Opinião > É hora de privatizar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Garcia ODS

    luizwilckeig: Certamente cada um opina do seu negocio, tal vez aqui muitos vivam das finanzas, mais eu como empresario, jamais teria um ativo de 1.000.000.- aplicado na poupança e um pasivo de 1.000.000,00 tomado a taxa de CDI, sei la, cada um faz suas contas, mais acredito que eu nao vou perder dinheiro, no seu caso talvez esteja considerando o calote ou o repase do custo para seus funcionarios (o povo). A matemática não e falha, falho são os analises dos expertos em reinventar a roda.

    Responda
  2. Pegorer

    Eu particularmente acho que o CPMF seria viável se não abrangessem os valores movimentados de contas salário ou aposentadoria, ou - se descontados por problemas operacionais - fossem restituídos no IR com correção monetária e taxa de poupança. Assim, os descontados seriam as contas especulativas, caixas 2, trabalhos informais que não pagam imposto nenhum e não é pouco. Sobre o sucateamento de novo do país, privatização funesta, PSDB anos 90, não se pagava nem os juros do mês ao FMI.

    Responda
  3. Flávio André

    Acho que nem é 8 nem é 80, várias Estatais foram vendidas e continuamos com uma divida alta. Todas as concessões de Bens públicos Estradas/Energia/Telefonia mantiveram tarifas elevadas e não houve queda de impostos. Pagar duas vezes pelo Serviço, tarifas altas e alta carga tributária é lamentável. A empresas tem que dar lucro, independente se é Estatual ou Privado, pois o Gov receberá dividendos ou imposto. O problema são os bandidos travestidos de político por falha do sistema politico.

    Responda
  4. luizwilckebol

    So esqueceu de dizer que FH\C promoveu algumas privatizações, mas ao final de seu governo, o pais estava novamente em crise fiscal de politica. Alias muito pior do que agora. Alem do que, ninguém sabe onde foi parar o dinheiro das vendas das estatais. Pra resolver o problema fiscal do pais na época e que não foi.

    Responda
  5. TFC

    O Governo não está precisando fazer caixa? Então. chegou a hora. Abandonem essa intenção de mais impostos e vendam tudo. Garanto que vai cobrir o rombo e ainda sobrar dinheiro.

    Responda
  6. rãs

    acho que privatizar no fundo do poço de valoração não é bom negócio prá quem vende. portanto, a colunista deve estar falando em nome de quem compra. tem sim que criar mecanismos prá evitar ingerência política na administração. comparsas de longa data da corrupção, as empreiteiras sempre foram privadas. ao que parece não são lá nenhum motivo de orgulho. falta isenção na análise.

    Responda
    1. luizpinto

      Mas este é o ponto. O que gerou essa perda de valor foi o modelo de gestão jurássico do Estado.

  7. luizpinto

    Sem dúvida nenhuma a redução do Estado deve ser o caminho para o enfrentamento da crise. Seu tamanho e ineficiência são a causa de todos os descalabros que nos colocaram nessa situação.

    Responda
    1. Flávio André

      Caro, eu acredito que a empresa tem que dar dinheiro para o seus acionista, independentemente se o maior acionista é o Estado. As questões das concessões dos anos 90 foram necessárias, mas não evitaram a situação de hoje, afinal não reduziram a carga tributária e pagamos altos preços pelos Serviços, as estradas de SP são boas, mas o custo das tarifas e dos imposto são altíssimos, e a energia venta e acaba, a banda larga que é vexatória perto de uma Correia.

  8. Ronaldo

    A privataria demotucano quer voltar! Vender com o próprio dinheiro, com juros subsidiados pelo próprio governo!

    Responda
    1. luizpinto

      Se você demonstrasse com argumentos os reais benefícios de termos tantas empresas estatais seria mais fácil o debate. Muito se crítica as privatizações anteriores, mas se compararmos a evolução do valor de mercado da Vale e da Petrobrás, o que cada uma gerou de arrecadação, prejuízo e benefícios para o país longo dos últimos anos seria mais qualificada a discussão.

