Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guiguesp

    João, teu instinto te salva. Estás certo. O "Câmbio Climático" virou nosso Apocalipse contemporâneo. Tão profunda se tornou a crença, que até nos roubaram as palavras. Porque o clima sempre está cambiando. Aliás, vivemos uma das épocas mais frias de todos os tempos: nossa média não alcança os 15 C, e já foi mais de 24 em épocas em que este bípede mal conseguia sobreviver escondido em cavernas. Por sinal, tampouco acredito em psicanálise, essa religião do século XX.

    Responda
  2. ricborg

    Concordo que o clima já tenha se alterado antes e que a vida se adapta de alguma forma. O ser humano também o fará. Mas ao custo do sofrimento de quantos milhões (bilhões) de humanos para o favorecimento econômico da meia duzia que lucra com a situação como está posta hoje? Não se muda rapidamente para que não haja prejuízo para aos donos do mundo; mudança só haverá quando o custo benefício ficar alto demais para eles, o restante que se exploda! Nesse aspecto o conservadorismo é duro de engolir.

    Responda
  3. joão

    Gostei muito, também passo por isso! O politicamente correto é a coisa mais burra que vi!

    Responda
  4. doc lucasm

    O aquecimento global já possui consistência científica e é um fenômeno unânime entre os mais respeitados cientistas do mundo. Recomendo a série Cosmos, apresentada por Neil deGrass Tyson. Tem no Netflix.

    Responda
  5. Bolla

    intocável, porque "irretocável", é a teoria do big bang, a explosão primordial q teria criado o universo. Não se cogita do "antes" daquele evento, pq fatalmente a gente cai na regressão infinita, ou seja, um "antes-que-não-acaba-mais". No ano passado, uma nave alcançou Plutão, depois de 9 anos voando, e as observações obtidas puseram por terra muitas suposições tidas como "certas" sobre aquele planeta. E Plutão é logo "ali"! O q dizer então da pretensão de teorizar sobre bilhões de anos-luz?!

    Responda
  6. Prof Rena

    Magnífico! Mas poucos "especialistas" mundiais da área concordariam com suas opinões. Por que será?

    Responda
  7. Nelson

    A Terra vive desde sempre sob variações climáticas, em grandes ciclos compostos por ciclos menores, os mais violentos e os mais brandos. Grandes saltos evolucionários ocorreram durante os violentos. Falta-nos, além da aquisição de capacidades cinestésicas e de poderes telepáticos, ouvirmos uma opinião diferente atentando ao raciocínio e não aos dogmas da moda, dentre outros saltos dignos da ficção científica. Parece que até lá a psicanálise e variações de 1ºC serão tabus. Excelente reflexão.

    Responda
  8. MarceloCoelho

    Nesse caso não concordo com o colunista. A teoria (do efeito estufa) tem consistência científica. Estamos jogando na atmosfera, em pouco tempo, bilhões e bilhões de toneladas de carbono que levaram milhões de anos para se acumular, e isso pode ter consequências trágicas, principalmente em um mundo habitado por mais de 7 bilhões de habitantes, o que, no meu entender, já é um despropósito. Mas também posso estar errado, porque não sou profeta. As gerações futuras saberão.

    Responda
    1. MarceloCoelho

      habitado por mais de 7 bilhões de seres humanos, para ficar mais elegante, desculpem.