Hélio Schwartsman > "Big bang theory" Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Por volta de 1962 entrou em vigor a lei de diretrizes e bases da educação. Na minha opinião foi o primeiro passo de muitos para chegarmos à porcaria da educação pública atual. Sem que esta base mude, só nos resta olhar para o vasio..
Você é o exemplo vivo do que diz: a palavra "vazio" escreve-se com a letra z.
É fácil escrever para a "plateia"! Mas dentro do proprio jornal há exemplos da cultura de criterio duplo para noticiar a corrupção. O Xico Sá foi demitido. O Janio perdeu um dia de coluna. A Vera Guimarães foi ignorada pelos editores-chefes quando questionou a forma tendenciosa com que distribuem as denuncias nas manchetes. Tipo acusações em letras 'garrafais' e "erramos" escondidos. Daniel Dantas e Gilmar Mendes têm muito a concordar com sua abordagem. Tendenciosa e que na verdade desinforma.
Caro Hélio, ótimo artigo. A meu ver, as duas teorias estão certas. A do big bang provoca resultados mais rápidos; o das mudanças incrementais, mais lentas. Acredito que tenhamos os dois fenômenos no Brasil, em diferentes frentes. E o Poder Judiciário é lento, moroso e tem viés polÃtico. Compare os casos do mennsalão do partido da oposição em MG e o do partido do governo. Embora o primeiro tenha sido precursor e ocorrido antes, corre o risco de não ser julgado. Isso é profundamente injusto.
Caro Analista MG, me permita um adendo, o mensalão mineiro já foi julgado em todas as instancias. Como o colunista preferiu omitir (prefiro acreditar nisto, do que pensar que sei mais do que ele), informo que neste caso, a juÃza Claudia esta se recusando a decretar a sentença de prisão dos réus. O que para mim caracteriza cumplicidade. TaÃ, a cultura de combate a corrupção a qual se refere o Moro. A evolução referida se dará de fato quando esta distorção deixar de ser cultivada nas Instituições.
Concordo com Svarat. Enquanto persistir essa mentalidade nauseante que corrompe o tecido polÃtico/social, nada vai mudar no Brasil.
O modo sueco pode até resolver a corrupção, mas não a incompetência, a ideologia fracassada, as ideias econômicas toscas, o populismo, que grassam por aqui como erva daninha.
Incompetência não pode ser vista somente de um lado. Temos que ser frios na hora de reconhecer.
Correção: Você não concorda que é o supra-sumo da incompetência? (ter a caneta na mão e não fazer?). Se temos o atual partido no governo, é por incompetência do governo da oposição. E se o atual partido perder o poder, será o mesmo.
Você não concorda que é o supra-sumo da incompetência. A exposa do ex-presidente da oposição, inclusive o alertou sobre isso, mas aparentemente ele não ouviu. Ele poderia ter implantado programas sociais, de ampla escala, teve a caneta a não mão. E não fez, por questão de falta de visão de estadista. Com toda sua cultura,
Você se refere à incompetência do governo do partido da oposição? Também concordo, ele conseguiu entregar o setor de energia à base aliada e chegamos em um racionamento de energia, no inÃcio do milênio. E conseguiu entregar de bandeja para o atual partido no poder a bandeira da social democracia, que era dele.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > "Big bang theory" Voltar
Comente este texto