que é periódica.quanto aos projetos iniciados, verifiquem que muitos deles estão parados por força de embargos politicos.

    2. Dewey

      Analista, concordo contigo, por isso usei "quase". Entretanto os projetos que eram mais importantes para modernizar o país e corrigir erros históricos, continuam emperrados. Entre esses está a transposição do rio SF, as concessões de aeroportos e rodovias, a conclusão da ferrovia norte-sul, da usina de Angra III e vários outros. O governo abraçou muitos projetos, mais do que poderia gerir, diluiu recursos e acaba não terminando nenhum, pelo menos no tempo prometido. E o país tem pressa.

    3. Analista MG

      Gentilmente, discordo. Vários projetos foram implementados sim. Não é por outra razão que o governo foi reeleito.

  10. Evans

    Onde andava a imprensa quinto poder, quando na campanha presidencial de 2014 todos os sinais da micro e da macro economia já revelavam haver sido o governo Dilma I tresloucada aventura no abismo? A imprensa "equilibrava" suas análises entre os candidatos, se fazendo de imparcial. Como se fazer imparcial ante o visível e execrável desatino com as contas públicas? A tragédia passou na janela, só a imprensa não viu.

    Responda
    1. Analista MG

      Aí, não, meu caro. A imprensa tem sido simplesmente exemplar. Apenas acho que ela pode evoluir e colocar mais dados técnicos, de forma compreensível, aos cidadãos, e ouvindo prós e contras. Leio vários jornais por dia e digo: esta FSP é o mais isento, ouvindo várias posições diferentes. Mas pode melhorar, sempre.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.