Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. alexmed

    Numa discussão acalorada com um amigo pró-palestina pedi a ele que fizesse um exercício mental. Presumindo-se que a paz entre estes dois povos seja impossível e que um acabe por trucidar o outro inexoravelmente, para quem você torceria?

    Responda
  2. Sonia

    De Adeus mesmo, gostaria que me desse o colunista português.... a assinatura que pago pela Folha é cara demais, para eu pagar por seus ensaios pseudos filosóficos e judaísmo exacerbado.

    Responda
  3. Leila123

    Cada vez mais o Caetano demonstra que merece todo o nosso respeito…

    Responda
  4. flat

    Que banho! De lucidez, de cultura, de história, de estilo. Evoé, Coutinho!

    Responda
  5. Cacá

    A esquerda caviar é atuante.

    Responda
  6. Rstrepo

    Do fim de 1937 a meados de 1939, em menos de 2 anos, as atividades terroristas do Irgun e Lehi causaram 232 vítimas e outros 370 feridos, entre homens, mulheres ee crianças. David Ben-Gurion (que deu a ordem ) e Yitzhak Rabin (que comandou a unidade Haganah que afundou o navio Altalena, do Irgun na costa de Tel Aviv em Junho de 1948). Os terroristas Begin e Shamir, depois, se tornaram líderes de Israel. A história é sempre reescrita pelos vitoriosos.

    Responda
  7. Presto

    não entendi por que tanta ênfase neste velho senhor. é somente um compositor razoável .aqui uma pessoa midiática, sem estudo no tema , logo quer aparecer e dar parecer . pele era bom em futebol deveria se reter ao futebol . foi falar de politica e deu no que deu. assim todos os midiáticos deveriam dar espaço aos profissionais.o povo continua endeusando pessoas pela mídia com suas opiniões obtusas que nada valem. deixem espaço para quem estudou e é profissional.

    Responda
  8. Presto

    não entendi por qroque

    Responda
  9. KARLOS DE RECIFE

    É uma pena que o Caetano insista em parecer raivosamente juvenil! O seu ardor desinformado; se é que seja verdadeiro, expressa o quanto ele vem envelhecendo mal! Não envileça Caê

    Responda
  10. lorenzi

    O seu texto é muito bom, apenas discordo sobre a sua opinião sobre o Caetano. Ele é antissemita sim, em nenhum momento ele critica os árabes e chega ao cúmulo usando as palavras de um judeu tolo de acusar Israel de nazismo.

    Responda
  11. Rstrepo

    Só não entendo o porquê dos iraelenses continuarem a construir os assentamentos em territórios ocupados. Isto lhes trará mais segurança ou é só mais uma provocação? O Irgun, organização judaica criada em 1931, como uma cisão do Haganá, lutou principalmente para exercer pressão contra o Livro Branco britânico. Foi responseavel por vários atentados, sendo classificada por alguns como organização terrorista, embora o Mandato Britânico tenha banido este termo para se referir ao grupo em 1947.

    Responda
  12. gilbert

    Belissimo texto!

    Responda
  13. João

    Lúcido, coerente, isento, respeitoso, o artigo de João Pereira Coutinho. Espero que Caetano Veloso tenha a oportunidade e hombridade de ler, também com lucidez, isenção e respeito. Pus de lado o conceito de coerência, de propósito. O problema da coerência é mais complexo: As pessoas costumam ser coerentes com suas ideologias e preconceitos, e acho que neste ponto Caetano é coerente. Espero que abra uma janela em sua mente para uma abordagem lúcida, isenta e respeitosa, como fez Pereira Coutinho

    Responda
  14. EJO

    Eles, israelenses, sabem quem é o Caetano ???

    Responda
  15. Viva

    "Seria uma pena que Caetano Veloso, um homem inteligente, trocasse Tel Aviv por Damasco, Teerã ou Riade." Bem, aí depende do ponto de vista... Muita gente gostaria que ele tirasse férias em um desses lugares aprazíveis onde a justiça e a civilização vicejam. Inútil, ele não irá. Foi a Tel Aviv faturar um troco e agora faz proselitismo pela causa palestina... Do Leblon.

    Responda
  16. cassio

    Um ladrão invade minha casa e me faz refém, para me libertar teria que partilhar com ele minha morada e conviver com ele armado.

    Responda
  17. Piruá

    Posição arrivista e rançosa do ex-compositor sobre o assunto dado que é fácil mostrar-se simpático e empático com os pretensamente mais fracos do alto de seus Armanis e Ferragamos que, a bem da verdade, passou a ostentar após ser cooptado pelas verbas dos condutores do regime semi-bolivariano adotado por aqui (e... "semi" porque nem isso fazem com correção e acerto). Por fim e como sempre artigo alinhavado e arrematado com qualidade e inteligência. Muito bom !!

