Hélio Schwartsman > A moral de Deus Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Interessante mesmo a abordagem. Recentemente, li que paÃses que possuem um povo com semelhanças entre si se desenvolvem de maneira melhor economicamente. Ou seja, paÃses multiculturais, por não se alinharem diante de um objetivo, tendem a se dispersar e gastar energia com conflitos que afastam o crescimento. Por isso, paÃses como a Dinamarca são tão evoluÃdos, enquanto que as diversas tribos que fundaram nações africanas sempre duelaram entre si e não estabeleceram uma agenda em comum.
A moral de Helio Schwartzman é a superficialidade e a leviandade. Ele fala de coisas que conhece só muito superficialmente. A religião não começou com o Cristianismo ou com o JudaÃsmo. Ela existe desde que o homem é homem. E esta pesquisa que ele cita não pode ser tida como a última palavra da verdade. Envolveu apenas um pequeno universo dos milhões de crianças religiosas do mundo.
CarÃssimo articulista...Se a sua referência à religiosidade vincula-se ao ocorrido em Paris, lembro-o que aÃ, o problema tem muito pouco a ver com religião e tudo a ver com economia...Se os paÃses ocidentais investirem BRUTALMENTE no desenvolvimento de alternativas para energia e seu consumo, em 20 anos o desinteresse crescente pelo petróleo, fará o resto...
Há várias meias-verdades, ou meias-men tir as, neste texto super ficial. 1. A pesquisa não prova nada acerca de moralidade infantil e religião, 2. a religião não começou com o Cristianismo, nem com o JudaÃsmo, ela é anterior e, na verdade, está com o homem desde que ele existe. 3. dizer que a religião atrapalha no mundo moderno é puro preconceito; bem compreendida e praticada, ela é fonte de tolerância. 4. a religião é universal, e perene, porque está umbilicalmente ligada ao homem,
Mais do que nunca, é preciso ler Espinosa e a "Ética" e o "Tratado Teológico-PolÃtico" ...
Sr. Hélio,com o devido respeito e admiração pelas suas colunas, porque " a religião é tão universal", por que que a ignorância também é. att solano.
Certa vez o Arcebispo Desmond Tutu, da Igreja Anglicana na Ãfrica do Sul, disse: "Quando os missionários vieram para a Ãfrica eles tinham a BÃblia e nos tÃnhamos as terras. Aà eles disseram, fechem os olhos, vamos rezar! Quando nos abrimos os olhos, eles tinham as terras e nos tÃnhamos a BÃblia." Nossos indÃgenas provavelmente diriam o mesmo dos portugueses!
É completando o seu delicioso e bem pensado comentario. Aqueles que sao evangelicos ficam sem 10% do que ganham chamado o desconto de dizimo, e os pastores evengalicos, tipo Cunha que administram tais valores, ficam com ficha de criminoso, de colarinho branco na Suiça, pelo uso indevido, na opinião da policial de lá do sistema bancario para lavar dinheiro., .
pessoas q não se conhecem mas professam a mesma religião tendem a cooperar entre si, reforçando os vÃnculos de solidariedade essenciais em qualquer comunidade. Foi por isso q as populações humanas puderam evoluir do clã para o império. A desagregação religiosa pode levar então a um desequilÃbrio nos elos morais da sociedade e gerar um ambiente de permanente controvérsia onde tudo pode ser contestada e nenhuma conduta pode ser considerada certa ou errada.
A religião é apenas cortina de fumaça,estão matando e se martirizando, como reação ao dizimamento de seus povos causado por ingerência indevida das elites polÃtico-econômicas mundiais em assuntos que só dizem respeito a eles e os quintais deles.
É impossÃvel saber o que consideram ofensivo ou contra as regras. Digo apenas: que texto ruim, universalidade não é medida de utilidade.
Muitas vezes discordo desse autor, mas a discussão que ele aqui coloca está correta e é boa para alertar aqueles tendentes a fanáticos religiosos.
Qual palavra necessita moderação?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A moral de Deus Voltar
Comente este texto