Demétrio Magnoli > O atentado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. waldirPiNot

    Atentado mesmo é FHC descobrir (em 1995) que "a Petrobras é um escândalo", dizer que nada fez, e reaparecer no dia seguinte dizendo que o problema era que, naquele seu tempo, Diretor era também Conselheiro. "Só isso" (!!) Imaginemos um Paulo Roberto Costa, o Diretor que fez o que fez, sendo Diretor E Conselheiro da Petrobras. Porém, o que vemos ?! Articulistas e jornalistas e moralistas analisando as minúcias dos textos do Enem !! Isso é que é um baita atentado, nénão ?!

    Responda
  2. Maria Lygia

    Demetrio Magnoli apenas mostra seu sectarismo. Artigo e comentário infeliz de um pretenso Doutor!!!

    Responda
  3. Amauri

    Por que então não vamos um passo adiante colunista? Que tal discutir sobre o financiamento do Taliban pelos EUA na década de 80, exemplificada até no Rambo III? Pois é né... o negócio é ser raso.

    Responda
    1. Andrômeda

      Muito bem! Os Estados Unidos não financiaram o taliban nos anos 80 pois estes não existiam. Sim, apoiaram o povo afegão, com o Reino Unido, contra a opressão cruel e avassaladora da impiedosa exploração soviética contra seu povo. A derrota humilhante da União Soviética foi a gota dágua para a derrocada do mais perverso sistema tirânico que a humanidade já conheceu em sua história, o socialismo. O muro de Berlim caiu em 1990.

    2. Amauri

      "Durante a invasão soviética do Afeganistão (1979-1989), o governo dos Estados Unidos, através da chamada Operação Ciclone, nome em código do programa da CIA, armou os mujahidins do Afeganistão.Foi uma das mais longas e dispendiosas operações da CIA jamais realizadas. Entre 1987 e 1989, os serviços secretos do Paquistão (ISI) e a CIA operavam juntas, armando as milícias que combatiam as tropas soviéticas." O resto estude por conta https://pt.wikipedia.org/wiki/Taliban

    3. Andrômeda

      O taliban se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994. Logo os EUA não financiaram o taliban na década de 80, pois este não existia na época.

  4. JRG

    Parabéns!

    Responda
  5. Pedro Alvarenga

    Excelente texto. O ENEM não passa de uma provinha banal elaborada por ideólogos do ParTido de plantão e por representantes da esquerda festiva encostados em nossas universidades.

    Responda
  6. dix-huit

    Poucos no Enem sabiam de quem se tratava a escritora Simone de Beauvoir...

    Responda
  7. RAFAEL

    Texto excelente.

    Responda
  8. dauner

    a sençura de voces lembra a çanta inkizissão .

    Responda
  9. dauner

    Honestamente , alguém sabe para o que serve o tal do ENEM ? Meus filhos prestaram vestibular em 2008 e 2010 ( já estão formandos- UFPR e UDESC ) e fizeram o dito cujo . Nenhum dos dois sabe me explicar para que serviu aquilo . Eles nunca souberam ...

    Responda
  10. José Ramisual

    Excelente artigo, mas existem muito mais impropriedades nesse ENEM. Energia elétrica serve para aumentar a exploração de trabalhadores, Bandeira do Brasil como símbolo de opressão, desemprego é resultado da globalização.. Agronegócio? Só interessam agrotóxicos ou manipulação genética. Crise econômica? Só a dos EUA em 2007. Feminismo, movimento negro, movimentos sociais, Paulo Freire... uma cartilha completa de ideias da esquerda brasileira.

    Responda
    1. Amauri

      José, você acha que existem fabricas e plantas de montadoras e demais chão de fábrica nos EUA e Europa? Claro que não... nestes países não existe mais condições exploratórias consideradas lucrativas as organizações, isto pois estes países já entenderam que devem preservar o bem estar da sua população... coisa de esquerdista, sindicalista mortaNdela etc como chamam. O povo brasileiro não sabe fazer política, eleger políticos...e o resultado é este balbúcio reacionário que vivemos.

    2. José Ramisual

      Pois então Adamaski, tente viver sem as montadoras, sem o agrotóxico, sem energia elétrica e sem uma bandeira para defender. Entre de cabeça nessa ideologia hipócri.ta que cospe no prato que come. Defenda o vitimismo e o coitadismo. Continuaremos nessa ciranda que vocês arranjaram para o Brasil. Sem produtividade, sem geração de emprego e renda e sem um país organizado, todas as suas propostas levarão ao (ou já levaram) ao fundo do poço

    3. Andrômeda

      As verdades. Nossa energia elétrica está um caos. Positivismo e daí? Ao menos não é fascista ou socialista. As montadoras no Brasil, na Ãsia, no mundo, produzem riqueza e dão emprego. Os agrotóxicos tornaram a curva malthusiana ridícula, acabando com a fome no mundo. Nada é 100% seguro. Brasil, Ei e etc. são crises no mundo. Brasil é recordista global em assassinatos, o que inclui as mulheres graças a 13 anos de PT, que piorou as demandas sociais. Ninguém está feliz.

    4. Ge

      A esquerda está aproveitando sua oportunidade para doutrinar as crianças com seu modo exclusivo de enxergar o mundo.

    5. Amauri

      Impropriedades? Vamos viver de mentiras com base na tua negação, ou seja: O tema da energia elétrica vai bem em nosso país, nem precisa ser discutido. A bandeira do Brasil não é um símbolo positivista. A globalização q faz as montadoras irem para a ásia, é balela. Agrotóxicos fazem bem para a saúde e manipulação genética é provado ser 100% ser seguro. Sim, há uma crise mundial (onde?). Mulheres não são mortas, negros não são discriminados e não temos demandas sociais em nosso país. Feliz agora?

  11. Guto

    Um dos motivos do atraso educacional brasileiro é que precisamos ensinar aos nossos jovens coisas bem práticas que no futuro tragam empregabilidade, somos um dos países em que menos se forma profissionais nas áreas de exatas.

    Responda
  12. Waner

    Só um aparte: guerra e terror - para mim são terríveis e penso que a guerra mata muito mais, ou pelo menos matou no século XX.

    Responda
  13. Andrômeda

    Querer que o aluno do ENEM se identifique com o taleban demonstra uma misoginia doentia dos que hoje formulam o teste do ENEM, querem que ele se identifique com a opressão da mulher, seu apedrejamento, proibição à educação, total falta de liberdade! Esse pessoal que elaborou a questão é o machista da pior espécie!

    Responda
  14. Krüger

    Demétrio, mas aí já é maldade: Meter a lenha em Simone de Beauvoir é fácil, pela simples menção da autora, mas esperar que s vereadores de Campinas entendam Zizek é esperar muito de onde não tem muito.

    Responda
    1. cvborges

      ssa ideologia tivesse o mesmo efeito nos indivíduos que vivem sob ela. No entanto, essa desigualdade foi considerada desnecessária quando o talibã serviu aos EUA e por eles foi treinado, nas décadas de 80 e 90 (Rambo, alguém lembra?). Também, não li, construído por Zizek, tal igualdade, que aparece no texto do colunista, e é facilmente desmontada por ele próprio. Alteridade mesmo é reconhecer que se tem um público leitor e às vezes o contorcionismo lógico é o caminho mais curto para agradá-lo.

    2. Brasileiro

      Os vereadores de Campinas sabem de alguma coisa? Ou isso é uma piada. kkkkkkkkkk

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.