Ilustríssima > Proposta do MEC para ensino de história mata a temporalidade Voltar
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Os argumentos dos professores Magnoli e Barbosa são bem fundamentados e significam relevante contribuição para o debate. Mas é preciso pensar que a proposta não representa qualquer ideia "bolivariana". Resumir tudo aos perigos da invasão venezuelana é demonstração de pensamento tosco, gerado por visão obtusa da vida polÃtica. A proposta do MEC, possivelmente equivocada, é baseada numa corrente de pensamento formalizada há muitos anos e que vem se firmando no meio universitário nacional.
A imprensa está atribuindo ao comunista Aldo Rabelo a declaração de que o Brasil já é uma república socialista bolivariana. Se esta atribuição for verdadeira, então está tudo explicado e justificado.
Muito bem formulado o artigo. Porem, me parece, o ilustre articulista, esqueceu-se que não adianta ensinar a historia na forma digamos "classica", para todos os estudantes. A realidade é que temos hoje no Brasil, uma parcela de estudantes com nivel cultural superior, com familias estruturadas para ajuda-los nesse tipo de aprendizado. Temos porem uma massa, do que são chamados de anafalbetos funcionais oriundos das escolas publicas, sem condições de acompanhar a historia como ensinada atualmente.
Será que devemos baixar o conteúdo dos ensinos das matérias ao nÃvel do fraco ensino público da atualidade, ou será que devemos melhorar o ensino público? Tenho 50 anos e estudei no Colégio Estadual Joaquim Távora, em Niterói. E era muito bom. Me deu, inclusive, ensino bastante para que eu pudesse prestar vestibular, passar e concluir meus estudos na UFF. Bacana o senhor reconhecer que o ensino público da atualidade vai de mal a pior.O contracheque de um professor mostra o valor dado à educação
Em breve irão confundir história universal com a vida do bispo edir ... aquele que conduziu Moisés
Toymbee, revolucionou o estudo de História, fazendo análises atemporais. Mas 1. Isso não quer dizer que o estudo temporal deva ser eliminado. 2. Toymbee fazia "cortes" em questões fundamentais comparando estágios similares de civilizações separadas no tempo e na geografia. Nada a ver com essa proposta do Mec. Vivemos sim, sob a ameaça de um plano. O Plano dos Imbecis. Os autores são mal informados e mal intencionados. Como dizia Joseph Conrad em O Coração nas Trevas:É o horror!
Espernear é democrático, Mag. Basta seu partido vencer as próximas eleições que geografia e história voltarão a ser ensinadas da maneira que você deseja: fome e desigualdade social são realidades que não faz parte do mundo civilizado. Vamos nos conformar e voltar às velhas teorias filosóficas que não mais se aplicam ao mundo atual em nome de uma cultura inútil. As profissões mais disputadas do mercado para as elites e para o resto, o que sobrar estará perfeitamente doutrinado e sob controle.
Não creio que seja certo deixar de ensinar a cronologia histórica, nem a importância da Europa no cenário mundial, nem deixar de correlacioná-la com a História do Brasil. Podemos ignorar que a invenção da democracia é da Grécia, ou que a divisão dos três poderes vem do francês Montesquieu? Isto é cultura inútil para o senhor?E será que esta novo jeito de ensinar História melhorará a desigualdade social? Basta ver o contracheque de um professor para saber a importância que o Estado dá à educação
O ensino de geografia e de história depende do partido no poder ?
Onde estão os grandes problemas sociais, miséria,fome,desigualdade que retira oportunidades? No ocidente? Se todo ser humano encarar como fatos normais do cotidiano a fome e epidemias que dizimam milhões geograficamente distantes é porque a geografia humana e a história não cumpriram seus objetivos de explicar a realidade. Então nada a esperar daqueles que poderiam mudar a história. Afinal, Hiroshima, Nagasaki, Vietnã são páginas retiradas da historia. Vamos fazer de conta que nada aconteceu.
O objetivo deste desgovêrno esta claro: Tornar as gerações futuras descerebradas!
