-
Tom do Rio
Os que acreditam que deveríamos ter sido colonizados por Holanda, Inglaterra ou França, não devem esquecer que a possibilidade de viver nas Guianas é chance real e descomplicada. Certamente, pela proximidade geográfica é o retrato mais irretocável do que poderíamos ter sido se tivéssemos sido socorridos por tão elevada civilização.
-
Recomeço
A renda e demais indicativos de desenvolvimento são bem melhores na Guiana.
-
-
Recomeço
Antes dos romanos não existiam gregos em Portugal, mas reinos celtas ou celtíberos (mistos entre os celtas invasores e indígenas ibéricos) e um pequeno números de postos comerciais fenícios (os mesmos que 'civilizaram' a grécia e toda a Europa, até então completamente selvagem).
-
Guilherme
Mas acredito que saber que existe um Inferno e um Paraíso, saber reconhecer cada um, como soube Dante, é o mínimo. Aí sim, começamos a caminhada. Quando Dante escreveu A Divina Comédia, ele não estava somente preocupado em criar uma obra bela, como você parece entender. Ele estava transmitindo o que viu, primeiro acompanhado de Virgílio e depois de Beatriz. Estava mostrando o caminho, como grande místico que era. Antes de conhecer o caminho, só podemos ficar errando por aí. Outro abraço
-
Guilherme
Não há esperança no Inferno, meu caro. Parece que você não prestou muita atenção no letreiro que fica logo acima do portão da entrada. O que Dante viu lá, obviamente é diferente do que você viu, já que ele obviamente se assustou e você só debocha. Não tem como eu saber se vou restar nas 'nuvens', junto com outros os 'coxinhas', na medida em que não temos como saber exatamente qual é o lugar que nos caberá ao final da jornada.
-
Guilherme
Se você quer continuar se iludindo achando que no Brasil esteve instaurado o mais maligno de todos os regimes políticos já registrados pode continua a se iludir. Só não cobre que seus interlocutores participem da sua alucinação. Era justificável que que as pessoas vissem os comunistas brasileiros como heróis há alguns anos, mas hoje, com toda a informação disponível, é indesculpável.
-
Rick
O visconde de säbügösä italiano hidroviário está com a corda toda !
-
Guilherme
Digo atrasar pois a estocadora de vento que está no poder era simpatizante de Mao durante a sua desvirtuada juventude. Será que um dia ela vai pedir desculpas por essa escolha? Será que a sua usual arrogância vai permitir que ela se arrependa publicamente de seus pecados passados? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos
-
Guilherme
E?
-
Guilherme
Se a Ditadura Militar contribuiu, pelo menos um pouquinho, para atrasar ou dificultar a chegada de maoístas ao poder, então ela valeu a pena
-
-
Guilherme
George W. Bush, Di.ck Cheney, Donald Rumsfeld, Condoleezza Rice e a C.IA (de novo) estão se movendo por baixo dos panos para boicotar o crescimento do nosso país. Men.salão, Petrol.ão, pedaladas fiscais, nada disso nunca aconteceu. É tudo um plano desses agentes para atravancar o crescimento do meu Braz.zzil
-
Guilherme
A culpa é da esculhambação geral que está instalada no Brasil é do George Bush e da CIA. Só não vê quem não quer
-
Sensato
Nada me tira da cabeça que a cultura de "levar vantagem em tudo" veio com os portugueses. Portugal e Espanha foram os países mais importantes do mundo na Idade Média e os mais avançados também, hoje são os mais pobres da Europa ocidental.
-
toninho
o nosso azar foi a nossa colonização, a derrota de mauricio de nassau foi danosa para o desenvolvimento deste pais, mas quando a senzala invadiu a casa grande no palácio do planalto em 2003 ai que piorou tudo.
-
carlmarx
Os Holandeses vieram aqui pra explorar a cana de açúcar por ordem da maçonaria, quando viram que a viola estava em cacos, picaram a mula. Ainda bem que somos "filhos" de portugueses, os americanos da época (as naus eram como os ônibus espaciais de hoje -viva o Infante D.Henrique de Sagres!),pois assim soubemos criar uma unidade nacional absorvendo os índios locais, ao contrario dos espanhóis que mataram todos. Portugal nem é tão pobre assim, eles estão bem melhor do que nós,são disciplinados!
-
-
RCC
O problema maior, da América latina e do Brasil, sempre foi o catolicismo da inquisição, da península ibérica. Seu obscurantismo travou a ciência em nossos países durante séculos, o que repercute até hoje na nossa incapacidade de dominar tecnologias. No Brasil adicionalmente, as posições da igreja contra a contracepção em massa nos legaram essa absurda proliferação de miseráveis que hoje entopem nossas cidades e favelas. Portugal escapou dessa, graças à emigração. Nós, não.
