Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bene

    E se a China resolvesse tirar uns 50 bi US$ dos títulos americanos, para aplicar em títulos Selic do Brasil, com melhor rendimento, o que aconteceria? Os políticos iriam se acomodar? E o mercado financeiro? O problema é que a China precisa vender o Brasil produzir para gerar empregos e receitas. O que diriam os Bancos globais? E os locais? E a nota estabilizaria?

    Responda
  2. Herdf

    Vinícius demonstra correta preocupação com a situação atual, notadamente emprego e renda. Apesar de não ser seu objetivo demonstra o que muitos negam, a renda cresceu nos últimos 12 anos. Eis porque mesmo insatisfeitos, muitos não querem a volta do passado onde se transferia renda do trabalho para o capital.

    Responda
  3. Dewey

    Sozinho o PIB, ou o PIB per capita não consegue revelar o nível de vida das pessoas. O PIB não revela o que está sendo produzido e se a população tem acesso igualitário aos bens produzidos. Tampouco o PIB demonstra o grau de destruição dos recursos naturais que aconteceu para garantir o crescimento. No caso do Brasil as distorções são piores devido a existência de um enorme mercado paralelo que produz riquezas que não são computadas no PIB, como metade da produção de queijos e cachaça.

    Responda