Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. santoro

    Junho: estádios bilionários foram inaugurados (até no Pantanal que não tem time); Fifa isenta de impostos. Outubro: tudo era lindo. Eleita, em Janeiro já dizia que não tinha tostão e que até a Saúde iria sofrer corte. Governo criminoso. Por poder, entregou a Nação aos nacos aos piores. Comprou popularidade com eletrodomésticos. Só faltou dar espelhos e contas aos "índios". Nada produtivo foi criado, mas destruído Dilma e o Lulo-Petismo serão inesquecíveis máculas na nossa história

    Responda
  2. Sensato

    Dez anos de conquistas jogados no lixooo por incompetência e um projeto de perpetuação no poder.

    Responda
  3. NIRO

    A situação é muito delicada: existe um projeto de poder, que segundo alguns cientistas políticos, é um projeto de permanência como acontece em Cuba.Isso depende de se aparelhar o estado cada vez mais.Assim, é preciso muita maestria para administrar essa situação.A melhor saída é deixar a Dilma administrar no sapatinho:com o orçamento mínimo.

    Responda
  4. Patrick

    Este governo tem que arcar com suas responsabilidades, quebrou o país literalmente com uma política expansionista dos gastos nos últimos 4 anos, precisamos primeiro recuperar a confiança, que não será com Dilma, muito menos seu partido, para tentarmos voltar a uma certa normalidade e o país votar a crescer daqui a uns 2 anos.

    Responda
  5. praieiro

    "Se vier o impeachment, passaremos a algo pitoresco." Por que? Frase gratuita, não explicada no contexto do artigo.

    Responda
  6. Guto

    Um velho ditado ....onda não tem pão todos discutem e ninguém tem razão....no nosso caso - Brasil - quase todos tem e não razão , depende de como o tema é abordado....infelizmente nos falta hoje um grupo de poder , com respaldo popular para tomar difíceis decisões e muito impopulares para nos tirar dessa, o vice (não morro de amores por ele) falou "precisamos de alguém que uma um grupo para governar" mas quem????? quem hoje tem capital político para isso ????

    Responda
  7. Krüger

    Interessante é toda vez que há um sério problema político, e que a culpa é evidente do governo de plantão, sobra para a oposição ser co-responsável da crise, por ser intransigente, por não negociar, etc. Coisa que não acontecia com Figueiredo, Sarney, Color, Itamar, ou até FHC. Naqueles casos, o governo errava sozinho. Parcial, vc heim?

    Responda
  8. BethO

    O governo nunca desindexou a economia (isto vem desde o plano real). O governo é uma máquina de engulir impostos, e devover migalhas. Bolsa família - algo como 80 bi, pagamentos aos banqueiros e rentistas - algo como 500 bi. Precisa dizer mais?

    Responda
  9. VampirishV

    Este pais e uma mentira. Ja começa na propaganda eleitoral. Vai acabar mal.

    Responda
  10. Bene

    O que estamos vendo não ee infantilidade, ee puerilidade, coisa de criança mal educada que se joga no chão do shopingcenter até os pais fazerem o que elas querem. Mas os homens públicos não são mais crianças, porém insistem em agir sem querer assumir a responsabilidade pelo cargo em que foram colocados, julgando-se donos do país e do futuro, vão semeando ruina por pura arrogância e desfaçatez.

    Responda
  11. Zé Povão

    Usar o FGTS a fundo perdido é golpe.

    Responda
  12. semper

    Muito bom artigo. A virtude, no entanto, está no meio-termo - tem que haver cortes nos programas sociais e na previdência, reforma do funcionalismo e novos impostos, porque não há dinheiro. Do jeito que está hoje, só novos impostos e cortes de "vento" foram propostos - o que faz com que a retomada da economia fique difícil, dada a alta carga tributária. A escala têm que se mover mais no sentido de sacrifício do governo e dos programas sociais. Com a pressão da crise, isso vai acontecendo.

    Responda
  13. Emilia Silva

    O principal é que como Dilma não reconhece seus erros, não se desculpa, não diz "me perdi, falhei, por favor me ajudem a consertar os equívocos" a população não entende porque deve apoiar os ajustes (mais cpmf?) e a oposição faz jogo de empurra empurra porque ninguém quer limpar tudo para Lula desfilar sorrindo em 2018. Se o PT assumisse as estripulias e pedisse perdão facilitaria muito. Além de ser gesto de grandeza.

