Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. dix-huit

    Esse caos institucionalizado é perigoso e dá mau exemplo. Contaminando a vida dos cidadãos comuns e tornando os relacionamentos pessoais cada vez mais desrespeitosos e sem limites...

    Responda
  2. jonas

    Uma reflexão sobre a acertada opinião do articulista. Em outubro do ano passado, ele e outros comentaristas políticos foram capazes de ver e de fazer críticas semelhantes? Seria interessante que o jornal fizesse esse levantamento, esclareceria os eleitores a respeito da credibilidade de seus comentaristas

    Responda
  3. Galeano

    Ontem este site publicou o primeiro "pronunciamiento" de um general. Foi um aviso. Pensei que o Brasil estivesse livre disso. Mas o governo está ressuscitando o passado. Para piorar o que já estava ruim, a agência de crédito Fitch reduziu a nota do país. Aonde vamos parar ou quando vai parar tudo isso?

    Responda
  4. emily

    O Brasil é incrível. Dá um passo pra frente e 10 para trás!!

    Responda
  5. Paulinha

    Estamos parecendo a Colômbia da era Pablo Escobar.

    Responda
  6. Déjà vu

    Verdadeira Revolução dos Bichos de G.Orwell

    Responda
  7. Chico Caprario

    A permanência de Eduardo Cunha, duas semanas depois da exposição incontestável de seus mal feitos, prova a atual fragilidade moral do congresso. Não é mais eficiente continuar com o discurso de responsabilizar o eleitor pela escalação de tais deputados, que parecem ser os piores da história brasileira (salvo raras exceções). O pior é que justamente ficamos nas mãos deles para propor uma reforma política. O que é mais injurioso que isso?

    Responda
  8. Alexandre

    Eis a explicação de nossa eterna sina: VAI C U R I N T I AS !!!!! O que esperam? Melhorias? Com a educação que nossos jovens recebem hoje e certamente será reflexo no amanha?

    Responda
  9. Viva

    Mais surpreendente que membros do Legislativo processados judicialmente é a ausência de membros do Executivo. As mesmas delações que apontaram a participação do deputado Cunha em desvios apontaram igualmente para os ministros Mercadante, Edinho Silva e para os senadores governistas Humberto Costa e Gleisi Hoffman. Por que eles não estão sendo processados com a mesma rapidez? Sem falar de nho-nhô e nha-nhá, que sapateiam sobre a lei faz 13 anos.

    Responda
  10. carlos

    E de vez em quando tem um generalzinho dando palpite,

    Responda
  11. PH Andrade

    Estamos indo ladeira abaixo sem freio nem pára-choque. Nesse ritmo, em poucos meses o dólar vai a R$ 7, a inflação passará de 10% e o PIB cairá 5%. Enfim, é a crônica de uma mor*te anunciada. Falta credibilidade, mas a kuadrilha não se importa. Está muito claro para todos - inclusive para os investidores internacionais - que nossa economia só vai se recuperar quando mudar o governo.

    Responda
  12. ernesto,lu,tato

    Creio que seria preciso um exército de Sérgios Moros nos 3 poderes para mudar um pouco nosso país.A corrupção ,é certo,não é apanágio do Brasil! Mas fala sério,aqui ela é inimaginável!Não há mais que uma dúzia de homens públicos bem intencionados, com real alma de homem público,o resto ama a sí mesmo como deveria amar o próximo! Ama o próximo no nepotismo.O Judiciário que teve uma elevação de sua moral junto a opinião pública com sua atuação no mensalão e agora no petrolão,o STF está desfigurand

    Responda
  13. Montani

    Precisamos colocar o povo na rua para demonstrar que não estamos contentes nem com o governo da Dilma, com o Congresso , com a Câmara dos Deputados e que o STF não esta tendo a agilidade que o Moro tem para botar na cadeia os responsáveis pela maior fraude no mundo. É conversada fiada falar que temos 3 poderes, quando eles estão abraçados um com o outro. Precisamos criar o 4º poder. As mazelas estão na midia, o que é preciso é colocar os responsáveis na cadeia.

