Demétrio Magnoli > O Leão só ruge para baixo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acho que já deve ter ficado bem claro para qualquer um que tenha um mÃnimo de discernimento e isenção que a democracia, para o pete, não é um valor, apenas um instrumento. O que ele acha virtuoso em polÃtica são regimes autoritários de esquerda. Só não fizeram aqui o que Chávez e Maduro fizeram na Venezuela por que não encontraram condições objetivas para isso. Mas que ninguém pense que desistiram. Não desistiram e não desistirão nunca, porque essa é sua essência e verdadeira natureza.
Desculpem. o comentário saiu em artigo errado.
Ue'!! e para que existe o sigilo fiscal ? Os funcionarios da RF ja' tem limitacoes suficientes em seu trabalho e a tal funcionaria que VIOLOU o sigilo fiscal do Serra deve(ria) ter sido punida. Esse adicional que incluiram me parece mais uma "Lei da Mordaca" que qualquer outra coisa. Mesmo porque, se o pessoal fosse serio, o que fizeram na conta do caseiro teria dado margem a punicoes severas...
Esclarecedor mas, que medida efetiva pode ser feita para mudar isto? Se um deputado fizesse um projeto de lei e buscasse apoio popular, para que se tornasse dificil engavetar o mesmo, funcionaria?
Otimo texto.
Parabéns Demétrio pelo seu elucidativo texto;apenas nada traz de novo,pois tudo isso,nós,simples mortais, já sabÃamos ,afinal nunca esse antigo ditado, um pouco modificado, esteve tão atual : "Para os amigos do poder tudo, para nós,simples contribuintes, a lei " .
Uma vez me chamaram a atenção de que o Brasil é uma "monarquia". Como me foquei na forma de governo, simplesmente ri. O jornalista, mais observador e competente, mostra que não é na "forma de governo", mas na "forma de proteger a realeza" (uma nova elite devidamente listada) é que a nossa "monarquia" vai se revelando Real.
Interessante, começa com lei do fhc e a culpa é do pete, incongruência do rapaz que comentou. Aqui não é saber quem é o culpado, e sim de existir normas melhores para que se possa investigar a todos e se descobrirem falcatruas, chamar a PolÃcia Federal e instaurar Inquerito Policial e prender preventivamente os criminosos que burlam a receita. Prender preventivamente também os que burlam não dando notas fiscais e embolsando os impostos e dai para frente.
Pois é... Aquela estória de que todos são iguais perante a Lei é pura ironia...No Brasil, quem tem poder, não está sujeito à Lei...faz a Lei para se proteger e proteger os amigos...isto tudo com apoio do próprio Governo, que proÃbe a Receita Federal de fiscalizar os amigos do Rei/ Rainha.
Representação Fiscal para Fins Penais = Em grande parte atingem os infelizes desempregados que vão em ônibus clandestinos buscar brinquedos , guarda-chuvas e outras bugigangas no Paraguai para vender por 10 reais no camelódromo .
“..mediante Aviso ao pp secretário da Receita. A lista de Fidalgos abrange os detentores de Cargos Eletivos do Executivo e do Legislativo, Ministros..., a Cúpula do Judiciário, Governadores, Prefeitos, PR de partidos PolÃticos. "Essas pessoas têm uma situação q, caso haja um Acesso Indevido, estarão Protegidas", anunciou na ocasião o min.Mantega, oficializando a Divisão dos brasileiros em cidadãos de 1ª e 2ª classe" *“O maior estÃmulo para Cometer faltas é a Esperança de Impunidade” -CÃcero
“ O Leão amestrado .... Nos últimos anos, a remuneração dos Auditores Fiscais desceu uma ladeira Ãngreme..... Al Capone foi pego por Sonegação Fiscal, o menor de seus crimes. Nossos Capones, porém, têm pouco a temer pelo lado da Receita. São amigos do Rei e da Rainha, pessoas especiais, "Politicamente Expostas". No Natal, eles brindaram a isso" *“Todo governo é Inimigo de seu Povo.” - CÃcero
Os ricos e poderosos (industrias, varejo, editoras, jornais, redes de TV/FM, etc..) sonegam e levam seus processos ate o CARF. Aà contratam os grandes Escritorios de Advocacia Tributaria, se "ensaboam" os Conselheiros e resolvem os problemas apenas com "sucess fee" . Todos sabem disto ! não adianta tapar o sol com a peneira !!!
Demétrio, sua coluna sempre indica de maneira sóbria as extravagâncias dessa República das Bananas. Sei que nós simples mortais brasileiros não temos para quem bradar porque o legislativo além de ser inoperante é cúmplice desse estado de coisa. Gostaria, porém, que nesse perÃodo de confraternização universal o secretário da Receita saÃsse do seu conformismo conveniente e comentasse sobre esse absurdo.
O texto retrata fielmente a situação da Receita Federal! A usurpação das atribuições dos auditores em prejuÃzo da sociedade e em afronta à Constituiçåo e ao Cödigo Tributário Nacional!
