Hélio Schwartsman > Altruísmo afetivo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Toda pessoa tem que decidir se vai caminhar sob a luz do altruÃsmo, ou sob a escuridão do egoÃsmo. Como disse um pastor no interior de Ohio,"eu nunca vi alguém dentro do carro fúnebre indo para o cemitério, sendo seguido por um caminhão com todas as suas posses para serem enterrados juntos."
X - Será porque esse pastor não conhece a história do Egito ?: Durante mais de 4 milênios, os faraós de quase 30 dinastias, os dignitários da corte e as pessoas de posse eram sepultados com seus pertences; ex. os tesouros do considerado modesto túmulo do faraó Tutancâmon. O egoismo humano resulta de 3,5 bilhões de anos de evolução da vida. A ética nasceu com Sócrates há menos de 3 milênios. Quem excedeu Jesus de Nazaré no amor incondicional ao próximo que ele pregou e que lhe custou a vida?
Eu gostaria de ver, realmente, os que parecem ser incapazes de serem corretos ou altruÃstas se transformarem um pouco. Quem sabe com uma mudança global de comportamento sejam forçados, e deixem de ser escravos de um estilo de idéias que corrompe qualquer boa intenção. Hélio Schwartsman, precisamos de um bom jornal para viver em uma sociedade decente.
Hélio, cartesiano além de Descartes, para mim a matéria bruta e a matéria viva inconsciente não são objeto de altruÃsmo efetivo a não ser ao refletirem a condição humana, que coloca a questão da mitigação de seu "sofrimento", não em função de sua realidade, e, sim, de se tornarem condição de retorno do embrutecimento humano. Se não, logo mais estaremos com escrúpulo de britar os lajedos, de exterminar o Aedes Aegypti, ou de esmagar a incrÃvel pioneira da vida terrestre: a barata doméstica.
Por favor galera,:no comentário acima, onde se lê 'altruÃsmo efetivo', leia-se altruÃsmo afetivo. Desculpe-me e obrigado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Altruísmo afetivo Voltar
Comente este texto