Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Daniel erm

    Artigo de simples leitura e muito bem explicado sobre o impeachment. Concordo com a opinião do articulista também que o processo de impeachment não pode ser considerado como um golpe na democracia. Além disso, a parte em que o governo se pauta para defender o mandato de Dilma se sustentando em dizer que a presidente não pode ser julgada por atos alheios ao seu mandato presidencial atual sempre me causaram estranheza. Me parece óbvio que isso não pode ocorrer.

    Responda
  2. Theo

    Cheiro de hipocrisia ' Permita a correção o nobre colunista, quando afirma ;"impeachment não é golpe quando se parou de governar". Na verdade existe um esforço hercúleo desde o início do mandato da, Exma. Sra. Dilma, visando a paralisação da máquina governamental. Utilizando clichês de forma a se fazer acreditar que, um partido é o culpado pela crise.Vislumbrasse golpe, quando o TCU julga as contas de um governo em 19 minutos. Toda imprensa lá.

    Responda
  3. Ronaldo

    Impedimento do Alckim já! Afinal suas contas foram reprovadas pelo Tribunal de Contas de São Paulo.

    Responda
  4. Piruá

    O comentário é cabal, não adite argumento. Aqui pão é pão e queijo é queijo. O resto é balela. Impeachment nela !!!!

    Responda
  5. lrcostajr

    Muito acertada as colocações de Luís Francisco Carvalho Filho (Razões de impeachment), pois um presidente culpado necessita ter o apoio de apenas um terço do total de deputados para evitar o afastamento. Além disso, como lembraria o saudoso Paulo Brossard (O Impeachment), um presidente inocente com apoio minoritário, durante uma grave crise política de conflito com o legislativo, pode ser retirado do cargo se houver um amplo acordo de dois terços do total de deputados para afastá-lo do poder.

    Responda
  6. toninho

    FHC não só usou das pedaladas,mas também comprou votos no congresso p/ emenda de sua reeleição! Teve alguma punição?

    Responda
  7. Mestre d'armas

    O brasil não esta parado porque afunda dia a dia enterrando cada vez mais a nação.. as pessoas já começam a não pagar a conta de luz agua condomínio medicamentos e por ultimo o governo já fala em reduzir pensões defasadas das estatais. Ate onde vamos permitir isso..? Em breve não haverá géneros alimentícios nas prateleiras dos mercados e nem mesmo o papel higiênico...esse e o grande legado do PT e seus associados com seu populismo e gana de poder custe o que custar. Intervenção militar já.

    Responda
  8. Antonio Catigeró Oliveira

    [...] "Derrubar Dilma sem evidências concretas de corrupção causaria sérios danos à democracia que vem ganhando força nos últimos 30 anos, sem nenhuma contrapartida. E não há nada que sugira que algum dos líderes políticos que querem lhe tomar o lugar faria melhor do que ela em termos de política econômica". The New York Times. *

    Responda
    1. Antonio Catigeró Oliveira

      "Contra o presidente de uma das Casas do Congresso há acusações de crimes graves, mas ele é apoiadíssimo pelo PSDB!”, disse, emendando. “Dá para levar essa gente a sério? Não dá, né?” -- Joaquim Barbosa, via twitter, 15;30hs, 06/10/15.

    2. Mestre d'armas

      Conversa fiada...vem viver aqui dentro debaixo da batuta desses que ai estão e quem escreveu isso vai pensar diferente. O Brasil nunca passou por isso que hoje passa nas mãos desse governo. A corrupção a roubalheira a Petrobras os desvios quer mais o que..? Em nenhum governo passado... a coisa agora esta por demais insuportável. E preciso banir essa gente com urgência. Eleições com gente que tenha projeto de governo e não de desgoverno sem mentiras e populismo pedalado.

  9. TONEW

    Esta estátua do L$ULL$A está em cima do poste e não quer descer... Terá que ser derrubada, o país já suportou tempo demais; Os erros e canalhice$s vem de longe. Ella já dizia no primeiro mandato que faria o "diabo" para não perder; disse e fez, foi a única verdade que s$aiu dessa boca medonha.

    Responda
  10. Anderson

    O cargo de presidente da república, acima de qualquer outro, exige que seu ocupante seja um líder e que tenha o carisma necessário para mostrar a nação qual caminho trilhar. O que vemos nos dias de hoje é que o cargo na prática já está vacante, ou seja, não é preenchido por ninguém. A atual presidente perdeu completamente as condições de governar o país, não possui a liderança e o carisma necessários ao exercício da função e só consegue ainda um resquício de apoio por meio da entrega de cargos.