-
Cacá
Os "ocupantes" do Mayflower eram calvinistas e os "ocupantes" da Frota de Cabral eram católicos./// O Doutor Coutinho se esqueceu deste detalhe.
-
-
Tant
Pronto, os Cumpanheros transformaram na mais baixa briga de rua, com so.cos, ponta.pés e garrafas quebradas, entre Tu.ca.nos e Cumpanheros, um tema que trata da nossa formação cultural e não tem nada a ver com política partidária. Isso porque Fhc foi citado. Mas veja bem: o colunista ia mandar alguém ler um livro escrito pelo Lu.lla? qual?
-
Falando serio
Vais arranjar briga com uns grupinhos que andam por aqui. Colocaste "ler" e "FHC" na mesma frase...
-
Daniel erm
Resumindo: chega de vitimismo.
-
Rubens MS
Portugal foi o primeiro Estado moderno e ultra eficiente na colonização do Brasil. Idioma único, unidade territorial e governo centralizado são característicos dessa modernidade absolutista que se opunha à fragmentação do feudalismo e herdamos isso. Contudo e a despeito da combinação de fatores, isoladamente é a produção de tecnologia - inclusive militar - que tem maior peso. Portugal, apesar da náutica avançada, não liderou a Revolução Industrial. Perdeu o bonde e nós perdemos a carona.
-
Filosofo
Verdade, não vamos culpar nossos pais pelos nossos erros. Temos que corrigir nossas mazelas encontrando nossos próprios passos porque o passado não volta mais.
-
Krüger
Olha, João, você foi muito bonzinho nas comparações, porque a trinca de colonizados pelos Ingleses, Holandeses e Franceses aqui no nosso continente, são a Guiana, o Suriname, e o Haiti (para não falar na Guinana Francesa, famosa pela Ilha do Diabo do livro Papillon, e por ser uma terra abandonada aos garimpos ilegais)
-
Guriatã
Até na tua terra portuguesa,recentemente,vocês da direita foram derrotados,com o povo reconhecendo os maus" Passos" que deram na escolha anterior.
-
Guilherme
Hahahahah não dá nem para comentar um negócio desses
-
Tant
Pronto, o Cumpanhero transformou na mais baixa briga de rua, com so.cos, ponta.pés e garrafas quebradas, entre Tu.ca.nos e Cumpanheros, um tema que trata da nossa formação cultural e não tem nada a ver com política partidária. Isso porque Fhc foi citado. Mas veja bem: o colunista ia mandar alguém ler um livro escrito pelo Lu.lla? qual?
-
-
Dewey
No descobrimento do Brasil pelos portugueses, subestima-se o fato de que os nativos que aqui residiam tinham um sofisticado sistema social e militar, além de possuírem conhecimentos avançados de como cultivar a terra e usar as propriedades medicinais das plantas. As residências que construíam eram melhores do que os barracos das favela atuais. A influência dos nativos na cultura do brasileiro foi maior do que a influência portuguesa, fato que diferencia brasileiros e portugueses contemporâneos.
-
Professor LVL
Assino embaixo! Nossa sociedade e infantil. Sempre transferimos a responsabilidade do fracasso para o outro. Com o PT chegamos ao apice dessa sistematica. Faltou culpar os amaricanos, o PIG, etc, etc, etc. recusamo nos a aceitar que escolhemos ser mediocres.
-
baltazar
...com tantos bacharéis e doutores, em tempo idos, claro que seguiram posteriormente, e por que se encontra na encruzilhada na qual está!
-
eline
Esse é o x do problema: encontrar sempre um culpado para nossos erros. Ponto para João Pereira Coutinho!
-
carlmarx
É sempre assim, no Brasil é mais fácil dizer que a culpa é dos outros do que fazer um planejamento para corrigir o problema. Nisso todos os presidentes que vieram depois dos militares são culpados, inclusive o "bonitinho bom moço" do FHC. São todos cínicos hipócritas.
-
Calferr
Mas é este o ponto. A busca por um culpado (por mais inverossímil) serve para as pessoas se eximirem de culpa. Funciona mais ou menos assim, "há um legado cultural português, então estamos fadados a ter uma sociedade corrupta". Então não há ação nenhuma a se tomar. Fala sério! Sempre acreditei que nossa condição atual (como o colunista escreveu) é o resultado de nossas ações passadas, ou a falta delas no presente. Enfim, há décadas, ou melhor há séculos convivemos com a corrupção sem resolvê-la.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.