Tati Bernardi > Borracha neles! Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Dewey

    Se prestar atenção nos vídeos e nas fotos, vai concluir que muitos ali já haviam passado dos quinze anos faz tempo! Tive a sorte de estudar num desses países que a Tati chama de decente e posso garantir que se os alunos invadissem as escolas proibindo o acesso a funcionários e professores, o diretor chamaria a guarda nacional e o porrete iria comer solto. A decisão do governo foi legal e respaldada em argumentos. Pode-se discordar, mas tem que ser feito dentro da lei e da civilidade.

    Responda
  2. eduardo

    Mimada, com compulsão pela mentira desbragada à família e à escola somente para saciar seus hormônios, e ainda odiando aulas, professores, colegas. Isso Freud explica. Mas essa visão maniqueísta da sociedade e do Estado é demais para alguém a quem é dado um espaço como este para expor suas neuras, faltando-lhe a maturidade que a adolescência não oportunizou o caminho, e a razão já nessa idade, que o tempo lhe permitiu. Não aceito nenhuma violência, nem qualquer provocação que a gere.

    Responda
  3. HoRuS

    Continua alienada. Nao percebe que estes estudantes estao sendo usados por movimentos politicos? Usados inclusive como escudos humanos.

    Responda
  4. Rod

    Quem esta negando o dialogo, os estudantes ou Governo do Estado? Outra, qual a intenção da reforma, piorar a educação?

    Responda
  5. Viva

    Populismo chic...

    Responda
  6. Julio

    Nunca li um texto inteligente desta senhora. Mais um que não foge a regra.Perdi tempo novamente.

    Responda
  7. Tote Fereira

    A porrada nos alunos é realmente descabida. Mas isso é outro problema, de uma polícia que não sabe lidar com manifestações. Quanto ao projeto de reestruturação de escolas, pelo que tenho lido, o projeto é bom, pena que não houve maior discussão com os alunos, mas acredito que a pressão maior deve vir por parte dos professores, que não estão interessados em mudar as suas rotinas de trabalho,escolas perto de casa e de outras escolas onde também dão aula.

    Responda
    1. Alexandra

      Quanta ingenuidade achar que o principal motivo para as mobilizações é que os "professores não querem mudar sua rotina de trabalho"... afe...

  8. Patrick

    Está claro que a patricinha só estudou em colégio particular e não sabe ou não se informou que mais de 90% do corpo docente deste Estado é de esquerda, desde que fiz o antigo ginásio nos anos 80 e acho que isto persiste até agora. O fato é que este pessoal, como é comum a esquerda, não quer ouvir outras propostas, se acham melhor que os outros e donos da verdade, a mim também está claro que o governo errou no timing, porém o outro lado não oferece nenhuma proposta de melhoria do ensino.

    Responda
    1. karleduardo

      Fechar escolas é ser de esquerda? Melhoria de ensino? Vinte anos no poder e o PSDB não fez nada na educação. Salas superlotadas, desvalorização dos profissionais de ensino.

  9. Pegorer

    Tati, parabéns por comparar a sua história de vida com a atual administração no Estado de São Paulo atual. Acrescento que a melhor escola de Santos era estadual e suas vagas muito concorridas nos anos 60. Bom fim de semana.

    Responda
  10. curvello

    Tati tem sempre me tocado com sua escrita linda e sua emocao, dum feminino inteligente e sadio, temperado com femea, mae, menina; inspirando a busca da vida. Obrigado

    Responda
  11. Fernando

    Ao mesmo tempo que deveria ser proibido crianças serem adultas antes da hora, temos adultos que permanecem crianças, mimados, achando-se merecedores de uma realidade sempre benéfica. Estudaram em colégios caros, a mamãe deixava na porta, sem stress, faziam inglês, judô e kumon, e, como consequência desses privilégios, tornaram-se profissionais de destaque e, assim, defensores de uma lógica meritocrata. Apenas enxergam o próprio umbigo, possuindo uma visão turva da realidade dura dos demais.

    Responda
    1. Viva

      "(...) lógica meritocrata"? De onde você tirou isso? As pessoas - ao que parece você está entre elas - não entendem o que é meritocracia. Meritocracia é um princípio que organiza a sociedade a partir do mérito. Ao contrário do que os ignorantes ou mal intencionados apregoam, ela não garante privilégios, ao contrário, ela é a única chance de um pobre de valor, "de mérito", alcançar seus objetivos. Não fosse a meritocracia, a sociedade se estagnaria em privilégios de classe, de compadrio, etc...

  12. Bolla

    A colunista devia utilizar a tribuna não só pra vociferar, mas tb pra lembrar os jovens sobre o devido respeito à liberdade republicana de ir e vir, em vez de feri-la como estão fazendo ao ocuparem as vias públicas. O governo, de fato, falha pelo viés autoritário adotado, ao impor, sem diálogo, medidas tão impactantes.

    Responda
  13. Vivi

    Em um pais decente a população teria parado o que estava fazendo e teria apoiado o movimento desses jovens. Em um país decente, a população teria cobrado, unida, que o governo apresentasse uma proposta e acabasse com a controvérsia. Em um país decente, todos possuem senso que escola não traz riqueza, mas auxilia na construção da mão de obra qualificada para que o país possa crescer.Mas tudo isso em um país decente... Parabéns pelo texto, Tati!

    Responda
  14. Maga

    Tati,Tati,veja direito leia,se informe,não vá com as outras Marias.A coisa não é bem assim.Verifique ,por exemplo,estudantes?qual real motivação ?querem saber o que é essa restruturação?se fosse somente"coisa de estudantes"você acha que esses movimentos,sindicatos,e laia cia,estariam tão interessados,uma vez que ,"estudante é burguês"assim como você, para a maioria dos líderes dos mesmos? pense.

    Responda
  15. Krüger

    Em um país decente, estudantes fariam seus protestos na calçada, e não na via pública onde pessoas querem simplesmente passar, para cuidar dos próprios problemas, como manter o emprego, chegando na hora, caso a via pública estivesse desobstruída

    Responda
  16. Luciana Cristina

    Em um país descente, 30 a 50 alunos não paralisam o trânsito de uma cidade toda para chamar a atenção e, assim, prejudicando a rotina de milhares de pessoas. Diálogo e bom senso é sempre a melhor alternativa. Será que esse foi o posicionamento desses alunos?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.