No dia em que o Leão olhar para cima, a mÃdia escrita e falada acaba !! são dos maiores sonegadores e devedores da Receita Federal !!!!
Mais uma vez o Professor escreve um artigo lúcido e claro, expondo as mazelas da Receita Federal. O tÃtulo é a pura realidade. O leão só ruge para baixo, com quem não tem "dentes" para morder de volta. É pura covardia.
eu me sinto impotente diante dos fatos que escuto e leio todos os dias, pois sabemos que a punição que todos desejamos não acontece, visto a decisão do STF que presenciamos na semana passada. Até quando viveremos com a impunidade neste paÃs.
Em compensação, entre os cidadãos de 2a. classe, olhem o exemplo. Minha filha que estuda em uma Universidade, que tem destaque em pesquisa cientÃfica, fez no ano passado uma pesquisa na área médica, onde seu trabalho (são 3 autores) foi exposto em um congresso na Itália, bem como em um congresso nacional aqui no Brasil. Chegou a ganhar um prêmio em dinheiro, mas como ela é dependente da minha esposa, esta teve sua declaração retida na malha fina, por não ter declarado o ganho...
O texto combate exatamente a distinção entre cidadãos poderosos e não-poderosos , " eleitos" e não-eleitos, " melhores e piores". Com certeza, os que criam as leis para se proteger do Fisco se consideram melhores que o resto. A ciência tem que ser incentivada, mas ao Fisco não cabe fazer distinções, mas seguir as Leis. A Renda de um carpinteiro, jardineiro é tributada e de um cientista " premiado" não ? Por que o privilégio?
...ora, foi um prêmio de pesquisa, que inclusive teve citação em uma publicação estrangeira de prestÃgio. Mas na lógico do nosso Leão, este prêmio deve ser tributado. Como diria o José Simão," viva o Brasil, que vou pingar meu colÃrio alucinógino"
PaÃs dos corruptos e corruptores! A turma do andar de cima se protege e protege! Apenas um bando de canalhas!
Pqp, o pete não faz nada que preste para o bem do paÃs mesmo... só pensando em se eternizar no puder e manter a cupula livre de qulquer punição por "malfeito" (eta eufemismo tosco). Só resta vãs esperanças no trabalho do Moro....
Enfim, uma explanação didática dos meandros da Receita Federal. Para os amigos os favores da lei; os rigores, aos inimigos. Pelo exposto, fica explicado como fabulosas quantias (frutos de pilhagem) circulavam, dentro e fora do paÃs, sob vistas grossas - também, tutela (CARF) - da Receita. Fica, outrossim, regulamentado que a raposa pode cuidar do galinheiro, desde que seja do conveniente interesse dos amigos do rei; também: o cumprimento das leis é desigual para todos.
Com a palavra o secretário da receita federal, se é que vai conseguir explicar o inexplicável..
Acho que é pior que isso. Há coisas que nem a receita pega. Existe autorização legal para que pouco ricos e muito ricos andem à margem daquilo que todo cidadão é obrigado a seguir. O principal meio é não ser proprietário do que se tem.
Precisa-se realmente aumentar a liberdade de todo o sistema de fiscalização, não só federal, mas de estados e municÃpios. Teria-se que se ter sistemas independentes. Acredito que as coisas vão melhorar ainda mais. Quando no passado, mesmo próximo, se poderia pensar em ter bilionários na cadeia? Senadores presos
é verdade que senadores foram presos mas o chefão que "não sabia de nada"... deveria também estar atrás das grades e está livre.
Isso é a velha e boa "Para os inimigos a fria dureza da lei...para meus amigos ora... as benesses as brechas e as branduras da lei"!
Em época de tantos desvios de recursos públicos, tornar o acesso do Fisco à queles que realizaram tais condutas, já era previsÃvel. Dessa forma, existe tempo hábil para que planejem a melhor forma de revestir de legalidade as suas movimentações bancárias e impedir, assim, que o Ministério Público possa atuar em prazo hábil e eficaz, em conjunto com a PolÃcia Federal. É necessário lembrar que tudo isso apenas é em benefÃcio à s camadas mais altas da sociedade, já que pobre sequer faz ideia disso.
IncrÃvel como neste paÃs tudo anda errado. Parabéns Demétrio, confesso que não sabia desse fato.
Cada vez mais nossos reis (governantes) aumentam suas muralhas e se protegem das leis como a dos seus feudos com a ‘pena’ que escreve os decretos. É a igualdade social dos socialistas.
As reformas na coisa pública têm que ocorrer exatamente pelos apontamentos da imprensa livre e todos as demais fontes observadoras! Aà estarÃamos vivendo revolução verdadeira, que é a constante e perseverante mudança para melhor tendo como norte a Democracia
Onde tem pete a podridão abunda.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > O Leão só ruge para baixo Voltar
Comente este texto