  9. Flávio André

    Privatizaram Estradas e Empresas na década de 90 e a carga tributária não diminuiu. Para vocês cruzar o Estado de São Paulo paga se no mínimo R$ 100 de pedágio em um carro. Acho que as empresas tem que dar lucro, independente de quem a controla (Estado ou Privado). Agora quando passamos Bens públicos para iniciativa privada e se cobra um absurdo de pedágios/tarifas com prestação de serviço sofridas muitas vez e não se reduz impostos ficamos com o ônus dobrado. Pensem nisso e obrigado.

    Responda
    1. Flávio André

      Mas o problema Amigos que sempre falam em derrubar preços de tarifas, inclusive pedágios, mas nunca ocorre o mesmo. O governo federal fez isso na conta de luz e todos vimos o que deu. Agora que pagamos dobrado é fato temos rodovias boas em SP, mas pagamos altos pedágios e os imposto não caíram e a divida publica está aumentando isso é fato.

    2. luizpinto

      O serviço mais caro é o que não é prestado. Acho mais fácil discutir a redução do valor dos pedágios, tendo a qualidade de estradas que temos em São Paulo, que discutir a conveniência de privatizar ou não a Transamazônica enquanto pessoas morrem por lá...

  10. alberto vieira machado

    Privatização em massa e moratória bancária, são necessárias e inevitáveis, mas aprovado o "guizo" a ser amarrado no rabo do gato, descobrimos que não há nesta facção nenhum "rato" com alguma qualidade para executar com sucesso essa tarefa...

    Responda
  11. Garcia ODS

    Deveriam utilizar as Fabulosas Reservas para recomprar divida interna, abaixar os juros e demitir e cortar funcionarios públicos que nao cabem nos postos de trabalho. Com juros mais baixos e queimando gordura dos juros da divida interna e mais cortando gastos com o excesso de funcionarios, com certeza o orçamento vai fechar. Total mesmo com essas reservas o pais foi para o grupo de risco!!, a economia privada tem toda a força para absorver esses postos de trabalho.

    Responda
    1. luizwilckebol

      luizpinto - Não faça essa comparação, pois voce vai perder longe.

    2. luizpinto

      Ronaldo, vá tirar uma licença de poda (ou qualquer outro ato que dependa do poder público) e veja com quantas pessoas você falará antes de ter o tema resolvido. Para constatar o inchaço da máquina basta comparar a proporção de funcionários públicos por habitante brasileira com a de alguns outros países com realidades semelhantes.

    3. Ronaldo

      Cite qual estudo sério que aponta de excesso de funcionários!

    4. Ronaldo

      Recompor dívida interna? Ele é de 35% do Pib, uma das menores do mundo. Pernando Enrique a encontrou em 27%, vendeu quase todas as estatais e a deixou em 60%.

  12. TFC

    Privatizem tudo. Empresas nas mão de políticos nunca funcionam. Só servem para corrupção e cabide de empregos.

    Responda
    1. luizwilckebol

      inclusive o inss, assim não terá mais que pagar aposentadoria nem pra voce nem pra mim.Pronto ai fica bem enxuto.

  13. Ronaldo

    Em 2013, a taxa Selic foi a 7%, e a Dilma mandou o bb e a caixa bairarem juros, forçando até Phc abrir uma construtora.

    Responda
  14. auwas

    Privatização de estatais é sinônimo de "desrratização". Os ratos e os idiotas que acreditam em Cuba, chiam muito. Não vai ser neste governo com o "poste" Dilma que vai começar a "limpeza".

    Responda
  15. LK

    É um erro focar nos problemas nacionais sem levar em conta o contexto global, ou seja, a agenda çionista.

    Responda
  16. Ronaldo

    A privataria demotucano quer voltar: pois juros subsidiados do Bndes, dinheiro do fgts dos trabalhadores, seria, ante aos juros de mercado, transferência financeira para o grandíssimo setor privado, tãoooooo eficiente. Mas, na verdade vampiros do bndes!

