Hélio Schwartsman > Vitória de Dilma Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quando do golpe militar que derrubou a monarquia, o chefe de governo subiu a serra e entregou o cargo para o Imperador. Afinal, quem bateria de frente com a baioneta? Nesse momento, começou a nossa tragédia polÃtica. Entretanto, a massa prefere o presidencialismo já referendada por plebiscito. Falar em impeachment com emendas parlamentares a todo vapor? O PGR Janot já afirmou que as contas do PT foram julgadas e aprovadas. É pura perda de tempo bater de frente com Janot. Ele conhece a Lei.
Toda essa crise é devida ao presidencialismo. O parlamentarismo, neste ponto, seria a solução, mas esbarra no desconhecimento que vigorou no Brasil durante o Império. Alguma coisa deve acontecer, uma comoção intestina, por exemplo, para que o Brasil retorne ao Parlamentarismo. No regime atual, já sabemos que amanhã será pior do hoje e, assim, sucessivamente, até o débâcle final. Lamentavelmente, todos perderemos, a continuar esta paranoia polÃtica em que vivemos, atualmente.
Estou assistindo neste momento, a explicação do MPF de como funciona a organização criminosa que enlameou o Brasil na operação Lava Jato. Um dos beneficiários da organização é o PT. Aparece lá a estrela do partido. Enquanto isso ou por conta disso, o dólar continua nas alturas. Ao mesmo tempo, a Dilma discursa para os seus eleitores bolsistas conclamando todos para resolver o 'imbróglio' criado por ela mesma. Penso que a vaca está para o brejo...
Na verdade a "Vitória de Pirro", foi do ex, auto intitulado conselheiro mor perpétuo da nação. C.
Não, não será o fim do Brasil. Vide Argentina e outras nações. Mas é hora de termos governos efetivamente responsáveis. Pessoas que no governo não o utilizem para permanecer a qualquer custo. Pessoas que não cometam, como têm cometido os presidentes desde FHC, o chamado estelionato eleitoral, ao prometerem uma coisa e fazerem outra. Presidentes anteriores usaram o governo para tentar fazer seu sucessor. Na reeleição o uso abusivo ficou claro. Não é problema da reeleição. É problema de caráter.
o Phethe é único parasita que mata o hospedeiro!!!
Respeitando sua opinião polÃtica, digo que realmente não entende nada de biologia.
Pré sal foi a maior burrice que o paÃs já cometeu.
E mais, o molu.sco jogou todas as fichas nesse negocio e o paÃs faliu. Se tivesse investido em infra estrutura, reforma trabalhista, reforma tributaria, reforma politica e dado continuidade ao planoreal hoje não seriamos esse pais falido cheio de favelas e cheio de pob.reza. O Brasil é o paÃs mais rico do mundo só faltou um grande administrador.
Como brincando? As sondas estão sendo desativadas, os navios encostados, o petróleo no mundo caiu para 40n dólares e a extração do pre sal passa de 60. Petróleo esta em desuso no futuro. Na Arabia saudita jorra petróleo na areia, a Venezuela nem precisa falar. A Petrobras falida não vale o preço da Uber. Vc é petista?
Você só pode estar brincando.
Como a história se repete ! Essa umas das razões da importância do ensino de História nas escolas !
Até que enfim concordamos sobre algo. Se os cursos de história fossem realmente bons, a gente deixaria de repetir muito besteira. 100% de acordo.
Essa senhora outrora disse "em eleição a gente faz o diabo". O diabo não se satisfez só com eleição sentou no colo dela...
Encheu a panela do povo de divida ,2.580 trilhões divida interna e 700 bilhões de divida externa , e mais de 800 bilhões de tÃtulos frios e pedaladas .. eitá panela cheia , quero ver quem vai comer todo este angu ... tem que ter estomago de avestruz..
O B/N/D/E/S tem uma dÃ//vida de mais de 4/5/0 Bi/lh/ões com o Tesou/ro Nacion/al , em titu/los fr/ios .. qual a pedalada para sumir com isto ???
Tem pessoas que negativam e acham que está correto fazer estas falcatruas...
Calma, a Dilma está treinando, pedala todo dia para se preparar para para encarar essa parada.
Mais de 3 mil co/ntratos exte/rnos , para a R/epubl/ica Do/minicana foi feito um empré/sti/mo de mais de 5/0/0 mi/lh/ões para Mu/lt/iplo Mont/ e Grande com ta/xas de 2,3 + libor para pag/ame/nto em 1/2 anos , as men/ores t/axas do pl/aneta , enqua/nto que o bra/silei/ro pa/ga 8 vezes isto por m/ês... es/tá na hora de in/vest/igar o B//N/D/ES ou não está ??? e para cap/italizar o B/an/co emi/tem 3/0 bil/hões em tÃt/ul/os fri/os , peg/am dinh/eiro do F/A/T e 1/0 Bi/lhões do F/G/TS.