    Responda
  14. saminho

    Como ninguem se importa? o problema é que o encaminhamento para a solução decisiva dos problemas depende de poucas pessoas que relutam em fazer qualquer coisa que leve à mudança do status de poder atual. É como um avião ou ônibus, em que a direção do veículo depende de poucas ou só uma pessoa. A população e várias instituições reclamam, se movimentam, a imprensa denuncia e divulga, mas mesmo quando não existe mais dúvidas parece que nos momentos decisivos bate um medo do PT, de Lula.

    Responda
  15. DomQuixoteDeLaManchaRJ

    Parabéns pelo artigo ! A grande maioria dos parlamentares é de baixíssimo nível sócio-cultural e estão lá apenas pelas vantagens ou pra achacar o gov.fed mesmo... Pior, os já processados EXIGEM a intervenção do min.Justiça pra parar a PF, operações e investigações... O resultado será mais inflação, recessão mais forte e, tão grave qto isto tudo, um período muito maior pro país novamente se estabilizar e voltar a crescer. Podemos ter outra DÉCADA PERDIDA... Cadê o empresariado bras ?? Venezuela?

    Responda
  16. rodrigo

    Muito bem pontuado. Incrivelmente, o que vemos no Brasil em matéria de política, e aqui faço um trocadilho, é aquele filme a volta dos mortos vivos, entretanto com uma incrível gula pelo nosso dinheiro, nosso sim, pois não existe dinheiro público e sim dinheiro do contribuinte, pois somos nós os que sustentam tanta roubalheira.

    Responda
  17. toninho

    e este país que já foi o país do futuro hein, lamentável.

    Responda
  18. vera

    Então, fica a pergunta: Até quando este povo que paga as contas sem qualquer com prometimento de quem recebe, vai aguentar essa situação? Será que não tem sangue para exigir que se enterrem os cadaveres o coloquem nos lugares quem tenha probidade, competência e comprometimento com o único interessado na resolução, o povo brasileiro.

    Responda
  19. CELUKO

    Vivemos atualmente 1 processo politicamente em adiantado estado de putrefação. É um absurdo o que assistimos no âmbito dos poderes constituídos, aparentemente com o aval do judiciário. Nós pagadores de impostos que mantemos estes indignos representantes não merecemos assistir a balburdia. Tem que se dar um basta, com o verdadeiro povo na rua não os apaniguados, pois estamos perdendo nossos empregos e as empresas colaboradores enquanto uma minoria deleita-se em benesses e se esconde atrás do voto

    Responda
  20. Rìbào

    Prantação di Filicidaardi Disgovi.br "pepinal" p/ povo.br descansar é dizmais ! # "Buracolândia", ou melhor, buraco ziganti caiu no BR ! Tudo q passar perto some ! * Ó painhos zerentis ! Kdê dimdim do povo ?

    Responda
  21. dalton1109

    A tradução disso tudo está sintetizada no folclore da diplomacia, pela frase atribuída, incorretamente, a Charles de Gaulle.

    Responda
  22. felipebritto

    Há uns 60 anos já dizia De Gaule que o Brasil não era um país sério. Continua não sendo.

    Responda
    1. alemão

      É uma veeeergonha estes partidos políticos!!

  23. Analista MG

    A presidente governará até 2018 e ela tem sim, uma reputação pessoal ilibada, até prova contrária. E não violou as contas públicas sob a justificativa de pagar, no ano da sua reeleição, benefícios sociais. Isso segundo o jurista Dalmo Dalari, decano que pode ser ouvido sobre o assunto. Portanto, menos.

    Responda
    1. Analista MG

      E discordo da afirmativa de "provas fartas e abundantes", por que vários temas citados não tiveram estudos/avaliações conclusivos sobre eles, ainda estão subjudice. Noto também que sua indignação é completamente seletiva, por que em nenhum momento, condenam o presidente da câmara, com várias contas na Suíça e uma esposa com gastos de milhões de reais (nem a sra William Gates gasta assim). Por que não se indignam com isso?