    Responda
    1. luizpinto

      Suas ideias não correspondem aos fatos. Tudo o que você descreveu está ocorrendo neste exato momento.

    2. Ronaldo

      Livre mercado? Com dinh=eiro subsidiado do bnds/fgts? Conta outra demotucano. kkkkkkkkk

  17. Flávio C

    Apoiada integralmente e vai ter de ser esse governo a reconhecer isso, bem se ele quiser durar né!

    Responda
  18. kazem

    Acho interessante quando dizem que as empresas estatais é do povo Brasileiro e que gera empregos e tal, se essas empresas fossem privadas também gerariam empregos também, gerariam mais impostos já que seriam muito mais eficientes, e por final , o povo não seria mais lesado todo ano para cobrir os rombos provocado pelas estatais.

    Responda
    1. luizpinto

      Essa defesa aguerrida do Estado gigante e empresário, ignorando os exemplos históricos de falência do modelo (Grécia, Portugal, Argentina, Venezuela, etc.), bem como o nosso aprendizado recente (empresas do sistema Telebrás, Petrobrás, etc.), ou é fruto de ignorância ou visa a defender privilégios pessoais. Não sei o que é pior.

    2. Ronaldo

      Está questão é circunstancial! Com o Congresso que está ai, não se governaria de outro jeito. Getúlio para melhorar o país, evitar o exclusivo de SP, fechou o Congresso.

    3. kazem

      Ronaldo, quando vc fala que a Petrobras é muito eficiente sinto algo estranho na sua afirmação, com tantas prisões,réus confessos,desvios, dinheiro apreendido, e prejuízo vc me fala em eficiência ? sinceramente não te entendo.

    4. Ronaldo

      A Petrobrás é uma das mais eficentes do mundo. A crise é, principalmente, divido as disputas: Opep, petróleo de xisto dos Eua, Rússia com gás e petróleo, Putin enfretando a Otan. Consequencia: barril do petróleo em setembro de 2014 a 100 dolares, para 55 dolares em março de 2015.

    5. Ronaldo

      Elas, são, vide a CF de 88.

    6. kazem

      Ronaldo, se as nossas estatais fossem presididas por funcionários de carreira, a sociedade como um todo incluindo a classe politica ficaria de olho e a cobrança pela eficiência seria maior e com muito menos prejuízos, te pergunto, algum politico sugere isso ? você sabe que não interessa esse tipo de mudança para os políticos.

    7. Ronaldo

      A questão é outra: com a crise da década de 80 e o aumento do barril do petróleo, o crédito farto e barato secou, e não teve como essas estatais se modernizarem e expandirem a oferta de serviços. Quando o regime miitar criou as telefonias o crédito era barato, e elas funcionavam bem.

    8. kazem

      Ronaldo, quem comanda as empresas publicas no Brasil são os políticos, através de indicações, barganhas e tal , e o que adianta ser publica e não funcionar ? dou dois exemplos clássicos no Rio tínhamos a Telerj ( só os ricos tinham linha telefônica) e a Light (publica na época) faltava luz toda semana ,sem ninguém hoje temos a Cedae , ineficiente, falta água em vários bairros.o que adianta ser publica e não prestar um bom serviço, para não dizer péssimo !!

    9. Ronaldo

      Eles pertencem ao povo, porque a União, Estados e Municipios representam o povo. Servem ao povo, ou com tarifas mais baixas, como no caso de água e saneamento, e que exigem muitos investismentos, ou com os dividendos ganhos na atividade econômcia detas empresas.

  19. Ronaldo

    A privataria demotucano quer voltar: pois juros subsidiados do Bndes, dinheiro do fgts dos trabalhadores, seria, ante aos juros de mercado, transferência financeira para o grandíssimo setor privado, tãoooooo eficiente. Mas, na verdade vampiros do bndes!

    Responda
    1. luizpinto

      Tudo deve ser sempre apurado. O engraçado é que depois de 12 anos de governo de oposição nada foi provado para sustentar essa teoria conspiratória.

