Suzana Herculano-Houzel > Música na escola Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ana

    Espero que a voz da neurociência ajude a dar mais credibilidade a algo que é tão desprestigiado dentro da educação: a música. E não é só por parte das escolas. Os pais, ao colocarem os filhos em uma escola de música, sempre deixam em último plano as aulas, os ensaios, o pagamento, valorizando sempre as tarefas escolares que devem vir "em primeiro lugar" e não junto. Todos que têm uma boa formação musical sabem que usamos esse conhecimento em diversos campos diferentes.

    Responda
  2. Quero lula preso!

    Não há ensino de música nas escolas públicas brasileiras e quando há, é mais uma "deseducação" musical. Trabalhei um tempo ao lado de uma escola municipal em São Paulo, onde o ensino de música resumia-se à prática de uma banda onde os alunos eram estimulados a tocar seus instrumentos em volume o mais alto que pudessem, sem dar a menor importância à desafinação que imperava no que tocavam. O barulho insuportável impedia o diálogo em todo o quarteirão. O único resultado era surdez precoce.

    Responda
  3. Daniel erm

    Coluna interessante sobre o aprendizado da música. Infelizmente, aulas de música para crianças são deixadas de lado no Brasil, embora seu custo-benefício seja de grande monta para o futuro. Em relação à questão da plasticidade auditiva, creio que deve mesmo ajudar, pois o ouvido musical sempre tenta buscar identificar as notas dos sons, após um período consistente de aulas. O mais importante, porém, é mesmo aprender a aprender e gostar disso através da música. Trata-se de algo para toda a vida.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.