Opinião > Baile de máscaras Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Adriana De Simone

    Vamos tentar de novo. Eu disse na outra postagem censurada que o PSDB manda ma.tar, enquanto que o PT só difama - esta é a principal diferença entre eles, sr. Octavio. E que agora que nos conhecemos pessoalmente, posso me dirigir à sua pessoa.

    Responda
  2. Lili

    Palavras muito bem postas. É preciso ainda, alertar ao principal partido da oposição que a memória dos eleitores não é tão ruim como seus líderes pensam...

    Responda
  3. Adriana De Simone

    Pena que barraram meu comentário para o sr. Octávio.

    Responda
  4. Ferolla

    Bem colocado. Mas esqueceu que existem diferenças entre as máscaras. Umas causam repulsa e vergonha , outras transmitem cobiça e ganância abjeta, algumas fraqueza e oportunismo e nenhuma representa a face da coragem e destemor nescessários para mudar o que deve ser mudado.. C.

    Responda
  5. Analista MG

    Bom editorial. Entrementes, pergunta-se: o problema realmente está em partidos ou em um sistema político doente? O fim do financiamento provado pode ser um primeiro passo, mas e o resto? E o presidente da Câmara, que está insustentável?

    Responda
    1. Analista MG

      É, mas há uma diferença fundamental: a operação lavajática provou que podem existir doações aparentemente legais significando outra coisa, ou seja, legalizar não evitou mal feitos. Agora, com o sistema aprovado pela Suprema Corte, uma empresa pode até fazer financiamento oculto, mas se fizer e for descoberta, estará desmoralizada. Sou pelo parlamentarismo, com um sistema que filtre quem vai para o parlamento. Sobre o voto distrital, ainda não formei opinião.

    2. dalton1109

      Vejo a origem do problema tanto nos partidos como no sistema político eleitoral. Financiamento privado continuará existindo. Dinheiro vivo não se contabiliza. Vão ter malas e sacolas para todo lado. Voto distrital poderá conceder ao eleitor poder de fiscalização hoje não existente. Todo deputado, estadual e federal, ficaria submetido ao controle que se abate em prefeitos e vereadores de cidades pequenas com até 20 mil habitantes. O problema é a aprovação do voto distrital.

  6. E M

    Artigo perfeito para a RevistaCartaCapital e seus leitores!

    Responda
    1. dalton1109

      O editorial fala a verdade e todos os partidos de maior protagonização têm se mostrado uma farsa. O PT, por deter o Executivo, acaba sendo a farsa maior. Isso é indissociável da circunstância. Não seria assim se houvesse cumprido os compromissos alardeados nos tempos de '... sem medo de ser feliz.'

    2. dalton1109

      A Revista Carta Capital tem outro viés. Não comunga com a imparcialidade que, em geral, prepondera na Folha.

    3. Gutto

      O editorial fala a verdade ou a mentira? O P$db é um farsa!

  7. LUIZ RUIVO FILHO

    Concordo plenamente. Sem nenhuma exceção, todos são falsos em suas assertivas e dissimulados em suas ações. Não passam de espertalhões e aproveitadores. Lamentável.

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      Olá Analista MG, tudo bem? Concordo contigo plenamente, mas existem alguns que pretendem a volta da Ditadura == que abomino, e ignoram que estão abrindo mão da Liberdade de Locomoção, de Reunião e até de Expressar suas opiniões neste prestigioso Jornal. Creio que nas próximas eleições, já em 2016, o eleitor saberá dar a resposta. Tenha ótimo dia.

    2. Analista MG

      Ruim com eles, sem eles é ditadura. De qualquer forma, o sistema político está doente. Os partidos são decorrência disso.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.