    2. Analista MG

      PH e Seb, nada do que citaram bate na presidente da república. Sobre as pedaladas, não são criminosas, por que se fosse, os presidentes anteriores teriam sido apeados do poder, já que quase todos pedalaram à beça. Lembro também que o tribunal que avaliou as pedaladas, apesar do nome, não é tribunal do poder judiciário, é um órgão de assessoria ao congresso e que suas nomeações não são técnicas, mas políticas e não sabatinadas. E deixou a turma toda pedalar, se movendo apenas agora. Aí, não, né?

    3. PH Andrade

      As provas são fartas e abundantes. (1) Crime eleitoral - abuso de poder econômico durante a campanha - há um monte de vídeos mostrando o uso da máquina dos Correios; (2) Crime de responsabilidade - envio de US$ bi.lhões do BN.DES para o estrangeiro, sem o aval do Congresso, como exige a Constituição; (3) Crime de responsabilidade - fraudes contábeis criminosas já mostradas pelo TêCêU. Fora Pasadena, e fora a responsabilidade objetiva por ter sido Pres. do Conselho Adm. da Petro*bras.

    4. SebTheBest

      Ilibadíssima . Só endossou todas as falcatruas por onde passou. Tal como seu padrinho ela é de uma honestidade exemplar. P.S.: Sem falar no seu passado de assaltante de bancos e cúmplice de homicídios. Vivam os bananas podres de banânia .

    5. Analista MG

      Você está errado, Dalton, reputação se quebra com provas. Quem acusa, prova. Certo?

    6. Analista MG

      Vera, o "cadáver" ficará bem vivo até 2018, darling.

    7. vera

      Ela é um cadaver insepulto.

    8. dalton1109

      Reputação não se faz com provas, mas sim com condutas.

    9. Analista MG

      Completando: por que o colunista não cobra responsabilidade do Congresso?

  24. Ted

    Bananalândia mesmo,parabéns pelo artigo.

    Responda
  25. Ferolla

    Realmente Fernando está ficando insuportável para o povo brasileiro, assistir e ser vítima de uma situação que a cada dia que passa , parece ficar mais deteriorada e assustadora por sua total falta de qualquer valor político. As manobras,arranjos,jogadas vão se tornando imorais e de uma vileza poucas vezes vistas.. São as "estratégias ". No meu entender são farsas intoleráveis.

    Responda
  26. Moreira Matos

    Um compositor brasileiro, em refrão de uma letras, escreveu: "se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão"! O graio da corrupção instituída, instalada no Brasil, não só assustou os brasileiros; gerou uma desconfiança internacional em relação ao governo e até mesmo ao estado brasilero. O rombo causado ao patrimônio público , se afigura como o maior e mais vergonhoso escândalo de corrupção, nunca visto em todo o mundo. O refrão, "se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão, está mais que atual.

    Responda
  27. ze pindare

    Já revelados e expostos, 40%... É legitimo pensar que dentro dos 60% nem todos são como a 'presidenta' - ilibadarsrs! -, é também pura, angelical, sem pecado original e, "linda"... que pes@delo! ...O futuro dirá que sim!

    Responda
  28. ze pindare

    Conjecturam que um senador (em idos já 'desfilou' como candidato a presidência da R.. sobre um cavalo branco ), que anda todo serelepe procurando 'vitrine' em tempos atuais, será jogado dentro do saco dos 40% alegados... Apocalipse total...!Pelos e cabelos serão perdidos.... Grande gepê do Japão...tudo pelo pelo...!

    Responda
  29. Paulo

    Por que o povo tbem se comporta como se fossem cúmplices de tudo que acontece de ruim nesse governo ?. Me parece que o poder está conseguindo virar o jogo. Não sei com que recurso, mas a mídia já está repleto de anúncios sinalizando a revirada. Então não culpem os outros, mas assumam a meia culpa.

    Responda
  30. nunes

    E nas próximas eleições as mesmas tranqueiras serão reeleitas.

    Responda