    Responda
  14. mira

    O comentarista podia ter citado a questão da dívida pública, isso sim uma vergonha e que desvia a riqueza do País. Mas não fala, por que a mídia sempre esconde esse assunto...

    Responda
  15. nunes

    A saída é cortar gastos e assumir a responsabilidade dos erros, no momento o desgoverno não tem a mínima credibilidade pra criar novos impostos, fica parecendo mais com assalto aos bolsos da população. É preciso mudar a hcurriola que ronda o governo, ou muda e coloca gente séria e responsável ou nada feito, com hcurriola não tem conversa.

    Responda
  16. anita

    Caro Canzian, não acho que seremos visto como algo pitoresco se houver impeachment. Bem pelo contrário, seremos bem mais respeitados do que somos agora, já que deixaríamos de lado a imagem de um povo imbecil e miserável, que se deixa ser desrespeitado e espoliado sem dar um pio.

    Responda
    1. eduardo

      Acho que vc não entendeu. Não é o impeachment "per si", porém o fato de no mesmo ano da posse de um desgoverno "eleito regularmente", a dita ser apeada do trono por conta de desastrosa e incompetente gestão, coisa que deveria ter arrumado no seu primeiro contrato de locação do palácio. Daí o bananal, referente aos casuísmos de uma "república das bananas", apelido tão comum das ditaduras totalitaristas tropicais - de esquerda e de direita - durante os anos do blues e rock'roll. Oh, yeah...

  17. dalton1109

    O Congresso Nacional é de péssima qualidade. Há décadas é literalmente comandado pelo Executivo Federal. Agora, estamos assistindo ao fato de que o Executivo Federal é de pior qualidade do que o péssimo Congresso Nacional. Se não houver um Executivo Federal com liderança minimamente reconhecida, os agentes econômicos não concederão apoio às medidas ordenadoras imprescindíveis ao conserto dessa lambança.

    Responda
  18. Zé Povão

    Aumento de impostos é golpe.

    Responda
  19. Zé Povão

    Nova CPMF é golpe.

    Responda
  20. Viva

    Mas o projeto do PT é justamente esse: realinhar o Brasil ao Terceiro Mundo, abandonar o projeto de nação ocidental que desde a independência tem sido o nosso objetivo e nos alinhar com "Iraque, Eritreia e República do Djibuti"... Sem falar em Venezuela, Equador, Cuba, Bolívia, etc... Às vezes eu acho que o que nos parece um desastre é uma estratégia vencedora do PT, um plano para não nos deixar alternativa a não ser mergulhar no atraso econômico e na tirania política sob seu comando.

    Responda
  21. joao

    Não é necessário o impeachment. Basta que a presidente assuma que não reúne condições adequadas para comandar e renuncie. Vai ser um alívio para a oposição, para o PT e o Lula, enfim, para todos.

    Responda
  22. Dewey

    Infância não é sinônimo de irresponsabilidade e descompromisso para com o país. O debate dos candidatos republicanos ontem a noite revelou o enorme abismo entre o preparo dos políticos americanos e brasileiros. Estamos enfrentando acima de tudo uma crise na formação de líderes e estadistas, cujo espaço tem sido ocupado por aproveitadores e demagogos de ética e caráter duvidosos.

    Responda
    1. Dewey

      Viva, torço para que você não faça parte do sistema educacional brasileiro e que as sua concepção jurássica de educação infantil se restrinja apenas a sua família.

    2. Viva

      Ah não? Existem crianças responsáveis e comprometidas com o país? Então elas estão com problemas, tem que levá-las ao médico, porque criança deve fazer travessura, brincar, ser irresponsável e comprometida apenas com seu mundo de criança. Para garantir isso, os adultos têm que ser adultos... No Brasil, os adultos fazem travessuras, brincam, são irresponsáveis e descomprometidos. É a isso que o colunista chama de país infantilizado.

  23. JOSELINO

    Pitoresco é quadro criado pelo governo. Ridículo é o país não conseguir impor uma punição política e criminal a tamanho descalabro. Eleição não pode ser salvo conduto para irresponsabilidades e crimes.

    Responda