Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. solano

    Sr Hélio, Parabéns pelo excelente texto sobre a realidade a ser digerida,vale refletir. Att solano.

    Responda
  2. Craig

    Primeiro o erro grosseiro de afirmar que “os nossos cérebros são da Idade da Pedra”. Os cérebros humanos são de um tipo biológico só, o que muda sócio culturalmente e o conteúdo. Aceitar a cartilha do economia de mercado – “livre” é questão ideológica – nada tem a ver com o reducionismo biológico proposta pelo autor, que, aliás, consta como uma tentativa de convencer que quem não concorda com o mercado “livre” padece de cérebro inferior. Que desespero hein!

    Responda
  3. doc lucasm

    Reconhecendo-se injusto e imoral, além de extremamente deletério para 5/6 da população, devemos nos acomodar a este modelo? É mais viável pensarmos urgentemente em alternativas. E antes que venham com respostas padrões não estou defendendo com isso o socialismo-marxista que também já se mostrou fracassado.

    Responda
  4. Avante

    Quanto maior é a influência sobre a economia de um estado de esquerda que se diz sabedor maior é o impacto negativo sobre a mesma, e , sempre o povo iludido é que paga a conta no final..principalmente aqui no Brasil...A conta aqui nem começou a ser paga ainda !

    Responda
  5. Luiz

    Ótima coluna a de hoje.

    Responda
  6. Dewey

    O problema do socialismo é que ele causa dependência aguda nas pessoas. José Sócrates foi Primeiro Ministro de Portugal de 2005-2011. Deixou o governo e foi preso por corrupção. Depois dele assumiu Passos Coelho, de centro-direita, que teve a difícil missão de re-erguer a economia depois da desastrosa gestão do Sócrates, o que finalmente conseguiu a partir de 2014. Em outubro tem nova eleição e o PS, o mesmo que destruiu a economia, por incrível que pareça tem chances de voltar ao poder!

    Responda
    1. Craig

      José Sócrates socialista! Vai ver que acredita que Eduardo Campos também foi, e o Lula é. É necessário entender o conteúdo e não o rótulo enganoso usado.

  7. svarat

    O que acontece é que, tanto na Grécia, como aqui e em muitos outros lugares, o esquerdismo criou na cabeça das pessoas a ideia de que são sempre merecedores de mais favores, benesses e direitos do Estado, e que se o Estado não lhes fornece essas coisas, é porque é mau, de direita, reacionário e todas essas baboseiras de que se utilizam para (des)qualificar seus adversários. O esquerdismo é uma desgraça para a humanidade.

    Responda
    1. svarat

      Merecedoras, desculpem.