Ilustríssima > Dois livros iluminam a obra e os afetos de Karl Marx Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. AA

    O que ninguém sabe de Marx é que ele foi sustentado a vida toda por 2 burgueses, o amigo rico Engels, que lhe dava mesada, e pela mulher rica, Marx teve 6 filhos com a esposa e um com a empregada dela, 4 filhos de Marx morreram ainda crianças e as duas filhas restantes se mataram qdo adultas... que bela família! O filho bastardo ele ignorou, Engels criou. Marx aos 17 anos era cristão, ficou ateu e com raiva da sociedade qdo foi estudar Direito em Bonn, emprestou dinheiro de judeus e ñ pagou.

    Responda
  2. Turco

    Àqueles que não gostam do tema abordado nos livros sobre Max eu recomendo os livros do Carlos Zéfiro. Estes constituem uma boa diversão.

    Responda
  3. Turco

    Eu li os dois livros e achei-os muito bons. O da Mary Gabriel mostra-se um pouco enfadonho quando entra em minúcias inteiramente desnecessárias sobre a vida do biografado. Mas não é nada que torne desinteressante o livro. Recomendo-os a quem gosta história e de ideias políticas.

    Responda
  4. Rìbào

    + "pobrema" de leitura p/ painhu Lu e p/ Mainha do BR ! + pobrema p/ Sociedade Rural.br ( maioria, povão rural ) # Há mui tempo leram p/ painho Lu vida de Marx e só ficou gravado isso "Marx desprezava a agricultura..."

    Responda
  5. MarceloCoelho

    Li o livro da Mary Gabriel, e é realmente bom ao retratar o Marx pessoa humana, que acabou meio que tratado como um santo por seus seguidores, coisa que não era. Marx era um grande crítico da religião mas sua obra tem todas as características escatológicas típicas da religião, só que com um tratamento secular e "científico". Aliás, o marxismo é o cristianismo de ponta-cabeça, e não o hegelianismo como pensava Marx, e não é por acaso que tantos religiosos cristãos se aproximam do marxismo.

    Responda
    1. MarceloCoelho

      Essa é a verdadeira razão de seu sucesso, veio substituir a esperança trazida pelo cristianismo em um tempo em que a ciência e a razão estavam substituindo a religião como referência epistemológica. Por isso o discurso de que seu socialismo era científico, coisa que o marxismo, definitivamente, não é, fez tanto sucesso. O marxismo, o socialismo, é cristianismo secularizado para as classes médias intelectualizadas e ideologicamente materialistas da modernidade.

  6. lhilho

    Sobre a vida de Karl Marx, em 2001 a Record trouxe a tradução do livro do jornalista inglês Francis Wheen que, em 354 páginas, apresenta um retrato bem claro da vida do autor de O Capital.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.