    2. Ronaldo

      Sim Phc terá que ser punido pela venda da Vale, pois: primeiro = foi vendida abaixo do valor de mercado; segundo - não inclui no valor jazidas de ouro pouco depois "descobertas"; terceiro - vendeu e emprestou o próprio dinheiro para a compra, com juro subsidiado; quarto - ignorou o crescimento da China, e a transferência de 600 milhões de habitantes para a cidade, com necessidades de fogções, geladeiras e automoveis!

    3. Fabricio Fabricio

      Presado Ronaldo, se a Vale foi para eles e se comprovarem terão que ser punidos também. O PTh infelizmente provou que são muito incompetentes e formou-se uma quadri/lha para saque-ar o Brasil. Se estourar denúncias da oposição será na mesma moeda, formação de quadr/ilha também.

  20. Ronaldo

    Cadê o livre mer=ca=do, a eficiência das empre=sas pri=vadas? Pois além de vender estatais com preço em baixa, devido a crise, usar ainda dinheiro do bndes, que provém em sua maioria do fgts, e com juros subsidiados!

    Responda
  21. Viva

    Além de inteligente e botafoguense, Landau é "o mais macho" dos colunistas da Folha. Ninguém teve a coragem de dizer o óbvio: a privatização seria benéfica mesmo se o país estivesse nadando em dinheiro, pois livra a nação da possibilidade de ingerência politiqueira nessas empresas, dinamiza-as e à própria economia, favorece a concorrência e a economia de mercado. Tudo isso gera dinheiro para aplicar em programas sociais sem quebrar o Estado. Só mentirosos são contra!

    Responda
  22. Ronaldo

    É vender o almoço para comprar a janta, a formula dessa neoliberal.

    Responda
    1. Viva

      E a sua é ficar sem almoço e sem "janta"...

  23. Bene

    A começar pelas contas da União como se chegou a essa calamidade? E nos Estados? E nos municípios. Em todos os setores a mesma irresponsabilidade com o futuro e gastos oportunistas. As estatais se transformam em feudos particulares. Um novo protocolo de privatização exigiria seriedade geral para impedir a entrega do patrimônio aos especuladores, o governo cederia o controle, mas permaneceria com ações preferenciais com garantia do recebimento de dividendos para dar consistência ao caixa.

    Responda
  24. andre9i

    E para aqueles que apoiam as privatizações, vejam por exemplo a caixa econômica e o banco do brasil, em que o governo os usam para financiar programas sociais, e subsidiar empréstimos com juros mais baixos do que os bancos privados. Sem esses dois bancos, pode ter certeza que os juros no país que hoje já são altos, seria pelo menos o dobro.

    Responda
    1. luizpinto

      Não seriam se fosse garantida a livre concorrência. As regras criadas pelo BC, sob o pretexto de proteger o sistema financeiro nacional, dificultam impedem a entrada de novos bancos (nacionais ou estrangeiros). Assim, os poucos bancos que atuam no país podem se dar ao luxo, por exemplo, de cobrar as maiores taxas de juros do mundo no cartão de crédito.

  25. andre9i

    Isso até teria alguma razão quando do empreendimento estar dando prejuízo, seja por falta de investimento onde o estado não tem com por dinheiro para que passe a dar lucro, porém esse tipo de privatização ninguém quer, veja o exemplo das distribuidoras federalizadas da Eletrobrás, que estão em processo de privatização, mas não aparece compradores. E é lógico isso, os empresários sobre tudo os brasileiros, são apenas sangue sugas querendo sugar o que dá lucro no país.

    Responda
  26. andre9i

    Outro sim, é o empréstimo do BNDS, que o dinheiro sai do banco do governo e volta pro governo. Não gera caixa nenhum pro governo, as empresas pegam esse financiamento baixo, com juros subsidiado e não colocam um real sequer do próprio bolso, assim vão ao longo dos anos, apenas pagando o empréstimo com os lucros gerados, que no caso do BB, hoje gira em torno de 14 bilhões por ano. Isso é um ato de passar para a administração privada algo público, sem nenhum beneficio para o Estado.