Culpa da lava jato que fechou as torneiras do capilé que jorrava fartamente da Petrobras. A PolÃcia Federal precisa ficar de olho em outras torneiras, as ratazanas não perdem tempo...
Fora P tralhas!!!
Parabéns, subugatai, você copiou tudo direitinho do livro de História. Mas, da próxima vez, não se esqueça de apagar o carimbo da biblioteca. Inté.
Tudo o que o povo quer é que os paras ´tas sejam expulsos....Hiii hi hi
Eu gostaria que essa senhora ficasse os 3 anos e 6 meses no governo só para aqueles que votaram nela e nos partidos que a apoiam sentirem na carne e no bolso o tamanho da besteria que fizeram. Estamos todos no "Titanic" e vamos afundar todos juntos.
Atualizando uma vitória de pirra.
Apenas para avivar a memória (por que algumas memórias são fraquinhas), lembro que o estelionato eleitoral não é privilégio deste governo. O ex-presidente pelo principal partido de oposição, em seu segundo mandato, fez pior. Mentiu e após a virada da eleição já fez exatamente o oposto do que prometeu. Sua popularidade chegou a 17%. E ninguém sequer cogitou de tirar-lhe o mandato. Não que esse governo seja bom, mas atire a primeira pedra quem for capaz.
Farol, o reparo que eu faria ao seu comentário é que várias medidas do governo que citou tomadas naquele tempo foram exigidas pelo F M I, incluindo a lei de responsabilidade fiscal. Não foram méritos próprios, mas imposições.
Sou parlamentarista desde o ventre materno. Acho o presidencialismo um atraso de vida, sendo a única exceção os EUA. Mesmo assim, se pensarmos bem, ali também.
Peterr. queira então me desculpar se o julguei mal. Lamento não termos parlamentarismo. Sem dúvida, o governo seria outro.
svarat, tudo o que você me desejar, eu te desejarei em dobro. E de tudo o que me chamar, eu direi: você é o dobro.
FHC prometeu que não iria desvalorizar o Real, mas a condição era que as reformas constitucionais fossem feitas, sobretudo a previdenciária e a tributária. Houve enormes resistências contra as reformas, sobretudo do principal partido de oposição à época (quem era?). O mercado acabou forçando a desvalorização que a polÃtica não conseguiu sustentar. FHC ainda manteve o compromisso com a estabilidade, substituiu a âncora cambial pelo sistema de metas de inflação e superávit primário.
Analista. Você nunca leu um comentário meu a favor de um golpe. Também sou parlamentarista de carteirinha. Também não sou a favor de relativizar dados.
Peterr, milhões de pessoas que reprovam o governo também reprovariam soluções golpistas. EstatÃsticas têm que ser vistas com cuidado. O regime é presidencialista, não parlamentarista (infelizmente!). Se fosse, eu também gostaria de outras caras no poder. Mas a saÃda polÃtica é outra. Nossa democracia foi construÃda duramente e precisa ser respeitada.
svarat, cai na real, cara. Você é nada. Aliás, nós todos por aqui.
17% é 143% mais do que 7%. rsrsr
E o pete cogitou sim de tirar-lhe o mandato, não lembra da campanha "Fora FHC"? Quem é mesmo que mentiu na eleição e logo após fez exatamente o oposto do que prometeu?
Eu atiro.
Quem ganha a eleição não tem garantia absoluta que irá permanecer no comando sob qualquer situação. Está previsto de maneira clara na Constituição os casos onde o Presidente pode e deve ser destituÃdo caso não respeite as leis e as regras do jogo. Isso não é golpe; é dever das instituições que servem para implementar os freios e contrapesos que garantem a verdadeira democracia onde as pessoas são protegidas e amparadas dos excessos praticados pelos governantes.
Vocês da direita não pensam noutra coisa,como já dizia polÃtico proeminente conservador há décadas atrás:"não pode competir,se competir não pode ganhar ,se ganhar,não pode governar,se tentar governar,nóis derruba" .O sujeito da frase é o chamado povo ,através de seus legÃtimos representantes.
Mentira sua, o governo do pete está aà há quatro mandatos e ninguém tentou derrubá-lo, nem no mensalão, quando já havia motivos para isso. O governo não governa porque não sabe, e não porque a direita não deixa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Vitória de Dilma Voltar
Comente este texto