Opinião > Óleo farto Voltar

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  1. AgnaldoTrombim

    Fosse só a coluna do Mota ao lado e o "tendencias" da A3 seria natural pois trata-se da pluralidade à qual a Folha se propõe. Mas eis, o Editorial tambem tratando de petroleo e Petrobras. Então conclui-se que nem esperaram 2016 começar para difundir a pauta do senador da privataria. Colocam-se a serviço dos EUA. Tecnicamente tão equivocados, que os proprios textos se contradizem. Ingenuidade a parte, a superpotencia não invadiu o Iraque e desestabilizou o Oriente Medio a toa. O Pre-sal é NOSSO.

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  2. Déjà vu

    "A “compra” da refinaria de Pasadena, por exemplo, vista em Retrospecto, quem poderia dizer, hoje, que se tratou apenas de um “Erro de Gestão”, ou seja, de um “Cálculo Mal Feito”? Minha interpretação é a de que o “Negócio” foi um Suce$$o, conduzido para produzir exatamente aqueles resultados, que são os que se conhecem atualmente em termos de Movimentações Bancárias entre vários Paraísos Fiscais no exterior" ***Estadinho

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  3. Tubalcaim

    E quando começar a baratear os carros elétricos? A Tesla promete isto para 2020. E o acordo de Paris sobre os combustíveis fósseis? Os governos do Brasil gastaram por conta dos direitos do pré-sal e agora?

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    1. Rodolfo

      O mundo continuará precisando de petróleo. E o uso de combustível ñ é o único, dê uma olhada na sua frente, no seu computador: identifique as partes de plástico. Dê uma olhada na parede: tinta q leva solvente. Há uma transição entre energéticos e respectivas infraestruturas q levam muitas décadas. E se você acha q o Brasil, ou qualquer outro país tão dependente de veículos e estradas, irá mudar do dia pra noite, sinto muito. O q dá pra fazer é acelerar esse processo, daí as políticas públicas.

  4. Peter J

    Não há com que se preocupar. O ex-presidente já vaticinou há anos que a solução para o Brasil está no biodiesel.

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    1. Peter J

      Rodolfo. Não tenho dados portanto acredito no que vc diz, embora informações vindas da Petrobrás são tradicionalmente, às vezes, "equivocadas". Há uma sobreoferta de petróleo no mundo. A tendência é de queda de consumo com a redução dos gases estufa. Acrescento que se a Petrobrás não fosse estatal jamais teria chegado a este nível de desgaste, pois teria quebrado. Abs.

    2. Rodolfo

      E para complementar, esse custo de produção é o mesmo ou até menor do q o custo médio no mar do Norte e no Golfo do México (que não estão no pré-sal, diga-se de passagem).

    3. Rodolfo

      PeterJay, o valor é da própria Petrobrás: nove dólares até a superfície e entre 3 e 5 de transporte até refinaria (arredondei pra 15). São valores revistos no ano passado ou retrasado, era bem mais alto ainda na época do planejamento, mas não contavam com a alta produtividade dos poços. Evidentemente q pode discordar da opinião, ñ tenho problema algum com isso. Mas no debate é importante trazer contrargumentos frente a esse de q pré-sal é inviável, caro, pouco rentável etc.

    4. Peter J

      Rodolfo. Democraticamente discordo. Cada um tem sua visão das coisas. Não sei de onde você tirou os quinze dólares. O Brasil teria feito muito melhor com livre concorrência sem monop ólio es tatal. Economia de mercado. Estado para as funções que lhe competem. Saúde. segurança, educação. Como g estor é sempre péssimo.

    5. Rodolfo

      PeterJ, para ficar eles por elas no pré-sal, o preço do barril tem que chegar a quinze dólares. Sem considerar o câmbio atual, o que reduziria esse valor. E lembre-se que o etanol demorou mais de quarenta anos para chegar onde está, com todos os percalços e avanços que sofreu. Seu argumento parece o mesmo daqueles q diziam na época (eram muitos) que era devaneio. Assim como na época da criação da Petrobrás. Acho que a história deu suas lições.

    6. Peter J

      Rodolfo. Com o preço atual do petróleo em baixa, não creio. O pré-sal é caro demais e o biodiesel, no estágio atual após tantos anos, continua sendo um devaneio.

    7. Rodolfo

      Oi, PeterJ. Uma coisa não exclui a outra. São complementares desde que se saiba fazer uso dessa complementariedade de políticas. O pré-sal fornecendo recursos para desenvolver recursos humanos, novas tecnologias energéticas, infraestrutura e cadeia produtiva. Usar o pré-sal como vetor de transição para o desenvolvimento do país.

  5. R Villas

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. Alex

    Resta saber quando o preço da gasolina vai baixar, no mercado nacional.

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    1. Presto

      gasolina não vai baixar pois se manteve preços artificiais comprando lá fora por maior preço e vendendo pela politica populista da estocadora de ventos mais barato para eleição.total : prejuízo de R$ 100 bilhões. além disso comparar com que subsidia é fácil. americanos não contam: manutenção frota, exército e empréstimos árabes oriente médio , senão vai a $150 bbl. europa ? R$ 8 litro. 1/3 barril se consegue tirar gasolina. por isso mesmo produzindo autossuficiente não se alcança desejado.

  7. Dewey

    É sempre uma tentação tentar explicar a queda no preço do petróleo pela conspiração entre o EUE e Arábia contra o mundo, mas a verdade é que se trata de economia básica envolvendo oferta e procura. Nos últimos seis anos a oferta aumentou muito com a maior produção dos EUA e Canada. Para piorar a produção do Iraque e Irã também está aumentando. Por outro lado a demanda caiu devido a produção de carros mais eficientes. O pior é que o impacto na economia mundial poderá ser devastador.

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    1. Rodolfo

      Dewey, acho que falta um pouco de conhecimento histórico sobre a indústria do petróleo: pré e pós Opep. Se você acredita em cartéis e políticas anti-dumping, não será tão difícil entender uma parte dessa história.

    2. Presto

      explicação está muito fácil : oferta e procura.existe algo por trás deste processo.o petróleo contribui com mais 65 % no mundo e vai continuar por longos anos apesar de tudo. veja o caso do carvão na china. logo,hoje se retira muito, mas se prospecta pouco para repor os níveis de reservatórios.preços subir porque retirar sem repor vai à hora da falta. por que isso agora ? questão da oferta ou geopolítica americana ?valor bbl aos usa com manut frota ,exército e empréstimos orien.med.? mais $150.

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