    Responda
  27. andre9i

    ELE NA LAND AU, texti nho encomendado para passar para a população uma visão capit alista em que as gran des corpo rações esperam para abo canhar aquilo que é do estado. Vejamos, em momento de crise, os preços despe ncam e por falta de disputa dos compr adores. Um exemplo é a Petr obrás, que hoje vale na bolsa no máximo 60 bilhões, mas tem de ativos 200, e vc não conseguiria vender hoje no mercado por 30. Assim o comprador vende alguns ativos e fica com os 170 bilhões em lucro.

    Responda
  28. Pedrito

    Comecemos com a Petrobrás!! É o momento ideal, mas infelizmente falta coragem política dos dois lados (esquerda e direta,) pois, aqui no Brasil, salvo as exceções de sempre, ambas são patrimonialistas, o que as diferencia é o modus operandi.

    Responda
    1. Pedrito

      Assim como você não li nada, outra coisa, não vou jogar pérolas para quem não merece.

    2. Ronaldo

      Usar dinheiro do bndes, que é fgts do trabalhador, a juros subsidiados, vantagem comparativa, ante a empresas privadas que pagam juros de mercado, é o quê? É anti-patrimonalismo? kkkkk

    3. Ronaldo

      Patrimonialista? O que entendes disso? Lestes A Riqueza das Nações, Economia e Sociedade, Os Donos do Poder?

  29. JOSELINO

    Poderiam vender imediatamente, com oferta de ações à população, a BR Distr e o Banco do Brasil, por exemplo. Qual a razão de serem estatais?

    Responda
    1. luizpinto

      Esse Ronaldo é um piadista. "Servir ao povo brasileiro". Sério mesmo?

    2. Ronaldo

      Servirem ao povo! O Banco do Brasil impoem taxas de juros de mais ou menos 10% para finaciamento de moradias. Sem isso, os bancos privados cobrariam taxas maiores, mas a concorrência do bb e da cai.xa impede isso. Ainda, os lucros desses dois bancos são altos. Em 2013 o bb dezessis bi, e em 2014 doze bi.

  30. Fabricio Fabricio

    Reclamaram tanto das privatizações passadas que agora são a vitrine de tudo aquilo que reclamaram. Só com uma diferença, o dinheiro arrecadado com a privatização vai para o caixa do PTh para reforçar a retirada pro labore do sr. Nine Fingers e da Sra Saudamos Mandioca.

    Responda
    1. Ronaldo

      A da Vale foi para os demotucanos?

  31. Galeano

    Dona Landau, vai sonhando, vai sonhando... Curiosamente, ontem vimos o Chico Buarque com Stédile reunidos em defesa da Petrobras, embora, em nenhum momento, fizeram qualquer ataque aos corruptos instalados na estatal. Também puderas: são todos 'cumpanhêros'!!!

    Responda
  32. Lobo

    É hora de privatizar? Pois eu digo que passou da hora....se entregarem essas empresas de graça já sairemos no lucro.

    Responda
  33. n c

    A corrupção infelizmente é sistêmica em nosso país, a privatização é a única alternativa.

    Responda
  34. VampirishV

    Eu quero a minha parte. So digo isso.

    Responda
  35. Dewey

    A maioria dos sindicalistas sonha em ser patrão um dia, um alto executivo num belo escritório com ar condicionado. Não se preparam para chegar lá pelo método convencional então vêem nas Estatais a única alternativa. Essa é a maior barreira a privatização uma vez que as Estatais brasileiras estão dominadas por ex-sindicalistas e correlatos. A segunda barreira é que as empresas teriam que ser saneadas e reconstruídas do zero para despertar algum interesse nos investidores

    Responda
    1. Mirabolando

      Uma caminho com barreiras, porém um caminho.

    2. Ronaldo

      Voce projeta neles seus desejos, heim?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.