Isto É Obra Do Mar co Au Au Top Top Gar cia.
Claro Que É, Foi E Sempre Será !!!
O L u l a É L a d r ã o ?
O Que Interessa Aos P h e T h e s É A História Do Seu L à d e r S u p r e m o, O L o l a . O Que Interessa Aos P h e T h e s É A História Do Seu L à d e r S u p r e m o, O L o l a. O Que Inte h e T h e s É A História Do Seu L à d e r S u p r e m o , O L o l a.O Que Interessa Aos P h e T h e s É A História Do Seu L à d e r S u p r e m o, O L o l a. O Que Interessa Aos P h e T h e s É A História Do Seu L à d e r S u p r e m o, O L o l a.
Além de fazer os estudantes "engolirem" história da Ãfrica querem apagar a história ocidental do currÃculo. Grécia, Roma, Reino dos Francos, Renascimento, etc etc são sumariamente descartados. Já assisti palestrantes dessa nova tendência, afirmarem que a Ãfrica era uma espécie de paraÃso antes da chegada do "malvado" colonizador europeu e que a escravidão moderna foi reinventada pelos jesuÃtas que distorceram um conceito africano onde o cativo era como um membro da famÃlia de seus senhores.
A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino da história, nos termos aqui colocados, não difere da queima de livros promovida por Hitler na Alemanha. As intenções opressivas, autoritárias e obscurantistas são as mesmas, reescrever os fatos e impor mentiras e aberrações ao povo, disfarçadas de respeito à diversidade, numa novilÃngua orwelliana abjeta e criminosa. A degradação moral deste governo não ficou no mensalão e petrolão, contaminou também os órgãos de cultura e ensino.
bem dito. se o bnc é como ele disse, e acredito que seja, está equivocado e deve ser modificado antes que aumente mais o estrago que o nosso ensino capenga já tem causado a todos.
Mundo é interdisciplinar ! Em cada disciplina prioridade é qualidade da informação ! # Controle de Qualidade da Info, historiadores / analistas...têm q mergulhar no fundo, andares +baixos p/ achar / pesquisar principalmte as ditas "coisas, ideias imbecis" ## Piores inimigos da história : "apagões de memória" coisas do arbitrário fantasiado de democracia
Pertinente a reflexão. Gostei.
Existem três "Histórias" : a versão dos vencedores, a do vencidos e a verdadeira . Quando estudante, na década de 70 do século passado o professor de história sugeriu que só uma versão é ensinada ... Por exemplo : Martinho Lutero foi : ( ) um agitador ( ) o Reformador da Igreja ( ) um herege que escapou da fogueira ( ) o tradutor da BÃblia para a lÃngua do povo ( ) um marionete dos burgueses .
Para chegar na história "verdadeira" o historiador tem que analisar todos os pontos de vista (de vencedores e vencidos). Quanto ao Lutero, acredito que ele se encaixa em todas as alternativas que você propôs (pra Igreja Católica era um agitador herege; foi um reformador ao negar determinadas práticas da Igreja de Roma e se tornou um joguete de prÃncipes alemães que queriam tomar posse de terras da Igreja e quando foi contra revoltas populares).
Meu filho de 12 anos acha, pois foi ensinado, que Zumbi é um herói. Na escola não disseram que ele assassinou Ganga Zumba e levou Palmares a guerra, se recusando a fazer um acordo com os coronéis do nordeste que concordavam que Palmares se tornasse vila. Nem falam que Jorge Velho, Bandeirante, era, de fato Ãndio e nem falava português. Quer falar de verdades históricas? falemos, então.
Texto excelente! o pior é que, mesmo sem essa diretriz formal, o ensino de história já vem sendo deformado há anos. Vejo isso em meus contatos com adolescentes e universitários.
O mensalão existiu??
O ensino de ingles em escolas públicas é uma enganação já a mais de 40 anos e ninguem faz nada. Tem alguem que aprendeu ingles em escola pública somente? Não encontrei nenhuma pessoa até hoje. Uma vergonha, e ninguem comenta, nem critica.
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