Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pablo

    Artigo impecável! Pena que demasiadamente indigesto para a inteligência e ambição de Renan Calheiros e Eduardo Cunha e seus iguais - incluindo aí o mineirinho esperto Aecinho.

    Responda
  2. Tucunaré

    Isto que está ai no governo há anos, nunca foi partido político, e sim UMA FACÇÃO. Vamos entrar com as FORÇAS ARMADAS e ELIMINAR todos estes bandidos.

    Responda
  3. toninho

    o exército existe pra que?

    Responda
    1. toninho

      pau no lombo deles.

  4. Marcopini

    Tentativa fraca de defender o indefensável. Quem nos colocou na atual situação não foram os caminhoneiros nem a oposição. Foram doze anos de irresponsabilidade e total falta de caráter do doutor em tudo que nunca sabe de nada e seus seguidores. Mas agora a culpa é das vítimas.

    Responda
  5. M Felix

    Pensei ao longo do texto que ao final, comentária, parabenizando o autor. Mas, o último parágrafo e antológico. Sintetiza bem, muito bem, qual é o espírito da grande bagunça do momento no Brasil: os tucanos, muito educados, como sempre, tirando proveito da crise para tentar chegar ao poder por vias tortas, pela bagunça. Parabéns, com louvor!

    Responda
  6. Ricardo Rocha

    Como sempre muito lúcido o Sr. Elio Gaspari, mostra que está preocupado com o destino do país e que não nutre o sentimento revanchista de uns e outros.

    Responda
  7. Lúcia Helena

    Em resumo, é o caos, e aí me vem : como e quando sairemos disto? A pergunta é dirijida a você, Elio Gaspari, homem vivido e inteligente, e a seus leitores , que não ficam atrás: vocês tem alguma idéia, alguma sugestão?

    Responda
  8. Marco Caetano

    Ficamos assim. Uma greve que não é greve contra um governo que não é governo. Os lordes da boleia tentando driblar o sindicalismo pelego da Carta del Lavoro. Cansados de brincar com quem propõe comissões de estudo pela frente e trapaceia com Medidas Provisórias pelas costas, a elite "Siga bem" tentará sobreviver até 2018 na base de rebites. Oh colunista da pena forte! Curve-se à razão ! Caminhão parado não dá Rede Globo. E daqui, a patuleia (eu presumo) que não rumina aplaude sobre dois pés.

    Responda
  9. dandrade

    Concordo. Verdade pura.

    Responda
  10. Ferolla

    Se a bagunça impera no cerne do Estado,como esperar que ela não contamine as outras esferas? C.

    Responda
  11. Emerson

    A desordem já está instalada Perigo para o Brasil é a corrupção generalizada instalada pelo partido pelo qual Vossa Senhoria nutre simpatia e contra o qual lutam esses caminhoneiros.

    Responda
  12. Sobreira

    O que se deve temer, diante dessa bagunça que se instalou no País, é o olho grande das Forças Armadas. Por mais que se diga que não exista probabilidade de haver um golpe militar, acho que o risco existe . E ai o que está ruim, ficaria ainda pior.Oremos.

    Responda
  13. jose

    Existem diferenças entre a maioria dos políticos e os quad rilheiros que assaltam e m atam?

    Responda
  14. svarat

    Ao contrário do que diz o colunista, os benefícios da previdência de maneira alguma deveriam estar atrelados ao salário mínimo. Esse é mais um dos despropósitos econômicos que grassam por aqui e impedem nosso desenvolvimento.O salário mínimo recebe aumento real todo ano e não há economia que aguente dar aumento real todo ano a aposentadorias e pensões. Nem o piso deveria estar atrelado ao mínimo.

    Responda
    1. Marcopini

      Concordo! E se é "previdência" não há "benefícios", e sim o retorno de uma aplicação planejada (ser previdente). Se estamos falando de benefícios, como a "aposentadoria" de quem nunca contribuiu, jamais deveria sair da previdência, e sim dos fundos sociais.

    2. gaucho

      então cumpra-se a constituição, da uma olhada no que ela fala sobre salario.

    3. alexelias

      Será que a compra de livros por professores chega a R$16 bi por ano? Duvido. Sou professor e acho que nem as compras de todos os leitores deve chegar a esse valor no ano. Talvez só o governo consiga esse número com as compras escolares. O colunista deveria chegar os dados. Quanto aos servidores do judiciário, deveria ser dito que os mesmos estão há oito anos sem reajuste! Isso é justo? Pode uma categoria ficar tanto tempo com o mesmo vencimento? Devemos qualificar os servidores.

  15. Herdf

    Finalmente um colunista mostra a razão das coisas não se resolverem. A aposta da oposição no quanto pior melhor. Jogam o prejuízo para o povo porque tem receio da melhora favorecer o governo em 2018.

    Responda
    1. gaucho

      engraçado, o governo de hoje foi oposição antes e fez a mesma coisa.

  16. Digosam

    Boa coluna. Quando o bom senso morre, o diálogo desaparece e a tribuna do congresso vira um espetáculo do circo dos horrores, podemos entender que a luz amarela só, não basta.

    Responda
  17. Déjà vu

    “Os brasileiros de bem – a imensa maioria da Nação – escandalizam-se com a situação Ignóbil criada por um Governo Corrupto e por Empresários Gananciosos. A indignação Popular é grande e Não diminui. Por isso, é espantoso que a Oposição desconheça o seu Papel e Ignore os seus Compromissos com os Interesses do País, assistindo sonolentamente à Crise” EC * É, ou não é, mais do Mesmo!!!!!

    Responda