Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Simone

    Imagino então que temas não doutrinários fossem... O quê? Liberdade econômica, estado mínimo, meritocracia, produtividade. Por favor, complemente milha lista. Quanto a autores, Adam Smith, Roberto Campos... Gostaria de mais sugestões, já que o senhor enumerou os temas e autores que seria alinhados com um certo doutrinarismo de esquerda mas não ofereceu nenhum contraponto. Pela minha imprecisão acadê, peço a sua ajuda. Obrigada.

    Responda
  2. njcunha

    As teses furadas da esquerda, desmoralizadas pela história, só sobrevivem nas Universidades - ciências humanas. Os partidos de esquerda deixaram de ser ideológicos e viraram populistas. Enquanto há o que gastar eles permanecem de pé. Assim a ideologia esquerdista vai sendo varrida do mundo. Durou muito de Rousseau até hoje. Lamento que estejamos sem uma utopia nova para se contrapor às teses liberais de hoje. É preciso navegar entre duas correntes opostas. A unanimidade é arriscada.

    Responda
  3. Ronaldo

    Presto, volte a escola filho! O ocidente é construido em cima das filosofias de Aristóteles, Kant, Hegel, Freud e Marx.

    Responda
    1. Guilherme

      Freud e Marx? As ideias dessas figuras não tem nem dois séculos. Como podem ter contribuído para a 'construção' do Ocidente? Claro, são influentes. Mas 'construir' é um verbo muito forte, Fenômeno.

    2. Guilherme

      Ronaldo, o Fenômeno

    3. Guilherme

      Hahahahahaha

  4. Ronaldo

    Serpas, logo abaixo, é claro seguidor de Jospeh Golbbes, pois espalha mentiras.

    Responda
  5. Ronaldo

    Gulherme82, logo abaixo, deve estar querendo propor reduzir a maio=ridade pe=nal para dozes anos. E junto com ela, a pe=na de mor=te.

    Responda
    1. Guilherme

      Não estou querendo propor nada. Estou querendo propor a discussão do tema. Ou você acha que esse é um tema irrelevante?

  6. Ronaldo

    Hélio escreveu bobagem. Enquanto silogismo toda teoria deve ser demonstrada conforme a realidade. Sendo comprovado o silogismo, segundo Aristóteles afirmou que o real é o critério da verdade, não é ideologia, pois esta é um falseamento da realidade.

    Responda
  7. maxsarden

    Acho que ta muito mais ligado a impregnação dos D.A das humanas que de um plano desse governo incompetente e corrupto.

    Responda
  8. Guilherme

    Sugestão de tema para o ano que vem: "Crianças que matam: como combater a epidemia de violência praticada por crianças e adolescentes nos últimos anos no Brasil?"

    Responda
  9. Viva

    Isso está ficando ridículo. Os petistas e companhia comemoram as questões do ENEM como se elas fossem um desafio ao Estado burguês. Menos, minha gente, menos... O conteúdo das provas de humanas nos vestibulares é marxista há décadas, que novidade é essa? Acho que até na ditadura militar as provas eram baseadas no materialismo histórico. Talvez fossem mais inteligentes apenas. O tema da redação, muito justo em si mesmo, é incapaz de mudar qualquer coisa por si mesmo... Menos fantasia seria bom.

    Responda
  10. serpas

    Existe algo mais esquerdista, mais totalitarista, do que tentar fazer um exame único, uma prova única, para entrar em todas as universidades do pais

    Responda
  11. Presto

    sugiro que no próximo enem se discuta textos de autores da atualidade , seculo XXI , como um giorgio agambem . algo mais moderno que as filosofias do XIX ou do século XX . colocar beauvior , uma maoísta engajada , como a jpsartre , mesmo que grandes filosofos , grandes pensadores , está claro que foi uma homenagem a chefia que pertenceu , ou pertence ainda , ao vepêre engajado ao maoismo.

    Responda
    1. Ronaldo

      Quais suas qualificaões para propor isto?

  12. Lupasan

    Ainda bem que o autor fez a ressalva imprescindível: de que fazer uma prova com questão "neutras" do ponto de vista ideológico é impossível. Balanceamento de autores? Ou seja, colocação de pontos de vistas de outros autores, uma representação esquerda-centro-direita? É possível. E, vejam, bastou falar em ideologia e em esquerda, que os comentadores "sem ideologia" já puseram-se a decretar o "bolivarianismo" do governo, da esquerda, do ENEM, sempre com seus antolhos e, de preferência, sem debate.

