Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Craig

    Aqui o bolo cresce, mas nunca fatiado de forma justa, levando ao fatalismo. A verdadeira ilusão é esperar redistribuição por simples crescimento. Nos referidos países desenvolvidos foi a instauração do estado de bem estar social contra a vontade da minoria rica que levou a melhorias e foi feito com taxas progressistas de imposto de renda pessoa física e jurídica e sobre riqueza, aqui bloqueado por interesses dos detentores de poder econômico, a faceta de tributação negligenciada neste artigo.

    Responda
  2. jimi 7890

    Seremos um país melhor qdo enriquecermos, qdo aumentarmos nossa arrecadação? Respondo que não. Seremos melhores qdo melhorarmos intelectualmente. Nossa carga tributária é uma das mais altas do mundo no papel, a sonegação é muito gde, não precisamos elevar nossa carga, basta exigir a alíquota existente, com bastante eficiência. Bom, aí é pedir muito né??? O governo não consegue ser eficiente nem para arrecadar.

    Responda
  3. NIRO

    O Brasil Pode muito bem ser comparado a uma vaca de alto padrão genético mas que está hipercarrapatada.E, como conseqüência, pegou tristeza bovina e anemia profunda.É claro que o tratamento passa inexoravelmente por um banho de carrapaticida.

    Responda
  4. Guriatã

    Como nos tornarmos país rico,se grande parte do resultado financeiro do produzido aqui,os mais ricos mandam para suas enormes contas em paraísos fiscais e não fiscais,investindo este excedente no exterior e consequentemente gerando desenvolvimento e empregos em outras terras que não a nossa?

    Responda
  5. Dewey

    Certa vez um americano me disse que o seu maior prazer era pagar imposto. Primeiro, se paga imposto é porque tem salário e renda. E segundo, os impostos pagos se revertem em benefícios para a coletividade principalmente na forma de boas escolas, e segurança. É óbvio que os governos de lá também enfrentam o problema da corrupção e do desperdício. Mas não nem um pouco parecido com o que acontece no Brasil onde a grande parte dos impostos pagos é para manter um governo inchado e improdutivo.

    Responda
    1. Quero lula preso!

      "caréca": se você perdesse menos tempo nesses fóruns arrotando asneiras em péssimo português e fosse estudar para melhorar ao menos esse último, quem sabe deixaria de ser tão pobre. Que dinheiro "retirado dos pobres" é esse que você fala? Haja ideologia capenga! Já pegou sua bolsa esse mês? E depois diz que não é sustentado... Aff...

  6. svarat

    Mas como tornarmo-nos um país rico se todos os recursos que poderíamos investir para enriquecer, são consumidos em despesas correntes, na tentativa de ser um Estado de bem-estar social na marra, sem criar condições objetivas para isso? E criar condições objetivas para isso significa exatamente enriquecer. Essa equação não fecha.

    Responda
    1. Viva

      A solução bolivariana para esse dilema é: gastar dinheiro que seria precioso em saúde e educação bem planejadas com centenas de milhares de atendimentos duvidosos a demandas pulverizadas. Program isso, programa aquilo, dinheiro aqui e ali, para os companheiros tais e quais...O país quebra e fica sem o fundamental: saúde e educação. As minorias continuam minorias, os pobres continuam pobres, as contas não fecham, mas o governo posa de "progressista" e "fideliza" a freguesia... Depois vê no que dá