    Responda
  18. lsbrandao

    O Caetano não lê jornal, não vê televisão ? Precisou ir a Israel para chegar à essa conclusão ? Afinal os amigos deles insistiram para que não fosse, que boicotasse Israel. Ele foi, apresentou o show, botou a grana no bolso e agora diz para os amigos: " É pessoal, vocês tinham razão." Se ainda lhe sobra alguma coisa de decente, deveria o Caetano devolver o dinheiro. Até Judas Iscariotes fez isso....

    Responda
  19. Jane Well

    Caetano é esperto (melhor exprimindo: izzzperto, sacumé?), safo também (imitou Polanski e não sofreu crítica ou punição, talvez porque a adolescente que ele seduziu já nasceu velha e com cara de), mas inteligente, sei não. Inteligência gera outro tipo de produto, que melhora normalmente com a idade. É um sujeito que quando vai ficando meio esquecido, sai com uma opinião polêmica sobre assuntos que não domina. Acho até que é uma forma de os críticos pegarem leve com ele. Um izzzperto!

    Responda
  20. Galvão

    Criticar o Caetano é fácil e ficar do lado mais forte é mais cômodo. Chamar o Hamas de therroristas e dizer que o estado de Israel não é therrorista é desconnhecer o significado desta palavra, ou se vendeu por 30 moedas sujas de sangue palestino. A história é clara, a primeira invasao das terras começou com Moisés e a partir dai é história de therror entres eles.

    Responda
  21. JP

    Certamente, temos a liberdade de mudarmos nossa opinião de uma já, até então, formada a respeito de um conceito adquirido ao longo de nossa vivência. Em se tratando dessa "mudança" de conceito, visão, sentimento, do Caetano em relação aos judeus, creio que ele é sábio o suficiente para em um futuro, quem sabe mais perto do que ele mesmo imagina, dizer que foi enganado pela precipitação de sua fala. É um homem, por isso, sujeito a sentimentos e esses, certamente mudam!

    Responda
  22. Edward

    Os israelenses estão abaladíssimos com a opinião do Caetano. Ui!!!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Então porque alguns ( voces sabem quem são ) estão tomando conta dos comentarios e defendendo a "unica democracia do mundo."???

  23. Sérgio Pombo

    O homem só se salva pela aceitação da finitude, pois assim se converte em dono do seu destino, se liberta do desespero para afirmar-se soberanamente no gozo e na dor de existir, ultrapassando os limites de sua condição. O futuro da humanidade depende dos super-homens, capazes de se sobrepor à fraqueza, e não da integração destes ao rebanho comum dos fracos. (palavas de Nietzsche aos Resistentes Palestinos)

    Responda
  24. Nilton

    Tchau...!!! Caetano ! Até o "jornada nas estrelas" já mudou o elenco....vai cuidar dos netinhos....aliás eles vão te ensinar as novas regras....do mundo atual....eu me esqueci a folha está temerosa....

    Responda
  25. Pierre

    Não volta ao menos que o cache seja melhorado...

    Responda
  26. sifsuf

    Excelente matéria.

    Responda
  27. Monteiro

    Mais um inteligentinho, que mama nas tetas do des-governo falando mehrdha, saiu de Israel e foi cantar para a anta.

    Responda
  28. teixeira

    Deu adeus à Tel Aviv e foi cantar pra Dil.ma . Não precisa falar mais nada.

    Responda
  29. Guilherme

    Coitado do Caetano. Disseram para ele que a opinião dele importa e ele acreditou

    Responda
  30. Rogério GLima

    Sempre fofo e politicamente correto, o Caetano. Espero que devolva a grana do polpudo cachê que recebeu em Israel. Ou distribua entre seus neoamigos palestinos. E leve sua mulher para passear de burca nos países muçulmanos.

    Responda
  31. Sérgio Pombo

    A desculpa furada dos zzionistas em defender as ocupações ao terreno alheio para se distanciar do inimigo é tão estapafúrdia que eles assentam ilegalmente seus imigrantes nos terrenos ocupados. E desta feita não somente se reaproximam de tão "feroz" inimigo como se misturam a eles.

    Responda
  32. Sérgio Pombo

    Se a formação de um estado palestino não for o suficiente para garantir a paz que isssrael diz procurar, deverá tratar seu vizinho belicoso como todos os outros países tratam os seus (Coreias, Índia, Paquistão, China, Japão), mas sempre buscando a paz e não um motivo qualquer para invadir e dominar o inimigo mais fraco.

    Responda
    1. barrabas

      que inimigo fraco? quem conta com o seu apoio e do caetano veloso, junto aos petistas que querem conversar com os EI, e dizem que a jihad deve vir ao brasil e ser bem tratada poque vai ajudar no desenvolvimento do pais, e um inimigo muito forte.

  33. Andrômeda

    Excelente resposta a Caetano, que no seu terror com a possibilidade de ficar "mal" com parte de seu público, coisa de artista menor e que portanto devia resistir, ficou apavorado as críticas ao fazer um show e Tel-Aviv e escreveu esta coisa fácil e parcial, indigno de seu talento. Uma covardia que não se esperava dele.

