Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nem Um

    Infelizmente, a presidente nunca acertou plenamente. No primeiro mandato, errou ao elevar demais os gastos gerais e assim estourar as contas do governo. Já, no segundo mandato, vem tentando consertar o erro anterior, cortando gastos, mas, ao mesmo tempo, passou a cometer outro grave erro, elevando os juros, que derrubam o PIB, reduzindo assim a arrecadação, no final também estourado o déficit público. Sempre cobre um lado e descobre do outro. Nunca acerta.

    Responda
  2. Nem Um

    Não. A solução não é reduzir os juros e elevar os gastos do governo, com isso explodindo o déficit público. A solução é sim reduzir fortemente os juros, mas continuar cortando os gastos do governo, de modo a zerar o déficit público total, incluso o serviço da dívida e sempre mantendo o câmbio desvalorizado. Com o corte de juros e a desvalorização cambial a economia cresce e junto a arrecadação de impostos que, com os cortes de despesas levam à extinção do déficit. Óbvio.

    Responda
  3. nunes

    O colunista sabe a receita perfeita pra acabar de quebrar o país.

    Responda
  4. JARARACA

    Comentário perfeito, ainda mais em se tratando daquele ex-presidente. Conspiração sempre foi sua arte maior. Mas tem dois poréns: Primeiro: 1964 começou assim. Segundo:Tem que combinar com o povo. Com 5% de popularidade, dá para encarar???

    Responda
  5. Guriatã

    Bush pela direita, jogou os USA na lama, com índices de desemprego nunca vistos ,falência de grandes do financeiro, da GM ,etc,Obama pelo centro enfiou dinheiro do povão, desquebrou estas empresas e recuperou o emprego,os países nórdicos da Europa se saíram muito bem na crise atuando pelo centro,Bolívia e Equador foram campeões de desenvolvimento e crescimento de renda na América Latina,China é o grande motor do mundo,Aadireita é muito boa,para multiplicar fortunas dos mais endinheirados.

    Responda
    1. svarat

      Bolívia e Equador cresceram bem, realmente, mas devido a uma situação muito particular: são países com populações pequenas que durante esse período viram o preço dos produtos que exportam crescerem exponencialmente, o que permitiu uma melhora na renda e nas condições sociais. Além disso, não foram irresponsáveis fiscalmente como Venezuela, Argentina e Brasil, por isso estão em melhor situação. Mas também seus modelos estão se esgotando, o populismo só funciona na bonança, não cria bases sólidas.

    2. Peter J

      Faltou mencionar a Venezuela.

  6. JOSELINO

    No meio do caminho tem uma pedra. Aliás, a avenida por onde passaria esse comboio está cascalhada, sujeita a derrapadas que pode jogar o comboio no alçapão de um presídio. Ou tudo é uma faz de conta?

    Responda
  7. svarat

    Dilma está numa situação muito parecida com a de Jango no fim de seu governo, emparedado por pressões à direita e à esquerda. Jango tentou a saída à esquerda e se deu mal, se Dilma tentar essa saída vai se dar mal também. Mas se L u l a pensa que essa pode ser sua salvação provavelmente estará errado, se o Brasil explodir economicamente, quase certamente a explosão respigará nele também, ainda mais se for o patrocinador da virada à esquerda que levará à explosão.

    Responda
  8. Dewey

    Hegel, Marx e Darwin, nomes que influenciaram o pensamento e a ideologia no planeta. Hegel acreditava que as mudanças aconteciam devido a movimentos violentos como as revoluções. Marx abraçou essa idéia. Darwin descobriu que as mudanças eram evolucionárias durante um longo período em pequenos incrementos. É irônico que um governo que nasceu de um processo revolucionário, como a China, tenha adotado o conceito de Darwin, pois as mudanças de Deng Xiaoping demoraram mais de 30 anos para dar frutos.

    Responda
  9. Nestor

    este jornalista tem um pensamento direitista tão primitivo que nem consegue entender e explicar com coerência o que nós da esquerda pensamos...

    Responda
  10. Evans

    O Brasil já escolheu o seu caminho. Marcha firme e decidido para o ,,, subdesenvolvimento. Todos somos coitadinhos e vítimas. Qualquer mal sucedido ou frustração é resultado de planos urdidos na calada da noite por sórdidos exploradores das zelites, rentistas, agentes do capitalismo selvagem. A crença é fundamentalista. É perda de tempo argumentar ou comprovar. É fé. É o Estado Islâmico dos demagogos em plantão permanente. Veio aurífero para o populismo.

    Responda