Demétrio Magnoli > Aventuras do pensamento mágico Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Há mesmo um toque de Gabriel Garcia Marquez na tese dos ideólogos do PT. Gente como Singer, Marcio Pochman, etc criam uma narrativa cada vez mais cÃnica e inverossÃmel para esconder o desastre do Brasil sob Lula e Dilma. Como não podem ser alcançados pela Lava-Jato, sugiro que sejam indicados para o Premio Jabuti na categoria "realismo mágico" (literatura infant-juvenil, é claro).
Impecável, incontestável!!
Militante de esquerda desde 78, achei que poderia contribuir para aperfeiçoá-la, porém já no inÃcio deste século joguei a toalha. Me fez desiludir a arrogância natural dos cumpanheiros que pousam de intelectuais e pretensos donos da verdade, além do cumpadrio com segmentos execráveis da sociedade como sindicatos que são verdadeiras máfias e de terroristas que não dão o mÃnimo valor à vida. Soma no momento na terra brasilis uma epidemia de cleptocratas irrecuperáveis nunca visto em suas fileiras.
Onde está a Dona Marilena Chau� Fugiu da briga?
Além de criminosos, tornaram-se ridÃculos. Envergonho-me, profundamente, de ter dado voto ao L/ul-a e a outros tantos do PT.
Analista, nada há de seletivo. Comentei em adendo ao viés do artigo. Envergonho-me do meu voto. Da oposição, ou daqueles que se definem como oposição, tenho asco. O C/u/n/h/a tem de tomar cadeia. O A-é-cio, processado, condenado e submetido à lei da ficha limpa. E por aà vai. No entanto, jamais irei defender as traquitanas do PT, no qual votei para que desse cabo disso - e por isso me envergonho, pois fez-se tão ruim quanto os outros - ,valendo-me como argumento as traquitanas alheias.
Dalton, envergonhar-se ok, mas seletivamente, aà não, né? Infelizmente, a oposição é um desastre. Prefere apoiar um presidente da câmara sobre o qual já se sabe que tem várias contas na SuÃça simplesmente para prejudicar o governo atual. E vota pautas explosivas para as finanças públicas, contrariando sua lógica partidária, apenas para ver o circo pegar fogo (quanto pior, melhor). E é hipócrita, por que também tem seus problemas de honestidade. Envergonhe-se da oposição também.
Nunca é tarde para o arrependimento! Pior são aqueles que defendem o PT mesmo depois da falência da PeTrobrás, uso politÃco-privado do BNDES pelo Sr. luLLa, mensalão, e a faLência do Estado! Parabéns pela lucidez!!
Contundente (gostei principalmente da análise do "pensamento "(?!?) do tal Singer, hilária)
Comentário preciso, seguro, inteligente, brilhante, admirável, certeiro, fulminante, lúcido, claro, objetivo , etc....
Os caminhos da esquerda são o fracasso; o credo da ignorância e o gospel da inveja; a maior virtude do socialismo é a distribuição igualitária da miséria. Foi o que disse W. Churchill depois de viu o que aconteceu nas duas Alemanhas antes da reunificação. Quem quiser ver um exemplo contemporâneo da incompetência socialista para melhorar a vida do povo é só ir a Cuba. Todos os negócios do paÃs pertencem aos militares que vivem como marajás enquanto o povo espera horas na fila para comprar pão.
O estado de bem estar social criado principalmente na Europa desmente o que diz, caro Delwey. Você está pegando exemplos errados (Rússia e Cuba) e ignorando os casos que deram certo. Na Europa, com o fim da Segunda Guerra Mundial, vários estados europeus, escaldados com o ascensão de regimes totalitários, resolveram se prevenir e, dessa forma, criaram-se vários paÃses muito preocupados com direitos sociais. Não socialistas, mas baseados na lógica de welfare state.
O artigo tem pontos que fazem sentido; de fato, por vezes, a esquerda não é razoável. Por outro lado, convenhamos: ajustes costumam cair mais sobre ombros economicamente mais frágeis, sob a justificativa de que distribuir o ônus também com os mais abastados "não vai funcionar". E os analistas dos mercados, se acertam bastante, também erram demais: por exemplo, poucos perceberam o que havia de errado com a Enron, empresa que chegou a ser a mais admirada do mercado americano e quebrou.
Você está pedindo que eu me "apequene"? Tenha santa paciência. E quanto ao "erro" que sua senhoria me impingiu? Fica por isso mesmo? Você é daqueles mais negativados neste fórum e até o momento não caiu a ficha? E faça o favor, abstenha-se de comentar meus posts, agradeço! Ajunte-se à sua turma.
Mais uma coisa, zabriskie, qualquer um aqui defende quem e o que quiser. E você, assim como cada um de nós por aqui, não passa de ninguém. Portanto, apequene-se e menos.
Zabriskie, as pessoas se traem em pequenos detalhes. Terá você se traÃdo na primeira palavra de sua primeira resposta abaixo? Vai se saber, não? Quanto aos seus "escritórios de engenharia", faço apenas uma breve pergunta: e o que é nós por aqui temos a ver com eles? Quanto ao seu português, é ruim.