    Responda
  34. Sérgio Pombo

    O autor não deveria se prender a fatos mais antigos (1948-1967) para analisar uma solução ao conflito atual. Se assim fosse até católicos deveriam estar em guerra aos judddeus e romanos por Cristo. A autoridade palestina já verbalizou clara e em bom tom que deseja dois estados para dois povos e isto é o que importa hoje. Portanto, está claro que isssrael precisa parar os assentamentos e desocupar o terreno alheio conforme determina a O N U.

    Responda
    1. bura

      Meu querido, ou voce nao leu o texto ou esta de ma vontade. Ele cita o exemplo da retirada unilateral de Gaza em 2005 e a consequencia disso.

    2. teixeira

      Verbalizou em inglês para consumo externo. Em ár.ab.e, para consumo interno, assim como na sua carta de intenções , escrita e pública, esta autoridade prega a destruição de is.ra.e. E exter.minio dos Yu.dews. Isto é público e oficial.

    3. Andrômeda

      Como diria Mao Tse Tung, o povo que não conhece a sua história está condenado a repetí-la.

  35. PUCCI

    Respeito a opinião do João Pereira Coutinho, pois sou ignorante quanto à História detalhada das brigas naquela região. Só sei o que leio e leio a opinião de vários especialistas e, inclusive, de judeus que se movimentam em todo o mundo a favor da retirada de Israel das áreas ocupadas. Também leio as manifestações fascistas do Estado de Israel pelos jornais sérios, como esta própria Folha. Portanto, fica meu respeito, mas também minhas dúvidas.

    Responda
  36. toninho

    que importancia tem caetano veloso neste conflito?

    Responda
  37. Digosam

    Quem comanda o dinheiro e o braço forte do exército norte americano, dita o que é certo e o que é errado. Inclusive compra o meio de comunicação e os colunistas disponíveis por queijos, vinhos e espaço na mídia. Nesta história não tem certo e errado. Quem vive em guerra não aprecia a paz. Estão ambos errados. A única questão apreciável é a falta de equilíbrio entre os beligerantes. Existe uma imensa diferença. Quem sabe um dia os palestinos não encontrem o seu Davi...

    Responda
  38. Peter J

    É preciso bem mais do que uma rápida visita ciceroneada para ter uma visão da situação real.

    Responda
  39. teixeira

    Lamentável a atitude de caetano. Aderiu comodamente ao mainstream da intelectualidade skerddistta anti is.ra.el depois de ouvir algumas opiniões de interlocutores escolhidos a dedo pelo seu posicionamento. E o outro lado ? Porque não procurou interlocutores em is.ra.el que lhe explicariam facilmente as inconsistências e desvirtuamentos daquilo que ouviu e aceitou ? Fez isto de caso pensado apenas para aderir à este movimento injusto e colocar-se na zona de conforto dos q seguem o mainstream.

    Responda
  40. Dick

    Quem sabe se os palestinos pararem de jogar bombas em Israel, as coisas mudem.

    Responda
    1. Araguaci

      Podiam inclusive ter jogado em Caetano, dai eu queria ver se ele teria a mesma opinião. Antes que a patrulha enlouqueça, não estou desejando que ele sofresse um atentado. É só uma hipótese prá teste de opinião, se verdadeira ou não.

    2. Edu

      Caetano Veloso(sic)...cada povo tem o artista intelectual que merece....né maninho?

  41. Jonas

    Achei o artigo bem pensado e interessante. De sua leitura resta que a situação no Oriente Médio é insoluvel no momento. Não há duvida que isso não é assunto exclusivo de judeus e arabes, mas de interesse de todos nós. Ficar como Caetano Veloso, em cima do muro, não ajuda em nada. Deve-se continuar buscando a Paz que implica em não se conformar com a existencia de um estado-policial oprimindo os arabes, e nem a existencia e a pratica de terrorismo e atentados como praticam os palestinos.

    Responda
  42. jango paulo

    Ele não falou em trocar nada, isso são palavras suas. Ele falou que não gostou do que viu. Vai lá e depois diga se gostou ou não.

    Responda
  43. OAleph

    Para um povo que se afirma perseguido ao longo da história, até que o Israelitas são bem ferozes com outras etinias.

    Responda
    1. OAleph

      Era natural o assunto cair em suspeita de anti-semitismo. Sempre cai. A guerra civil brasileira é travada de pobres contra outros mais pobres ainda. No caso dos israelenses, são um povo antigo e sofisticado para quem vale a regra "Muito é pedido a quem muito foi dado". Repito: Palestinos são pessoas vulneráveis. Agora chega de falar ou minha casa pode ser atacada por um caça.

    2. OAleph

      25 mil palestinos mortos. Gente vulnerável. Por favor não comente.

    3. Toni Bahia

      Que vergonha...negando a história???