Opinião > Colapso industrial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. AgnaldoTrombim

    Parecia o Alexandre ou o Reinaldo. Mas sendo o editorial, não dá para deixar passar. Os donos do jornal querem personificá-lo sendo que a Folha se tornou maior que eles. Ainda, se estes fossem cosmopolitas! Como o texto em si afirma, o governo petista tentou de tudo. Reclamar de um governo porque ele se esforça, revoluciona e se compromete com a causa dos empresarios, até os governos de outros países ficaram perplexos. Quisera eles poderem fazê-lo pelos seus. Faltou o mea culpa dos empresarios.

    Responda
  2. Recomeço

    O Cunha vai ser retirado da câmara (e tomara que seja preso) e não vai mudar absolutamente nada, pois essa de que ele é o causador da crise é mais uma mentirah phetista ou então é uma piada de mau gosto. Governo desacreditado e desmoralizado, chance 0 de reformar e reorganizar o País.

    Responda
  3. Analista MG

    Como resultado da política do governo? Ou como resultado da crise política, conforme vários luminares do sistema financeiro disseram neste mesmo veículo? Vamos combinar, a crise política provocada sobretudo pelo presidente da Câmara é responsável por 80% da "paradeza" do Brasil, se é que ele está tão parado assim. A análise precisa rever o foco.

    Responda
    1. Analista MG

      A queda mais forte, forte para valer, é recente, é de 2015. O PIB despencou.

    2. Levinas Bateson

      nesses 5 anos?

  4. Recomeço

    Essa tragédia decorre do fato de que os phetistas não planejaram o País e o pior de tudo é que seguirão sem planejar enquanto estiverem no poder, por um motivo simples: eles não sabem fazer isso, a praia deles é outra, mais individualista, entende?

    Responda
  5. LuisInacioparaCuritiba

    Petropetralhaasss somente sabem aumentar impostos, quebrar empresas, se chafudar na lama e encher os proprios bolsos !

    Responda
  6. Rìbào

    Inferno programou desgov.br e deu aulas. Hj alunos criam crises p/ mestres [ diabo soldado aporrinhado na caserna ] "Pior serviço é no desgov.br os caras lá são + diabos q nós ! ...Afanaram até nossos garfos !" # Manzorra o probl técnico

    Responda
  7. Levinas Bateson

    O governo do PeT é muito incompetente e omisso. Só se mexe pelo caminho mais fácil, onerar, desonerar, dar dinheiro e aumentar o rombo....Não melhora os portos, não desburocratiza, não faz reforma tributária, não melhora a infraestrutura.... é uma lástima... desperdiçamos treze anos com essa enganação.

    Responda
  8. Levinas Bateson

    E ainda vem a CPMF, pra ferrar de vez. Imposto em cascata para bens com maior valor agregado e várias etapas de produção.... vamos criar mais e mais empregos qualificados.... na Coreia, na China..... Governo Pet é um desastre.

    Responda
  9. Levinas Bateson

    Esse governo só trabalha pelo caminho mais simp lório, por isso tudo dá errado! É dar dinheiro aqui, aliviar imposto ali, taxar acolá.... só isso. O PeT está regredindo o Brasil para a agroindústria, somente. A indústria manufatureira, com produtos de maior valor agregado, pagam melhores salários e exigem mão de obra qualificada e diversificada. Isso significa escolarização, o que este governo não oferece. O PeT condena o Brasil a ser agrário, atrasado e com enorme diferença social!

    Responda
  10. Dewey

    Nosso parque industrial envelheceu e a maior parte é obsoleto. Nossas máquinas são em média quatro ou cinco vezes mais antigas do que o que se usa atualmente na Europa e EUA de acordo com a Abimaq. Não só perdemos em qualidade como em produtividade. Somos um dos poucos países que ainda tributa bens de capital, como maquinário. Somado aos impostos de importação fica quase impossível para o pequeno e médio empresário comprar equipamento importado de última geração.

    Responda
    1. Recomeço

      O setor público nacional é lesa-pátria pois só produz duas coisas, custo e bagunça (além da parte que afeta o setor produtivo, vide educação, segurança, tecnologia, saúde, ...)

    2. Evans

      Governos, por definição e prática, são sempre estúpidos, inoperantes e ineptos. Muito fazem quando não atrapalham. Nada de novo. E as associações de indústria, servem para que?A C N I, foi sempre um feudo nor destino, onde se sabe é baixa a densidade de indústrias. A F I E S P em São Paulo, é uma espécie de Academia Brasileira de Letras, onde faltam o fardão e o chá das 5, e sobram as ambições políticas. Ou as associações estruturam um grupo sério de política industrial e impõem pauta, ou o Caos

    3. Levinas Bateson

      Eu tenho conhecidos que possuíam pequenas indústria que dependiam de importações. Desistiram e mudaram de ramo. Não por causa do dólar, mas por causa do excesso de impostos, de burocracia, da lentidão dos portos, da bagunça geral.... O cara importa uma peça, ela fica parada no porto esperando a liberação pela alfândega. Enquanto isso, tem que pagar caro pela armazenagem por semanas...quando tem greve no porto, pior ainda .... Não dá, é muita despesa e muito tempo desperdiçado.

  11. Spina

    Análise tendenciosa, nem parece que é um brasileiro falando.

    Responda
  12. Peter J

    Esta bobagem de conteúdo nacional começou com JK. Como o conteúdo nacional em valor era baixíssimo, para enganar resolveu-se calcular o conteúdo nacional em kg. A mais clara demonstração do fracasso "protecionista" foi a reserva de mercado da informática q atrasou o país em uma década. No mundo globalizado o comércio é uma via de duas mãos. Tem que se almejar a competitividade. Fechando fronteiras privilegia-se a incompetência e o obsoletismo. Atualmente, o Brasil está sendo desindustrializado.

    Responda
  13. Dewey

    Segundo a Abimaq, a idade média das máquinas na indústria de transformação brasileira é de 17 anos, muito acima da Alemanha, com 4 anos, e dos Estados Unidos, com 7, o que afeta a produtividade e a qualidade. A importação seria uma solução se não fossem as altas taxas de importação feitas para proteger os produtores internos, mas que acabam impedindo o acesso a tecnologias de última geração. O Brasil é um dos poucos países no mundo que t-ributa bens de capital como máquinas e outros.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.