Comida > Queijos artesanais brasileiros ganham força em cardápios de restaurantes Voltar

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  1. rãs

    dewey, a qualidade depende da quantidade correta de coalho, de um teor adequado de gordura no leite, do tempo certo de coagulação, de boas condições de cura. o preço, claro, também depende de uma boa estratégia de mercado. eu já fiz queijo, você já viu um queijo?

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    1. Dewey

      Fui um dos primeiros brasileiros a conquistar um diploma superior em laticínios pela U. da Califórnia. Lecionei no Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora e trabalhei pelo Laticínios Noremose e Danone. A Noremose foi o primeiro fabricante de queijos finos no Brasil, pois assim são chamados aqui os queijos como o Camembert, Gorgonzola, Brie, St. Paulin, etc. Desculpe se fui grosseiro, mas não justifica cobrar tão caro por queijos que custam mais barato para produzir.

  2. rãs

    como assim vergonhoso conseguir agregar valor a um produto agropecuário? vivemos num país agropastoril, único setor onde somos realmente competitivos no mercado internacional (vá lá, tem a embraer...) é este, e uns bobocas acham que o produtor que se destaca pela qualidade tem que ficar atolado na mesma vala? principalmente para um liberal, é um pensamento tacanho.

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    1. Dewey

      Não fale sobre o que não conhece; qual o valor agregado se o leite usado é o mesmo dos outros queijos, o coalho é o mesmo e o sal é mesmo? Fabricar queijo é como tocar violão. O produto final depende de como se aperta as cordas, mas tocar samba não significa que é mais valioso do que tocar música sertaneja. Você defende espertalhões que tiram vantagem de endinheirados com carteira recheada e cérebro pequeno. Não faz bem ao Brasil que a indústria de laticínio sirva apenas a 1% da população.

  3. Dewey

    Cobrar R$70,00/kg de queijo que custa não mais do R$25,00/kg para ser produzido no Brasil é um disparate! Antes os chamados queijos finos eram caros porque tinham que ser importados mas a produção local é apenas um pouco mais cara do que os queijos Minas e Prato que são vendidos em média por R$25,00/kg. Essa estratégia de Marketing é equivocada, pois vai resultar que o nosso consumo de queijos continuará um dos menores entre os países mais importantes.

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