    Responda
  11. Antonio Catigeró Oliveira

    O colunista quer tentar convencer o leitor de que essa tentativa de impedimento da Presidente da República será feito tomando como base a discricionariedade, por um Legislativo totalmente fisiológico, comandado por um presidente da Câmara sendo acusado com provas documentais vindas da Suíça, não é golpe?

    Responda
  12. BredMG

    Fora!

    Responda
    1. Ronaldo

      O Alckim por ter documentos secretos do metrosão da siemens por 25 anos! Apoiado!!!

  13. Gutto

    Coluna juridicamente horrrrível. Erra e muito ao colocar suspeitas no balaio de motivos. Sobre as pedaladas, usada com frequência por diversos chefes do executivo, esta deve ser decidida no congresso. Ah, a doutrina majoritária entende que o crime de responsabilidade deve ocorrer no mandato. Qual o crime que ela cometeu entre janeiro e outubro? É golpe pq juridicamente é fraquíssima a tese do impeachment.

    Responda
  14. PH Andrade

    Não há mais clima pra continuar. O governo já morreu há meses, e se arrasta como um zumbi que agoniza em seus últimos estertores. Está claro para todos que o partido coloca seu projeto de poder acima da nação, já aparelhou o Estado como um câncer em metástase, quer implantar uma duradita bolivariana a todo custo, e realizou o maior assalto aos cofres públicos dos últimos 515 anos. Pra piorar, nossa PrizidAnta tem problemas de sanidade mental. Vá estocar vento em Cuba, Mulher Sapiens !! Vaza !!

    Responda
  15. dauner

    Saiu no periódico "é isso ai' que Buracoville-SC é a segunda melhor cidade do país para se viver . Se isto for verdade, o melhor é se mudar para Toronto . Por aqui os hospitais estão um caos, ruas e calçadas esburacadas, craqueiros tomando conta das ruas do centro, desemprego alto, indústrias demitindo , aviões com dificuldade de pousar no aeroporto por falta de condições , milhares de imóveis com placas de "aluga-se", "vende-se".Dizem que Curitiba é a melhor .Quem tem coragem de andar lá ?

    Responda
  16. zekawasaki

    A Monarquia da Rainha da Bulgária perdeu a cabeça, há tempos.

    Responda
  17. svarat

    A Dilma luta com unhas e dentes pelo mandato, mas é de se perguntar por que, e para quê. Seu governo é um completo fracasso e, tudo indica, irremediável. Se tivesse preocupação verdadeira com o país e não fosse tão egoísta e arrogante, renunciaria.

    Responda
    1. Sim Senhor

      Na mente deles é o "melhor governo da história deste país". Até porque "nunca nesta história deste pais,' 'não sei de nada', 'culpa do Fhc,' etc. é o mote do ParTido. Lenin: "Acuse seu oponente do que você faz, chame-o do que você é!"

    2. Viva

      Por quê? Pelo poder? Para quê? Para poder. Seu governo é um completo fracasso? Não importa. Preocupação verdadeira com o país ela tem, mas é a preocupação de se vingar do Brasil. Pode reparar, todo petista acha que o Brasil deve alguma coisa a eles. Eles querem ir à forra, na base do "agora é nossa vez". Renúncia? Jamais! Veja o caso da deposição legal do Fernando Lugo. Dilma e Lula ficaram possessos com o "precedente". Agora mesmo ela voltou ao assunto da maneira mais grossa possível.

  18. Portilho

    Ótima matéria. Ela traduz o que há de mais justo no que se refere a alguém eleito(a) com características de estelionato. As razões para o julgamento político vão além dos atos criminosos dolosos. O impeachment é um remédio onde uma nação prescreve ao seu líder. As causas podem ser várias: Ação errada, omissão, falta de capacidade administrativa, falta de jogo político. Qualquer coisa que traga como resultado um desastre moral, econômico ou financeiro.

    Responda
  19. capanjo

    O estranho é que isso não era razão nenhuma para o impeachment, então tá!

    Responda
  20. capanjo

    Em outubro de 1999, o instituto Vox populi fez uma pesquisa para a CNT , em que o Governo FHC , tinha 8% de avaliação positiva, 74% dos entrevistados afirmavam que a impunidade estava aumentando. e 83% diziam o mesmo da corrupção. 49% tinham a opinião de que a corrupção estava aumentando muito.Sendo para maioria da POP, o governo não era apenas ruim mas incapaz de se corrigir.Somando -se a isso o maior atentado cometido a nossa constituição ,a compra da emenda para a reeleição de FHC

    Responda
    1. zekawasaki

      O legado de F H C ainda perdura.Diú ma já foi esquecida.

