Hélio Schwartsman > Éticas na política Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Hélio, a polÃtica é incompatÃvel com moralidade. Embora filósofos do porte do Ari a enalteçam, estão solenemente enganados. E não é nada nova a constatação.
Um PaÃs tropical abençoado por natureza,fadado ao fracasso por uma classe politica egoista e corrupta incapaz de sequer um gesto de serenidade e amor a patria, brigas infindaveis aos olhos nu da nação jogando o paÃs em um abismo sem fim,deixarão um legado de mais violencia, hospitais cada vez mais cheios e brasileiros lançados pelos corredores gemidos de velhos gritos de crianças,meninos nas ruas aumentando os exercitos dos arrastões,
Boa. Mas a ética normativa se perde completamente quando é definida levando em conta os interesses individuais. Na regra de ouro o individuo não deve tomar partido e colocar-se acima de seus interesses. Triste é que nos vemos pouca gente com essa determinação, e o que se cria é confusão. Entendo que os problemas devem ser divididos por tipo: corrupção é para solução policial e judicial, e "ruindade" econômica para ser solucionada rapidamente no voto. A confusão criada não serve para ninguém.
Por que estamos vivendo na Terra? O ser humano está vivendo na Terra para fortalecer o espÃrito de forma a estar apto para a escalada em direção à sua origem, o mundo espiritual mais perto da Luz. Não tem tempo para jogar fora buscando a satisfação do próprio ego, nem deveria causar sofrimentos a outros para satisfazer a própria cobiça. Deveria estar atento para eliminar os fios ruins e tecer fios de destino benéficos, que o encaminhem para o saber e para a Luz.
Agora teu pêndulo tá oscilando de um lado a outro,claro,no Brasil direita e centro direita estão sim contidas num mesmo saco de gatos, cometendo descuidos parecidos,onde moral e ética passam a quilômetros de distância.
No Brasil, a regra de ouro é que não existe regra de ouro. Quando os tribunais passam a ser utilizados a favor da causa dos "bandoleiros de estrada", é cada um por si na corrida para os aeroportos. Vaclav Havel estava errado quando disse que são nos momentos de mais profundas dúvidas quando nascem novas certezas e esperanças.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Éticas na política Voltar
Comente este texto