Ciência > Exame de rotina contra câncer de próstata gera 'guerra' entre médicos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Independente de quem tenha razão, esse questionamento é a novidade na medicina e mostra que existe a corrente que destoa dos grandes grupos, que faturam muito com essas campanhas.
Sou a favor do rastreamento, conforme recomendação dos urologistas. A grande questão é quais são os pacientes que devem ser operados ou seguidos com vigilância ativa. Isto deve ser a "essência" dos estudos que devem sair nos próximos anos. E neste ponto acredito que mais pacientes serão seguidos e menos abordados invasivamente. Vamos esperar as respostas!
É bom lembrar que uma cirurgia está sempre sujeita a riscos adversos. Meu pai foi fazer uma prostatectomia e acabou morrendo de parada cardÃaca durante a cirurgia. Serviu para alguma coisa??. Fazem 34 anos em um exame de toque foi avaliada que tenho próstata aumentada. Estou vivo e sem problemas até hoje. Quando se lê sobre o assunto é um total desencontro de informações.
Claudia Collucci, por favor entreviste o médico numero 1 ,em se tratando de prostata, Dr.Richard J. Ablin ( antes veja Wikipedia , leia sobre o q ele escreveu )...parabens pelas suas matérias, excelentes !
Amigo de juventude, que se formou um excelente urologista, o sério e idôneo Dr. Evandro. O diretor do maior PS contou que aprendeu a operar com ele, que já o fazia com rapidez e precisão, na época em que o segundo era residente. O Evandro não fez fortuna, era muito gente. Eu me consultava e não aceitava um procedimento, ele respeitava e ficava com resultados da ultrassonografia e do PS. Morreu novo de câncer por ter operado a próstata. "Todo homem morre com câncer de próstata, mas não dele".
Quando vocês chegarem a uma conclusão me avisem enquanto isso estou comendo carne que também dá câ ncer.
Fiz o exame e não recomendo. O médico nem liga nem manda flores no outro dia... absurdo
O problema básico aqui é que a medicina não é uma ciência exata. Baseia-se em probabilidades. Cabe ao médico esclarecer devidamente o paciente sobre as vantagens e desvantagens, no caso de um cân cer confirmado (para todos os outros casos obviamente não é preciso fazer nada), no sentido de que não há como saber se ele será ou não invasivo, e no final quem decide é o paciente mesmo
precisamos ficar atentos......é fundamental ler o que o Dr, Richard Ablin escreveu sobre o PSA...basta acessar o nome dele e teclar tradução....
Sou totalmente a favor da triagem diagnostica em todos os homens acima de 50 anos, atraves do toque retal e da dosagem do PSA no sangue,visto serem exames inocuos para o paciente e pelo fato do cancer da prostata ser o segundo em frequencia no homem. Dr. Jorge Goncalves Medico da Familia e Comunidade CRM/SP:124.123
Uma distorção gigante das informações... Segundo os dados da reportagem do Dr. Srougi 8% dos Ca de próstata morreriam pela doença e o exame preventivo só consegue prevenir 27% desses que morreriam... ou seja fazemos o PSA em pessoas completamente assintomaticas(12 milhões de brasileiros) gerando ansiedade e intervenções desnecessárias, com grande chance de prejudica-las, por praticamente 2% de todos que tem Ca de prostata!!! Será que é tão difÃcil assim entender isso?
Se algum médico me colocasse essas informações, dessa maneira, eu não faria!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Exame de rotina contra câncer de próstata gera 'guerra' entre médicos Voltar
Comente este texto