Hélio Schwartsman > "Big bang theory" Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. BethO

    Por volta de 1962 entrou em vigor a lei de diretrizes e bases da educação. Na minha opinião foi o primeiro passo de muitos para chegarmos à porcaria da educação pública atual. Sem que esta base mude, só nos resta olhar para o vasio..

    Responda
    1. narrador

      Você é o exemplo vivo do que diz: a palavra "vazio" escreve-se com a letra z.

  2. AgnaldoTrombim

    É fácil escrever para a "plateia"! Mas dentro do proprio jornal há exemplos da cultura de criterio duplo para noticiar a corrupção. O Xico Sá foi demitido. O Janio perdeu um dia de coluna. A Vera Guimarães foi ignorada pelos editores-chefes quando questionou a forma tendenciosa com que distribuem as denuncias nas manchetes. Tipo acusações em letras 'garrafais' e "erramos" escondidos. Daniel Dantas e Gilmar Mendes têm muito a concordar com sua abordagem. Tendenciosa e que na verdade desinforma.

    Responda
  3. Analista MG

    Caro Hélio, ótimo artigo. A meu ver, as duas teorias estão certas. A do big bang provoca resultados mais rápidos; o das mudanças incrementais, mais lentas. Acredito que tenhamos os dois fenômenos no Brasil, em diferentes frentes. E o Poder Judiciário é lento, moroso e tem viés político. Compare os casos do mennsalão do partido da oposição em MG e o do partido do governo. Embora o primeiro tenha sido precursor e ocorrido antes, corre o risco de não ser julgado. Isso é profundamente injusto.

    Responda
    1. AgnaldoTrombim

      Caro Analista MG, me permita um adendo, o mensalão mineiro já foi julgado em todas as instancias. Como o colunista preferiu omitir (prefiro acreditar nisto, do que pensar que sei mais do que ele), informo que neste caso, a juíza Claudia esta se recusando a decretar a sentença de prisão dos réus. O que para mim caracteriza cumplicidade. Taí, a cultura de combate a corrupção a qual se refere o Moro. A evolução referida se dará de fato quando esta distorção deixar de ser cultivada nas Instituições.

  4. eline

    Concordo com Svarat. Enquanto persistir essa mentalidade nauseante que corrompe o tecido político/social, nada vai mudar no Brasil.

    Responda
  5. MarceloCoelho

    O modo sueco pode até resolver a corrupção, mas não a incompetência, a ideologia fracassada, as ideias econômicas toscas, o populismo, que grassam por aqui como erva daninha.

    Responda
    1. Analista MG

      Incompetência não pode ser vista somente de um lado. Temos que ser frios na hora de reconhecer.

    2. Analista MG

      Correção: Você não concorda que é o supra-sumo da incompetência? (ter a caneta na mão e não fazer?). Se temos o atual partido no governo, é por incompetência do governo da oposição. E se o atual partido perder o poder, será o mesmo.

    3. Analista MG

      Você não concorda que é o supra-sumo da incompetência. A exposa do ex-presidente da oposição, inclusive o alertou sobre isso, mas aparentemente ele não ouviu. Ele poderia ter implantado programas sociais, de ampla escala, teve a caneta a não mão. E não fez, por questão de falta de visão de estadista. Com toda sua cultura,

    4. Analista MG

      Você se refere à incompetência do governo do partido da oposição? Também concordo, ele conseguiu entregar o setor de energia à base aliada e chegamos em um racionamento de energia, no início do milênio. E conseguiu entregar de bandeja para o atual partido no poder a bandeira da social democracia, que era dele.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.