Opinião > Terra arrasada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DomQuixoteDeLaManchaRJ

    Ótimo editorial ! Gostaria de ressalvar que a política 'expansionista' dos gastos (keynesiana) deu certo, sim, entre 2008-2011. Mas o gov ignorou sinais dos indicadores e pisou mais fundo no acelerador dos gastos. Tão grave qto gastar demais (sem ter condições pra isto) é gastar mal. E isto não se restringe ao gov.fed. O minúsculo município de BELFORD ROXO-RJ tem 20 secretarias !! Pagam secretários, assessores, motoristas, etc; não sobra $$ pra contratar/pagar médicos, professores e engenheiros.

    Responda
  2. MANOELITO

    Enquanto o Editorial faz uma análise isenta do que ocorreu e do que não deverá mais ocorrer, o Senador Roberto Requião faz um discurso absolutamente absurdo, justificando todas as irregularidades cometidas pelo governo Dilma, afirmando que não foram irregulares e que se justificavam para continuar a financiar os programas sociais e que a recomendação do TCU teve caráter político. Esse é o Brasil e assim digo: volta Francelino para perguntar de novo mas que país é esse.

    Responda
  3. Homero

    Este governo foi incriminado pelo TCU por "DESGOVERNANÇA FISCAL". Melhor definição não há: O GOVERNO QUE DESGOVERNA.......

    Responda
  4. Homero

    Cadê o sr. Manteiga? Ministro margarina. Liso como sabão. Mentiroso, desonesto. Ele tem que ser responsabilizado pessoalmente.

    Responda
  5. BredMG

    Segundo o relator foram dadas recomendações da necessidade de controle das contas, em 2014, no entanto, ignoradas pelo governo. Não há solução para esse ParTidoquadrilha... Precisamos nos livrar desse desgoverno quanto antes!!

    Responda
  6. Queiroz

    Sua proposta: ..."criar um conselho técnico independente"... isso os TCs o são. Nosso mal foi "considerá-los" Poder Judiciário, com nome pomposo de Tribunal.Pode-se ver o que a equipe do Sr. Nardes faria pela República como um Conselho de Auditoria Prévia dos Balanços Públicos. O nome é grande mas não é pomposo e seria formado por concurso e não por compensação para aposentadorias gordas.

    Responda
  7. capanjo

    Porque em se tratando da Presidência , não compete ao TCU rejeitar e sim encaminhar sua avaliação ao Legislativo

    Responda
  8. capanjo

    Além da suspeição do Ministro Augusto Nardes , a situação do colegiado do tribunal é bem peculiar , dos nove ministros integrantes da corte que julgaram as contas de Dilma Rousseff, cinco são ex parlamentares do PP-RS, DEM-BA, PSB-PE, PMDB-PB, PTB-PE, O TCU só tinha posicionado de forma semelhante em 1937 , em relação ás contas de Getúlio Vargas e, na época o congresso não seguiu a recomendação do tribunal e as aprovou mesmo assim.

    Responda
    1. Scórpyos

      e vc quer que a panaceia siga em frente,diga o grande babolarixa....

  9. Ma

    A LRF, criada durante o governo de FHC, provocava mudança substancial na maneira como era conduzida a gestão financeira dos três níveis de governo. Desta forma seria preciso saber planejar o que deveria ser executado, pois além da execução se deveria controlar os custos envolvidos, cumprindo o programado dentro do custo previsto. Sua criação fez parte do esforço em reformas do estado promovido pelo aquele governo para estabilizar a economia brasileira. Faltou esta informação neste editorial.

    Responda
  10. LuisInacioparaCuritiba

    TCU 9 x 0 mulher mandioca !! agora falta a renuncia ou o impeachment !!

    Responda
  11. jotaefe

    Em outras palavras ou nas entrelinhas: se a economia estivesse em bom momento e a presidente apoiada politicamente no senado e câmara,o resultado das análises pelo TCU das contas do governo poderia ser pela aprovação.A justificativa de que tal análise é puramente técnica é balela dos ministros.A realidade é que mesmo números sofrem distorções e são interpretados relativamente do ponto de vista político e algumas vezes de forma pessoal.Trata-se portanto,de um tremendo faz-de-conta do TCU e TSE.

    Responda
    1. Scórpyos

      fan da mulher mandioca,vái lá e de o dinheiro para sair deste nó ó babolarixa vá....

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.