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Fosse só a coluna do Mota ao lado e o "tendencias" da A3 seria natural pois trata-se da pluralidade à qual a Folha se propõe. Mas eis, o Editorial tambem tratando de petroleo e Petrobras. Então conclui-se que nem esperaram 2016 começar para difundir a pauta do senador da privataria. Colocam-se a serviço dos EUA. Tecnicamente tão equivocados, que os proprios textos se contradizem. Ingenuidade a parte, a superpotencia não invadiu o Iraque e desestabilizou o Oriente Medio a toa. O Pre-sal é NOSSO.
"A “compra” da refinaria de Pasadena, por exemplo, vista em Retrospecto, quem poderia dizer, hoje, que se tratou apenas de um “Erro de Gestão”, ou seja, de um “Cálculo Mal Feito”? Minha interpretação é a de que o “Negócio” foi um Suce$$o, conduzido para produzir exatamente aqueles resultados, que são os que se conhecem atualmente em termos de Movimentações Bancárias entre vários ParaÃsos Fiscais no exterior" ***Estadinho
E quando começar a baratear os carros elétricos? A Tesla promete isto para 2020. E o acordo de Paris sobre os combustÃveis fósseis? Os governos do Brasil gastaram por conta dos direitos do pré-sal e agora?
O mundo continuará precisando de petróleo. E o uso de combustÃvel ñ é o único, dê uma olhada na sua frente, no seu computador: identifique as partes de plástico. Dê uma olhada na parede: tinta q leva solvente. Há uma transição entre energéticos e respectivas infraestruturas q levam muitas décadas. E se você acha q o Brasil, ou qualquer outro paÃs tão dependente de veÃculos e estradas, irá mudar do dia pra noite, sinto muito. O q dá pra fazer é acelerar esse processo, daà as polÃticas públicas.
Não há com que se preocupar. O ex-presidente já vaticinou há anos que a solução para o Brasil está no biodiesel.
Rodolfo. Não tenho dados portanto acredito no que vc diz, embora informações vindas da Petrobrás são tradicionalmente, à s vezes, "equivocadas". Há uma sobreoferta de petróleo no mundo. A tendência é de queda de consumo com a redução dos gases estufa. Acrescento que se a Petrobrás não fosse estatal jamais teria chegado a este nÃvel de desgaste, pois teria quebrado. Abs.
E para complementar, esse custo de produção é o mesmo ou até menor do q o custo médio no mar do Norte e no Golfo do México (que não estão no pré-sal, diga-se de passagem).
PeterJay, o valor é da própria Petrobrás: nove dólares até a superfÃcie e entre 3 e 5 de transporte até refinaria (arredondei pra 15). São valores revistos no ano passado ou retrasado, era bem mais alto ainda na época do planejamento, mas não contavam com a alta produtividade dos poços. Evidentemente q pode discordar da opinião, ñ tenho problema algum com isso. Mas no debate é importante trazer contrargumentos frente a esse de q pré-sal é inviável, caro, pouco rentável etc.
Rodolfo. Democraticamente discordo. Cada um tem sua visão das coisas. Não sei de onde você tirou os quinze dólares. O Brasil teria feito muito melhor com livre concorrência sem monop ólio es tatal. Economia de mercado. Estado para as funções que lhe competem. Saúde. segurança, educação. Como g estor é sempre péssimo.
PeterJ, para ficar eles por elas no pré-sal, o preço do barril tem que chegar a quinze dólares. Sem considerar o câmbio atual, o que reduziria esse valor. E lembre-se que o etanol demorou mais de quarenta anos para chegar onde está, com todos os percalços e avanços que sofreu. Seu argumento parece o mesmo daqueles q diziam na época (eram muitos) que era devaneio. Assim como na época da criação da Petrobrás. Acho que a história deu suas lições.
Rodolfo. Com o preço atual do petróleo em baixa, não creio. O pré-sal é caro demais e o biodiesel, no estágio atual após tantos anos, continua sendo um devaneio.
Oi, PeterJ. Uma coisa não exclui a outra. São complementares desde que se saiba fazer uso dessa complementariedade de polÃticas. O pré-sal fornecendo recursos para desenvolver recursos humanos, novas tecnologias energéticas, infraestrutura e cadeia produtiva. Usar o pré-sal como vetor de transição para o desenvolvimento do paÃs.
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Resta saber quando o preço da gasolina vai baixar, no mercado nacional.
gasolina não vai baixar pois se manteve preços artificiais comprando lá fora por maior preço e vendendo pela politica populista da estocadora de ventos mais barato para eleição.total : prejuÃzo de R$ 100 bilhões. além disso comparar com que subsidia é fácil. americanos não contam: manutenção frota, exército e empréstimos árabes oriente médio , senão vai a $150 bbl. europa ? R$ 8 litro. 1/3 barril se consegue tirar gasolina. por isso mesmo produzindo autossuficiente não se alcança desejado.
É sempre uma tentação tentar explicar a queda no preço do petróleo pela conspiração entre o EUE e Arábia contra o mundo, mas a verdade é que se trata de economia básica envolvendo oferta e procura. Nos últimos seis anos a oferta aumentou muito com a maior produção dos EUA e Canada. Para piorar a produção do Iraque e Irã também está aumentando. Por outro lado a demanda caiu devido a produção de carros mais eficientes. O pior é que o impacto na economia mundial poderá ser devastador.
Dewey, acho que falta um pouco de conhecimento histórico sobre a indústria do petróleo: pré e pós Opep. Se você acredita em cartéis e polÃticas anti-dumping, não será tão difÃcil entender uma parte dessa história.
explicação está muito fácil : oferta e procura.existe algo por trás deste processo.o petróleo contribui com mais 65 % no mundo e vai continuar por longos anos apesar de tudo. veja o caso do carvão na china. logo,hoje se retira muito, mas se prospecta pouco para repor os nÃveis de reservatórios.preços subir porque retirar sem repor vai à hora da falta. por que isso agora ? questão da oferta ou geopolÃtica americana ?valor bbl aos usa com manut frota ,exército e empréstimos orien.med.? mais $150.
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