Luiz Felipe Pondé > A metafísica do Sudão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hrnrique

    Sou médico residente em um grande hospital federal. Essa semana, chamado as pressas na enfermaria, um paciente infartou! Pedi morfina, e a resposta da enfermeira: "Tem que pedir no computador se não a farmácia não libera". Acreditem, tive que correr, sentar no computador e "pedir pelo sistema". Enquanto o paciente agonizava sozinho no quarto (o auxiliar estava correndo até a farmácia)! Se eu for trabalhar sem estetoscópio ninguém nota. Se eu não levar a caneta e o carimbo, posso voltar pra casa.

    Responda
  2. Uchoa

    Achei um absurdo ter de postar meu comentário usando pontos entre as palavras para disfarçar o que gostaria de dizer. Ai caiu a ficha. Que liberdade de expressão eu tenho? Essa tal liberdade é só para quem tem um crachá de imprensa?

    Responda
  3. GUSTAVO

    Censura ainda permanece neste jornal. Mesmo sem utilizar palavrões.

    Responda
  4. Daniel erm

    Basicamente é um resumo do que podemos constatar nas regulações impostas pelo Estado brasileiro atualmente. A concorrência é diminuída, em razão das imensas exigências e burocracias necessárias. Abrir ou fechar uma empresa deve ser algo dinâmico. Todavia, no Brasil não existe o pensamento em produzir riqueza (pois quem produz é burguês e pensa apenas no lucro, alguns dirão). Para mudarmos, temos que começar de baixo/ Who is John Galt?

    Responda
  5. Recomeço

    Pondé resumiu porque o Brasil até hoje não saiu do subdesenvolvimento para rivalizar com grandes nações como EUA. Empreender no Brasil é tratar de uma legião de parasitas, é não ter qualidade de vida e colocar em risco a segurança da família, é lutar contra a lógica.

    Responda
  6. Recomeço

    Pondé resumiu porque o Brasil até hoje não saiu do subsdesenvolvimento para rivalizar com nações como EUA e outras. Empreender no Brasil é tratar de uma legião de parasitas, é não ter qualidade de vida e colocar em risco a segurança da família, é lutar contra a lógica.

    Responda
  7. Dewey

    A finalidade da burocracia são o poder e dinheiro. Se estivesse restrita ao âmbito do setor público já seria ruim, mas o problema é que também existe na iniciativa privada. Um exemplo típico é o famigerado atestado médico para frequentar academias de ginástica. Antigamente qualquer médico podia emitir um, mas hoje tem que ter a aprovação de um cardiologista. Nos outros países basta assinar um termo de responsabilidade e pronto! O burocrata sempre acha que sabe o que é melhor para as pessoas.

    Responda
  8. GUSTAVO

    Do que vive um improdutivo? (leia-se funcionalismo público, setor público) Eles vivem dos tributos pagos pela iniciativa privada, pelo setor privado. Eles até produzem algo, a folha de pagamento.

    Responda
  9. PH Andrade

    O setor improdutivo conta ainda com a ajuda inestimável das ONGs, que mamam nas verbas públicas de maneira voraz, e oferecem uma ideologia podre pra justificar suas verbas - posando de bons moços, se fazendo de vítimas, e reforçando a doutrina do "eles" contra "nós", tudo para tentar destruir o produtivo e a meritocracia, que devia ser a base de uma sociedade justa e democrática.

    Responda
  10. cesar a a guimaraes

    Luiz Felipe Pondé, o que você acha do financiamento público de campanhas e partidos políticos? Minha opinião é que corrompe a política. Acabe-se com o financiamento públicos de partidos políticos (Fundo Partidário) e campanhas eleitorais (tempo gratuito de rádio e televisão), e em pouco tempo pelo menos 25 dos 35 partidos se extinguiriam, melhorando muito a política.

    Responda
  11. Geraldo Lino

    Excelente artigo, precisa a população concientizar destes fatos para provocar mudanças, ah gostaria de acrescentar que não só os burocratas de Brasília inferniza quem quer produzir mas também os burocratas dos estados e municípios e com isso o Brasil fica cada vez menos competitivo.

    Responda
  12. Herdf

    Não conheço liberais no Brasil, os que dizem ser, notadamente os políticos, na verdade não o são, viveram sempre na sombra do estado e estão em crise de abstinência estatal após 12 anos longe do poder. Os que se dizem liberais aqui são estatistas de direita e acham que democracia não combina com liberdade econômica. São piores que os estatistas de coração.

    Responda
  13. Galeano

    Só teve um problema no texto: 'mau informada'? Enfim, ninguém é perfeito.

    Responda
  14. tempestade

    Quanto mais democracia, mais portas para cor ru p ção...Pondé...como sempre botando o dedo na ferida...Parabéns...

    Responda
  15. rufino

    O erro de qualquer política governamental é querer tratar gente adulta como incapaz. É livre para não ser obrigado a trabalhar... não pode ter direito de usufruir do trabalho de quem produziu. Toda a proteção do Estado para o incapaz, alem de educação universal a todos, que é a base preparatória e emancipativa. A política do governo atual se especializou em detonar o produto dos que laboram, numa mistura tresloucada de socialização paternalista da desídia com fim eleitoral

    Responda
  16. Hamilton

    Análise perfeita do filósofo, que vem ao encontro de minha definição de governo. "Entidade cujo único e precípuo objetivo é atormentar a vida do cidadão"

    Responda
  17. JOSELINO

    Estou esperando de uma certa junta a autenticação de um certo livro, que está na fila a 3 meses e que segura um cadastro, que retém um crédito. Na dita junta, sempre muito lotada de funcionários e estagiários, sempre se respira um ar familiar, como num bom cartório. Ha, e o processo é eletrônico!.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.