Suzana Herculano-Houzel > Música na escola Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Espero que a voz da neurociência ajude a dar mais credibilidade a algo que é tão desprestigiado dentro da educação: a música. E não é só por parte das escolas. Os pais, ao colocarem os filhos em uma escola de música, sempre deixam em último plano as aulas, os ensaios, o pagamento, valorizando sempre as tarefas escolares que devem vir "em primeiro lugar" e não junto. Todos que têm uma boa formação musical sabem que usamos esse conhecimento em diversos campos diferentes.
Não há ensino de música nas escolas públicas brasileiras e quando há, é mais uma "deseducação" musical. Trabalhei um tempo ao lado de uma escola municipal em São Paulo, onde o ensino de música resumia-se à prática de uma banda onde os alunos eram estimulados a tocar seus instrumentos em volume o mais alto que pudessem, sem dar a menor importância à desafinação que imperava no que tocavam. O barulho insuportável impedia o diálogo em todo o quarteirão. O único resultado era surdez precoce.
Coluna interessante sobre o aprendizado da música. Infelizmente, aulas de música para crianças são deixadas de lado no Brasil, embora seu custo-benefÃcio seja de grande monta para o futuro. Em relação à questão da plasticidade auditiva, creio que deve mesmo ajudar, pois o ouvido musical sempre tenta buscar identificar as notas dos sons, após um perÃodo consistente de aulas. O mais importante, porém, é mesmo aprender a aprender e gostar disso através da música. Trata-se de algo para toda a vida.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Suzana Herculano-Houzel > Música na escola Voltar
Comente este texto