Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mario Silveira

    Japoneses são práticos e inteligentes . E realmente tem ótimas idéias .

    Responda
  2. Éder

    Excelente artigo Pondé, deveriam mudar o nome para "Baboseiras Humanas."

    Responda
  3. Turco

    Esse Pondé ainda não se deu conta de quanto ele é cha // to. Esse é um verdadeiro mala sem alça.

    Responda
  4. Guilherme

    As instituições de ensino superior do Brasil sempre aparecem em posições ridículas nas listas das melhores Universidades do mundo justamente por causa da infiltração ideológica no nosso mundo acadêmico.

    Responda
  5. Guilherme

    Acredito que os japoneses realmente só teriam a ganhar se acabassem com a obrigatoriedade do estudo das partes das Ciências Humanas que são pouco comprometidas com a Verdade, como são as doutrinas de esquerda. Mas deixar de lado o estudo da verdadeira Filosofia só contribui para deixar lacunas imensas na formação de um povo.

    Responda
  6. Sensato

    Todas as ciências são necessárias, porém o nosso problema é a tendência de demonizar as exatas. Formar profissionais de exatas é essencial para haver inovação. Formamos muitos administradores e poucos engenheiros, e muitas vezes esses profissionais de humanas nem chegam a trabalhar na área e acabam trabalhando em subempregos.

    Responda
  7. Guilherme

    Acho que o problema não são as Ciências Humanas mas o sequestro das Ciências Humanas pela esquerda acadêmica. A esquerda acadêmica conseguiu convencer uma quantidade razoável de idio.tas que Marx, Foulcault, Deleuze e cia. representam o supra-sumo das Ciências Humanas quando na verdade são a parte mais rasa desse campo de estudos.

    Responda
  8. svarat

    "Tudo é ideologia menos Marx e Foucault". Hahaha, nunca vi maior absurdo. Marx foi o maior dos ideólogos, sua obra é pura ideologia, que acha que pode criar uma nova realidade, um novo homem, uma nova economia através de uma construção mental; e uma construção mental extremamente pobre de fundamentos sólidos. Marx tinha ódio e desprezo pelo idealismo e pela metafísica e, no fim das contas, sua obra acabou sendo um idealismo e uma metafísica. Deve ser a dialética, hehe.

    Responda
    1. Peter J

      Sem nenhuma intenção de provocar, como se encaixa o sociólogo FHC? Foi por ter caído em si que pediu que esqueçamos o que ele escreveu? Votei duas vezes nele.

    2. svarat

      Eu não seria tão radical a ponto de acabar com todas as ciências humanas, mas a sociologia, certamente, é perfeitamente dispensável. Com raras exceções, sociólogos e cursos de sociologia o que fazem é puro proselitismo de esquerda e não ciência. Além do mais, sociólogos costumam ser totalmente ignorantes em matéria econômica, e quando se metem a falar do assunto (quase sempre) só dizem besteiras e causam mais mal do que bem. Tudo que se estuda em sociologia pode ser tratado em outras matérias.

  9. Maga

    Professor Pondé pondo os pingos nos is.

    Responda
  10. ana vicente

    Caro Pondé, e o bom dia da segunda é mais bom dia. Perfeito.

    Responda