    Responda
  13. doc lucasm

    chora coxinhada

    Responda
  14. Guilherme

    Outro tema interessante para a redação seria o tema da corrupção, que atinge diferentes esferas dos três poderes políticos

    Responda
    1. Ronaldo

      "três poderes políticos"? Isto está onde na Constituição Federal?

  15. Guilherme

    Nenhum problema em falar em violência contra a mulher ou ecologia. Mas é curioso que esses temas sejam escolhidos como prioritários em um momento como o atual, com outros temas que são ainda mais caros a nossa realidade cotidiana. Só para ficarmos no tema da violência, os estudantes poderiam ser instigados a falar da crise de segurança pública sem precedentes pela qual o país está passando, estando atualmente posicionado em 7º no ranking de países com mais assassinatos no mundo.

    Responda
    1. Ronaldo

      Sim, como a segurança pública é obrigação dos Estados, poderia-se falar da PM de Alckim.

  16. Véio do Sul

    A doutrinação é avassaladora mesmo. O objetivo, que nasceu lá traz, há mais de 2 décadas tem essa meta. Onde estão as boas práticas bem sucedidas dos anti-esquerdistas ? O anti-esquerdismo se combate com boas práticas.

    Responda
    1. Ronaldo

      Dotruinação foi o que a ditadura militar fez com Moral e Cívica e O.S.P.B. Os autorres supracitados elaboram conhecimento dentro do contraditorio da vida academica.

  17. Recomeço

    Uma conhecida prestou concurso público de professora e recebeu orientação a responder sempre de acordo com idéias de esquerda ou mais ou menos sempre seguindo um raciocínio sem paralelo com a realidade; acertou todas e passou no concurso.

    Responda
  18. Tonico

    Orientei meus filhos não de hoje que sempre quando houvesse perguntas com viés esquerdista, a resposta certa era a mais a esquerda que houvesse, nas cinco alternativas.Em todas, eles acertaram.

    Responda
  19. jarbinha

    Realmente eu não sabia que temas como ecologia e violência contra a mulher fossem caros apenas à es querda. Numa boa. Achava que tais temas fossem de interese geral. Como sou ino cente

    Responda
    1. serpas

      Sou conta a violência, não só contra as mulheres. Exaltar as mulheres e a ecologia são temas de esquerda, são as demagogias dos politicamente corretos.

    2. Arthur

      Simpatizantes da direita que definem os temas citados pelo autor como "de esquerda"miram no próprio pé. É inacreditável que a violência contra a mulher e a defesa do meio ambiente sejam bandeiras de um ou outro grupo. Se for assim, que tipo de direita tempos no país? Gostaria de oferecer um exercício ao autor. Se os assuntos abordados na prova não são globais, o que o Inep deveria apresentar para equalizar? O estatuto da família, a proibição da venda de pílulas e a terceirização de empregos?

  20. Inspirado

    A pátria educadora, transformou nossas salas de aula em laboratório de lavagem cerebral e pregação das cartilhas de uma ideologia menthirosa, corruPTora, sem ética, sem obrigações. Vide seus menthores. Vide os adPTos da seitha malévola. Vide os tais movimientos sociales dos sem. De fato ninguém nasce esquerdista.É inoculado pelos mamhadores do estado. Como é difícil ser conservador dos príncipios morais, éticos, das responsabilidades, das obrigações, da cultura, saber exercitar os direitos.

    Responda
  21. svarat

    Esse comprometimento ideológico, que enche a cabeça dos estudantes com esse submarxismo de botequim é, sem nenhuma dúvida, um dos principais motivos do péssimo nível de nosso sistema educacional. Gastam tempo e recursos escassos da educação para encher a cabeça dos alunos com esse li xo imprestável. Ou o Brasil se livra dessa escumalha de boçais marxistas que domina o sistema educacional ou não irá a lugar nenhum.

    Responda
    1. Franco Neto

      Svarat, é quase certo que a escumalha não vai ler o texto, nem os comentários. Mas, não force a barra: mesmo que leiam, adjetivos como escumalha não serão jamais compreendidos por ela.

    2. Amauri

      Gente, apenas para que fiquem tranquilos, o sr svarat que teceu esse comentário aí em cima, ele já foi medicado e passa bem.

    3. Lupasan

      Como se o país, sempre governado por direitistas e conservadores (do poder) até recentemente, fosse um sucesso de políticas públicas e de idoneidade moral. O marxismo, que não tem nada com isso, passava longe. Mas a privatização do espaço público era e, sejamos francos, ainda é uma nódoa na política brasileira.

    4. svarat

      O marxismo é o grande veneno intelectual, moral e espiritual da modernidade, uma verdadeira desgraça.