Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. rufino

    Compila organizadamente tudo que queremos transmitir em nossos comentários, parabéns ao colunista. O País precisa implantar um capitalismo de verdade, que privilegie quem realmente se esforça e empreende, ao estilo americano, e atingiremos o sonhado estágio de "país do futuro"

    Responda
  2. ValveMark

    O melhor e mais lúcido comentarista deste jornal!!

    Responda
  3. abimopectore

    E não se pode, jamais, subestimar a força agregadora que o Babalorixa ainda reúne em tordo de si, pq outro traço marcante do "capitalismo de estado" é o populismo e seus exércitos de milícias violentas travestidos de movimentos sociais. Portanto, embora para nós pareça uma parvoíce ouvi-lo falar q "as zelite" "odeia ver pobre andando de avião e comprando carro", esse discurso, contudo, ainda exerce grande impacto na nossa ignorante gente brasileira. Falo "gente" pq aqui ainda n se tem um povo.

    Responda
  4. Viva

    Um lado é assim mesmo, o outro é pior: essa vontade de permanecer para sempre.

    Responda
  5. VGogh

    O capitalismo de conluio só beneficia os seus participantes em detrimento de toda a sociedade.Portanto doa a quem doer os praticantes destes conluios devem ser severamente punidos.

    Responda
  6. Carcará

    A corrupção está institucionalizada com todos os pingos nos is.

    Responda
  7. Déjà vu

    “Entre os papéis q costuma desempenhar, o preferido p/ os momentos de dificuldade é o de Vítima. Ñ por acaso nem de modo surpreendente faz agora essa performance, nesta hora em q as circunstâncias nunca lhe foram tão desfavoráveis: Alvo de Investigação do Min.Público por Tráfico de Influência, Pai do dono de Empresas revistadas pela P.F., Amigo de um Empresário apontado por um "Delator Premiado" como Receptor de Propina destinada a cobrir despesas de uma de suas quatro Noras”. D.K.

    Responda
  8. Déjà vu

    "..o Capitalismo de Estado é um capitalismo de Favores e Privilégios. No seu universo de Amigos, Acasos e Almoços, os comensais são Empresários ou Lobistas, ou empresários-lobistas, inclusive os Filhos do operário-presidente, que aprenderam as artes burguesas do empreendedorismo". * Viram como é fácil ser um Empreendedor na Terra dos Macunaímas!!!!!!!!!!

    Responda
  9. abf

    Excelente texto !!

    Responda
  10. Herdf

    O capitalismo de estado, mas nem tanto está em desmonte claro. A sociedade evoluiu e incluiu nos últimos 12 anos. Manter isso devia ser programa de governo, mas ao contrário a maioria da oposição propõe retrocesso. A velha conversa de piorar pra depois melhorar. O colunista que é mais sensato que a média devia avaliar isso, pela reação da sociedade aos cortes e retrocessos, acho que é o neoliberalismo que vai precisar de autoritarismo para se impor. O povo não está aceitando retrocesso.

    Responda
  11. Ninuco

    Mais uma excelente analise deste colunista que bem exemplifica a podridão deste governo. Após leitura me pergunto como pode este jornal dar espaço à um Janio de Freitas, não pela sua posição politica, pois temos mais é que fortalecer a democracia, mas pela pobreza do seu conteúdo, comparado à colunistas como Reinaldo Azevedo, Magnoli, Gaspari etc

    Responda
  12. JOSELINO

    As confissões de espantosa ingenuidade de coroinhas vítimas das espertezas do mundo cruel podem até comover e ludibriar os incautos de sempre. Mas em sua outra face ratificam a aposta nas relações de compadrio inerente ao capitalismo de estado, com seus gigantescos escândalos de roubos. O estado serviu como nunca a esse modelo, sob o lulopetismo, aumentando o naco de velhas oligarquias e trazendo novos ricos comendo pelas beiradas.

    Responda