Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Biólogo

    Texto claro, rico e didático. Pena que uma boa parcela da população brasileira não consiga compreende-lo devido ao analfabetismo científico e ao fundamentalismo religioso.

    Responda
  2. Jorge Burckhardt

    Bem-vindos ao maravilhoso mundo do determinismo biológico do dr Drauzio. Se está tudo pré determinado pelos genes, então não há liberdade. O ser humano seria então um autômato e tudo o que ele fizesse ou fosse seria resultado desta ou daquela conformação de seu DNA. Segundo esta visão, as perversões políticas e sexuais de nossos tempos não seriam outra coisa que "fenômenos biológicos da natureza". Se é assim, vale tudo e tudo está desculpado. E depois são os outros que são ignorantes...

    Responda
    1. Rocha Falcão

      A velha tática retórica de enunciar um absurdo, dizer que o autor enunciou aquele absurdo e atacar o absurdo que se enunciou e não os argumentos do autor...

    2. Observadora

      Sabe ler, mas não interpretar. A compreensão de mundo desta pessoa que comentou a reportagem é completamente tingida de seis próprios preconceitos. Parabéns ao colunista.

    3. aguilherme

      Aqui jaz mais um preconceituoso

  3. Jorge Burckhardt

    Se tudo deriva dos genes e da biologia, então vamos explicar os ataques terroristas em Paris dizendo que os atacantes já estavam programados para serem terroristas desde o nascimento. Os genes explicam só um parte das coisas, o resto é a cultura e a liberdade individual. Os homossexuais não são autômatos replicantes, eles tem livre-arbítrio para escolherem outro caminho, se desejarem....

    Responda
    1. Da Vinci

      Ignorância é o senhor atribuir tudo a genética, ainda que cite a linguagem de interferência bioquímica para a epigenética. Ignorância é introduzir gratuitamente, conceitos de família e "preconceitos" religiosos e sádicos, tudo num mesmo pacote. Ignorância é o senhor afirmar que XX e XY está superado, quando isto é o determinante de um ser na sua masculinidade e feminilidade ainda que com a diversidade encontrada no ser humano. A falta de respeito é o berço da ignorância. Mais humildade doutor.

    2. Rocha Falcão

      O autor informa estudos científicos fundamentados em dados. 1) Informe o estudo sobre origem genética do terrorismo ou, antes, demonstre que a hipótese é razoável 2) o "livre arbítrio" só pode significar auto-repressão do desejo. Imposição cultural para negar ao outro seu desejo por outro ser. Porque só uma modalidade genética é legítima? A resposta afirmativa é cultural e não ética.

  4. Iuri

    Esse artigo entrega mais solidez, concretude à questão da homossexualidade. Na verdade, esse determinismo da condição homossexual, sugerido pelo artigo, é, ao contrário do que muitos pensam, algo libertador, algo que traz nitidez e afasta toneladas de visões desfocadas e ideologizadas sobre o assunto. Afasta milhares de bobagens produzidas pela psicologia ou sociologia, ramos do "conhecimento" humano célebres em nos impingir cascatas como se fossem ciência. Conhecer é se libertar.

    Responda
  5. Jorge Burckhardt

    O autor chama de ignorantes todos aqueles que têm opinião diferente da dele. Depois reclama da 'intolerância'...

    Responda
    1. marco

      Porque ele prova que é não é uma questão de opinião, portanto é sim um comportamento ignorante. E cruel.

    2. O autor não opina na hora de chamar de ignorantes aqueles que não compreendem esse processo biológico. Está observando um fato. Se você puder contra-argumentar esses fatos, fique à vontade. E, por favor, fundamente-os.

  6. Jorge Burckhardt

    É curioso, são os mesmos que fustigam a 'in tolerância' os que chamam aqueles que discordam de suas opiniões de 'in toleran7es' e, agora, 'ig n0rantes'. Se esta questão fosse tão ba nal assim como diz o dr Draúsio, por que haveria uma unanimidade universal na cond enação do comportamento u n i sse xu al? Da antiiga China à Índia, dos índios brasileiros aos americanos, do judaísmo, ao zoroastrianismo ao Islã ao Confucionismo ao cristianismo ao Budismo, todas con de nam a mentalidade g a y.

    Responda
  7. Bene

    Grandes enigmas da humanidade. A ciência se baseia no cérebro, esse órgão maravilhoso, mas perecível, preso ao espaço tempo. Pouco sabemos da espiritualidade, das sucessivas reencarnações da alma feminina e da alma masculina, das consequências das livres resoluções. Na Mensagem do Graal, Abdruschin levanta o véu revelando a inflexível atuação das leis da Criação e as oportunidades que elas oferecem aos que dando voltas saíram dos caminhos que lhes eram previstos.

    Responda