Anos e anos...vai que cometi outro...
Anal.Me diga onde está o erro de português. Se for o plural, você perdeu uma oferta que faria a ti para ser um copyright em um de meus escritórios de engenharia, pois quem enganou é você ao relacionar na frase, "chupas" e não "amontoado", que é o correto. Como não fez jus à oferta, recomendo largar este ridÃculo bico de ficar defendendo párias já relacionados para ficarem ano e anos na cadeia.
Em suma, é blablablá furado de qualquer lado que se olha. Raramente vemos sinceridade. Mesmo assim, repito: nada vem de graça. É preciso batalhar por melhorias, sempre. E nunca confiar totalmente em partidos, por que eles furam conosco. E furam por que o sistema polÃtico permite e por que são integrados por seres humanos imperfeitos.
Flavio, você deve ser jovem e não viveu os anos 70, 80 e talvez os anos 90. Se tivesse vivido isso tudo, teria um festival de erros na memória. Estou com um pouco de preguiça de enumerar, mas vou citar apenas dois: 1) racionamento de energia, no segundo governo do ex-presidente do principal partido de oposição. Como é que deixaram isso acontecer?; 2) Ele também poderia ter ouvido mais sua esposa e criado programas sociais de estado. Mas entregou de bandeja essa bandeira para seus opositores.
Caro Dalton, são erros crassos para todos os gostos. De qualquer forma, a sociedade anda e ninguém consegue mudar a vida se não lutar por isso. Um dia, o Brasil teve escravidão. Uma coisa digo: houve quem lutou contra isso.
Não, Analista MG. A esquerda não tem a primazia dos erros. Tem a primazia da ausência de acertos.
Analista MG, concordo com tudo isso. Não poderia discordar, haja vista tratar-se de verdade irrefutável. O problema é a turma dos que negam a realidade fática, com a mesma desfaçatez com que Maluf negou, sempre, ter contas em paraÃsos fiscais. Isso já não é mais embate de ideias e teorias. Virou palhaçada. É irritante, por exemplo, esse André Singer. Contrapor a rejeição a tudo isso e ao PT com batalha contra o PSDB, Aécio e etc, é ofensivo. Também detesto o PSDB. E isso não muda os fatos.
Em suma, são erros crassos, à esquerda, ao centro e à direita. A esquerda não tem a primazia dos erros.
Sem falar em outros escândalos corporativos ao redor do mundo. Muitas vezes, privados e que deixam milhares de desempregados.
Parabéns. Muito bem escrito; O pior é que esse ranço esquerdista infesta nossa educação. De lá sairão nossas crianças doentes e podres, corroÃdas por esse pensamento. Infelizmente a saÃda não existe.
Existe saÃda, sim. Brigar por cidadania, sem confiar tanto em partidos. E não indignar-se seletivamente, senão soa falso.
O atual desgoverno é um circo de horrores, já tem até ministro querendo CPMF em dobro, vai gostar de produzir coisa ruim, nisto este desgoverno é imbatÃvel, na arte de produzir ruindade.
Intelectuais(?!) do 'petê...amontoado 'chupas-sangue que nunca produziu uma agulha derrotando o significado da palavra!
O português está incorreto, caro.
O artigo expõe a fratura irremediável do lulpetismo, aliás ratificada pelas manifestações que apóiam a presidente mas contra seu próprio governo, uma situação só explicável fora da racionalidade. A bipolaridade explÃcita indica que o grupo nunca teve um projeto para reformular o paÃs, ou se teve ficou submerso pela volúpia patrimonialista contabilizada nos intermináveis escândalos.
Excelente coluna, Demétrio (como sempre). Parabéns.
Traduzindo e resumindo, O Par Tido Inventa a Crise para Faturar de Vitima!
Nesta crise descomunal, minha única alegria é que quem mais irá sofrer serão os eleitores Pe Tralhas.
Fiat, lá vai: a maioria dos paÃses, os endividados, se encontram refém do capital financeiro: colocam seus recursos e retiram com a maior facilidade possÃvel. E não são poucos os seus recursos. Com isto, paÃses precisam aumentar a sua taxa de juros para atrair o capital especulativo, como se, o Brasil, por exemplo, representasse algum risco de não se receber. Simples assim: a cada downgrade o que acontece? mais dinheiro para os especuladores.
nelsonfjobim, todos sofrem ataques especulativos, lembre-se da crise nos Esta_dos Unidos. A especulação enorme em cima de imóveis etc.
Quem tem as contas em ordem não sofre ataque especulativo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Impecável.
azar dos eleitores deles ,acreditam em papai noel, mula sem cabeça,saci perere,
Azar o nosso que os eleitores deles são maioria no paÃs há 13 anos
Na verdade o azar é nosso, que assistimos tudo isso e como cidadão temos muito pouca margem de manobra, frente a este esquemão armado. Sds.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Aventuras do pensamento mágico Voltar
Comente este texto