    2. Calferr

      Não tenho dúvidas que o PT( E ALIADOS) implantou uma máquina corrupta no Estado, acho que inclusive deveria ser banido pelo TSE. Mas sou contra impeachment da Dilma, simplesmente porque acho que a lei tem que ser igual p/ todos. A campanha foi irrigada com dinheiro de corrupção? oras, aecinho também recebeu doações de empreiteiras, ou alguém acha que estas só operam com o governo federal? Pedaladas, tá errado lógico (acho grave), mas só agora é que vai ser punida? Então é justiça seletiva!

    3. dalton1109

      Você quer com isso dizer que, portanto, Dilma está absolvida ? ... Por primeiro, você admite, então, que de fato ela está errada. Pois comparar com algo que estava errado a título de justificativa é evidente admissão do erro. Por segundo, pelo seu ponto de vista, pode-se pertpetuar o erro. Uma vez que Dilma pode porque foi assim com FHC, cria-se o consuetudinário para que, doravante, qualquer governante também possa. O P/T vai perder o governo, mesmo que em 2018. Daí o próximo tb pode ?

  21. LuisInacioparaCuritiba

    o governo mais podre, incompetente e corrupto dos ultimos 500 anos ! simples assim !! pede para sair já !

    Responda
  22. Nando

    Parou de governar é justamente o mote inventado pelos gol-pistas para justificar o gol-pe. E muitos embarcam nessa.

    Responda
    1. Calferr

      Parou de governar não, não consegue governar, porque os pseudos aliados (PMDB) não larga o osso (ministérios), e mesmo assim quer ser oposição. A oposição para atingir Dilma não se importa em aprovar uma "pauta bomba", ou seja se for para ferrar Dilma dane-se o país. Fala sério, ninguém vê o nível do nosso Congresso?, muito pior que a Dilma.

  23. Spina

    Já passou da hora de se fazer uma greve geral. O povo nas praças.

    Responda
    1. alberto vieira machado

      Acho que uma greve geral, nos moldes de "ninguém paga mais nada, nem ninguém", seguida de uma "bela ida para a rua", coroaria uma "decisão tupiniquim" de pôr um fim nisso e podermos recomeçar...

  24. Ronaldo

    Um processo de impedimento é obrigatoriamente jurídico, basta ler a Constituição Federal, pois é necessário ação ou ato imcompativel com a administração. A falácia desse advogado é pueril, pois assim como os indices de aprovação bom/ótimo de 80% de Dilma no primeiro mandato não a levou a dar um golpe a la Jânio Quadros, tentar fechar o Congresso, agora ela não pode se golpeada do poder pelos que perderam a eleição!

    Responda
    1. Ronaldo

      Os golpistas mo ph andrade possuem dois pesos e duas medidas! As contas de Alcim rejeitas pelo tribunal de contal de São Paulo não são motivo de impedimento, afinal PH Andrade é tuca=no. Lembro, ainda, caro Phandrade, que calúnia é crime, senão demonstre materialmente estes desvios do bndsss.

    2. PH Andrade

      Mas é mesmo jurídico, ou seja, tem fundamentação legal. As pedaladas fiscais são proibidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e são crime de responsabilidade. O abuso de poder econômico na campanha eleitoral é crime eleitoral. O desvio de US$ bilhões do BN.DES para o estrangeiro sem autorização do Congresso, como exige a Constituição, é crime de responsabilidade. Tudo isso é jurídico. Sr. Ronaldo. Ninguém está inventando nada.

  25. Eduardo Cantarelli

    Se Ella fosse sensível às agruras imputadas ao povo, ela renunciaria em prol de milhões de pessoas. Não, não, esta mulher nao tem coração, não tem sentimento. Tem uma estrela pontiaguda no peito estraçalhando sua humanidade.

    Responda
    1. Calferr

      Mas aí tem que perguntar para os mais de 50 milhões de eleitores dela, se concordam com isso, não. Caso contrário É GOLPE!.

    2. Ronaldo

      Ela é muito sensível! Pergunte às domesticas, que a partir deste mês passaram a ter FGTS em seus contratos de trabalho.

  26. Déjà vu

    "Dillma Rousselff encerrou a mensagem ao Povo reunido para a sua segunda posse em Brasília com um Juramento. "Nenhum direito a menos [exceto alguns Trabalhistas], nenhum Passo atrás [só a Recessão], só mais Direitos [a pagar Mais Impostos] e só o caminho à Frente [ao Abismo da Inflação]. Esse é meu Compromisso Sagrado(!!!!) perante vocês." - Bem que a Madame disse que faria Pacto com o Diabo pelo Poder, bem vindo ao Inferno!!!!!!!!

    Responda